Análise de evacuação de navios de carga em situação de incêndio a partir de simulação computacional baseada em fatores humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andrea Rozendo Moreira dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12590
Resumo: Ao longo da história, acidentes em alto mar envolvendo elevados percentuais de vítimas fatais demonstraram que uma evacuação eficaz é a última linha de defesa para evitar resultados catastróficos. O crescimento do número de navios de passageiros com capacidade para milhares de pessoas conduziu as questões relacionadas à evacuação para o centro das atenções do setor naval. Há quase duas décadas que a garantia de tempo suficiente para que pessoas embarcadas em navios de cruzeiros possam ser evacuadas com segurança é exigida por norma. Entretanto, essa certificação não é requerida para navios de transporte de cargas da marinha mercante, ainda que o desenvolvimento da indústria petrolífera e a globalização tenham produzido significativo aumento do número de mortes em acidentes envolvendo este tipo de embarcação. Pretende-se demonstrar através desta pesquisa que modelos computacionais já existentes e amplamente utilizados em navios de passageiros, podem ser adaptados para aplicação em navios de carga, auxiliando a avaliação de riscos e o complexo processo decisório inerente à evacuação em situações de emergência. Ao longo deste documento, ficará evidenciado que o desenvolvimento de normas específicas para navios de carga, com orientações em relação às análises de evacuação ainda na fase de projeto pode ser suportado por softwares de última geração disponíveis no mercado, preconizando-se a prevenção ante a mitigação.
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Entretanto, essa certificação não é requerida para navios de transporte de cargas da marinha mercante, ainda que o desenvolvimento da indústria petrolífera e a globalização tenham produzido significativo aumento do número de mortes em acidentes envolvendo este tipo de embarcação. Pretende-se demonstrar através desta pesquisa que modelos computacionais já existentes e amplamente utilizados em navios de passageiros, podem ser adaptados para aplicação em navios de carga, auxiliando a avaliação de riscos e o complexo processo decisório inerente à evacuação em situações de emergência. Ao longo deste documento, ficará evidenciado que o desenvolvimento de normas específicas para navios de carga, com orientações em relação às análises de evacuação ainda na fase de projeto pode ser suportado por softwares de última geração disponíveis no mercado, preconizando-se a prevenção ante a mitigação.Throughout history, offshore accidents involving high percentages of fatalities have shown that an effective evacuation is the last line of defense to avoid catastrophic results. The growth in the number of passenger ships with capacity for thousands of people has driven evacuation issues to the center of attention of the naval sector. For almost two decades, the guarantee of sufficient time for people on board cruise ships to be safely evacuated has been foreseen in regulations. However, such certification is not required for merchant shipping cargo ships, although the development of the oil industry and globalization have produced a significant increase in the number of casualties in accidents involving this type of vessel. It is intended to demonstrate through this research that existing and widely used computational models in passenger ships can be adapted for application in cargo ships, helping to assess risks and the complex decision-making process inherent in evacuation in emergency situations. Throughout this document, it will be evidenced that the development of specific standards for cargo ships, with guidelines regarding evacuation analyzes still in the design phase, can be supported by the latest generation of commercially available software, recommending prevention rather than mitigation.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-06-22T13:30:20Z No. of bitstreams: 1 AndreaRozendoMoreiraDosSantos-min.pdf: 2772402 bytes, checksum: 09b363bef0ed61da433d49785372cc01 (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-22T13:30:20Z (GMT). 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