Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19283 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de escritas pessoais, práticas artísticas e reflexões teóricas produzidas durante o percurso de formação em licenciatura em dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Propõe pensar criticamente processos de ensino-aprendizagem em dança a partir da experiência de um corpo-bixa que ingressa na universidade pública pela política de cotas. Os verbos reparar, compreender e cultivar são motores de reflexão e abrem a discussão sobre o aprendizado em dança articulando com o estudo do fator peso, com as variações das intensidades tônicas e com a questão da rapidez e mobilidade compulsórias. Relata que as abordagens somáticas foram metodologias significativas que ofereceram tempo e profundidade para compreender desafios técnicos e poéticos. Concomitantemente, a coletividade e expressividade da dança voguing, praticada nos corredores da universidade, nas ruas e nos bailes, foi a experiência de pertencimento e empoderamento que sustentou minha permanência no curso e que facilitou compreender o modo como copiar, imitar e “pegar” passos é parte inerente do aprendizado em dança e demanda uma compreensão global do corpo, bem como criticidade e autonomia. Além da experiência vivida, intervenções teóricas como as de Ciane Fernandes, Lenira Rengel, Thereza Rocha, André Lepecki e Hubert Godard compõem a construção dessa escrita. |
id |
UFRJ_67b955af59c6ef81ac3abe37e966d491 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19283 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dançaDança na educaçãoProfessores de dançaMinorias sexuais e de gêneroCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCAEste trabalho é resultado de escritas pessoais, práticas artísticas e reflexões teóricas produzidas durante o percurso de formação em licenciatura em dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Propõe pensar criticamente processos de ensino-aprendizagem em dança a partir da experiência de um corpo-bixa que ingressa na universidade pública pela política de cotas. Os verbos reparar, compreender e cultivar são motores de reflexão e abrem a discussão sobre o aprendizado em dança articulando com o estudo do fator peso, com as variações das intensidades tônicas e com a questão da rapidez e mobilidade compulsórias. Relata que as abordagens somáticas foram metodologias significativas que ofereceram tempo e profundidade para compreender desafios técnicos e poéticos. Concomitantemente, a coletividade e expressividade da dança voguing, praticada nos corredores da universidade, nas ruas e nos bailes, foi a experiência de pertencimento e empoderamento que sustentou minha permanência no curso e que facilitou compreender o modo como copiar, imitar e “pegar” passos é parte inerente do aprendizado em dança e demanda uma compreensão global do corpo, bem como criticidade e autonomia. Além da experiência vivida, intervenções teóricas como as de Ciane Fernandes, Lenira Rengel, Thereza Rocha, André Lepecki e Hubert Godard compõem a construção dessa escrita.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Educação Física e DesportosUFRJLarangeira, Lidia Costa96273046034http://lattes.cnpq.br/7258781497542764Andrade, Sérgio PereiraLopes, Rogério de Jesus Gonçalves2022-12-01T19:01:48Z2023-12-21T03:09:38Z2021-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/19283porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-06-14T03:35:17Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19283Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-06-14T03:35:17Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança |
title |
Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança |
spellingShingle |
Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança Lopes, Rogério de Jesus Gonçalves Dança na educação Professores de dança Minorias sexuais e de gênero CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
title_short |
Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança |
title_full |
Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança |
title_fullStr |
Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança |
title_full_unstemmed |
Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança |
title_sort |
Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança |
author |
Lopes, Rogério de Jesus Gonçalves |
author_facet |
Lopes, Rogério de Jesus Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Larangeira, Lidia Costa 96273046034 http://lattes.cnpq.br/7258781497542764 Andrade, Sérgio Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Rogério de Jesus Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança na educação Professores de dança Minorias sexuais e de gênero CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
topic |
Dança na educação Professores de dança Minorias sexuais e de gênero CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
description |
Este trabalho é resultado de escritas pessoais, práticas artísticas e reflexões teóricas produzidas durante o percurso de formação em licenciatura em dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Propõe pensar criticamente processos de ensino-aprendizagem em dança a partir da experiência de um corpo-bixa que ingressa na universidade pública pela política de cotas. Os verbos reparar, compreender e cultivar são motores de reflexão e abrem a discussão sobre o aprendizado em dança articulando com o estudo do fator peso, com as variações das intensidades tônicas e com a questão da rapidez e mobilidade compulsórias. Relata que as abordagens somáticas foram metodologias significativas que ofereceram tempo e profundidade para compreender desafios técnicos e poéticos. Concomitantemente, a coletividade e expressividade da dança voguing, praticada nos corredores da universidade, nas ruas e nos bailes, foi a experiência de pertencimento e empoderamento que sustentou minha permanência no curso e que facilitou compreender o modo como copiar, imitar e “pegar” passos é parte inerente do aprendizado em dança e demanda uma compreensão global do corpo, bem como criticidade e autonomia. Além da experiência vivida, intervenções teóricas como as de Ciane Fernandes, Lenira Rengel, Thereza Rocha, André Lepecki e Hubert Godard compõem a construção dessa escrita. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-22 2022-12-01T19:01:48Z 2023-12-21T03:09:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/19283 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Educação Física e Desportos UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Educação Física e Desportos UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456039351353344 |