Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rogério de Jesus Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19283
Resumo: Este trabalho é resultado de escritas pessoais, práticas artísticas e reflexões teóricas produzidas durante o percurso de formação em licenciatura em dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Propõe pensar criticamente processos de ensino-aprendizagem em dança a partir da experiência de um corpo-bixa que ingressa na universidade pública pela política de cotas. Os verbos reparar, compreender e cultivar são motores de reflexão e abrem a discussão sobre o aprendizado em dança articulando com o estudo do fator peso, com as variações das intensidades tônicas e com a questão da rapidez e mobilidade compulsórias. Relata que as abordagens somáticas foram metodologias significativas que ofereceram tempo e profundidade para compreender desafios técnicos e poéticos. Concomitantemente, a coletividade e expressividade da dança voguing, praticada nos corredores da universidade, nas ruas e nos bailes, foi a experiência de pertencimento e empoderamento que sustentou minha permanência no curso e que facilitou compreender o modo como copiar, imitar e “pegar” passos é parte inerente do aprendizado em dança e demanda uma compreensão global do corpo, bem como criticidade e autonomia. Além da experiência vivida, intervenções teóricas como as de Ciane Fernandes, Lenira Rengel, Thereza Rocha, André Lepecki e Hubert Godard compõem a construção dessa escrita.
id UFRJ_67b955af59c6ef81ac3abe37e966d491
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19283
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dançaDança na educaçãoProfessores de dançaMinorias sexuais e de gêneroCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCAEste trabalho é resultado de escritas pessoais, práticas artísticas e reflexões teóricas produzidas durante o percurso de formação em licenciatura em dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Propõe pensar criticamente processos de ensino-aprendizagem em dança a partir da experiência de um corpo-bixa que ingressa na universidade pública pela política de cotas. Os verbos reparar, compreender e cultivar são motores de reflexão e abrem a discussão sobre o aprendizado em dança articulando com o estudo do fator peso, com as variações das intensidades tônicas e com a questão da rapidez e mobilidade compulsórias. Relata que as abordagens somáticas foram metodologias significativas que ofereceram tempo e profundidade para compreender desafios técnicos e poéticos. Concomitantemente, a coletividade e expressividade da dança voguing, praticada nos corredores da universidade, nas ruas e nos bailes, foi a experiência de pertencimento e empoderamento que sustentou minha permanência no curso e que facilitou compreender o modo como copiar, imitar e “pegar” passos é parte inerente do aprendizado em dança e demanda uma compreensão global do corpo, bem como criticidade e autonomia. Além da experiência vivida, intervenções teóricas como as de Ciane Fernandes, Lenira Rengel, Thereza Rocha, André Lepecki e Hubert Godard compõem a construção dessa escrita.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Educação Física e DesportosUFRJLarangeira, Lidia Costa96273046034http://lattes.cnpq.br/7258781497542764Andrade, Sérgio PereiraLopes, Rogério de Jesus Gonçalves2022-12-01T19:01:48Z2023-12-21T03:09:38Z2021-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/19283porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-06-14T03:35:17Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19283Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-06-14T03:35:17Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança
title Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança
spellingShingle Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança
Lopes, Rogério de Jesus Gonçalves
Dança na educação
Professores de dança
Minorias sexuais e de gênero
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
title_short Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança
title_full Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança
title_fullStr Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança
title_full_unstemmed Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança
title_sort Coreografia-bixa: desafios técnicos e poéticos na licenciatura em dança
author Lopes, Rogério de Jesus Gonçalves
author_facet Lopes, Rogério de Jesus Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Larangeira, Lidia Costa
96273046034
http://lattes.cnpq.br/7258781497542764
Andrade, Sérgio Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rogério de Jesus Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Dança na educação
Professores de dança
Minorias sexuais e de gênero
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
topic Dança na educação
Professores de dança
Minorias sexuais e de gênero
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description Este trabalho é resultado de escritas pessoais, práticas artísticas e reflexões teóricas produzidas durante o percurso de formação em licenciatura em dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Propõe pensar criticamente processos de ensino-aprendizagem em dança a partir da experiência de um corpo-bixa que ingressa na universidade pública pela política de cotas. Os verbos reparar, compreender e cultivar são motores de reflexão e abrem a discussão sobre o aprendizado em dança articulando com o estudo do fator peso, com as variações das intensidades tônicas e com a questão da rapidez e mobilidade compulsórias. Relata que as abordagens somáticas foram metodologias significativas que ofereceram tempo e profundidade para compreender desafios técnicos e poéticos. Concomitantemente, a coletividade e expressividade da dança voguing, praticada nos corredores da universidade, nas ruas e nos bailes, foi a experiência de pertencimento e empoderamento que sustentou minha permanência no curso e que facilitou compreender o modo como copiar, imitar e “pegar” passos é parte inerente do aprendizado em dança e demanda uma compreensão global do corpo, bem como criticidade e autonomia. Além da experiência vivida, intervenções teóricas como as de Ciane Fernandes, Lenira Rengel, Thereza Rocha, André Lepecki e Hubert Godard compõem a construção dessa escrita.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-22
2022-12-01T19:01:48Z
2023-12-21T03:09:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/19283
url http://hdl.handle.net/11422/19283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Educação Física e Desportos
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Educação Física e Desportos
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456039351353344