Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucas Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14749
Resumo: Este trabalho procura pesquisar por exemplos positivos e negativos da criação, observar personagens dentro de contextos narrativos e sua contri- buição dentro desses, utilizando como estudo a obra Ghost in the Shell. Além de oferecer possibilidades que permitam analisar a criação de personagem com determinada complexidade e estrutura para que sua aplicação seja me- nos superficial e não contraditória. O objetivo inicial deste projeto parte do redesign da protagonista da história escolhida, Major Kusanagi Motoko, como um estudo de caso para que se possa conhecer os meandros da construção e do design por trás da criação. Por fim, o trabalho propõe a criação rápida de uma personagem original com base no que foi produzido durante todo o escopo do projeto. Podendo esta pesquisa ser de interesse de criadores de conteúdo, imagético ou não, porém dedicado à criação e construção de his- tórias em quadrinhos.
id UFRJ_67c4d8c301c0c4feb86b8ecba079485e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14749
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Santos, Lucas FerreiraRibeiro, Marcelo2021-08-09T12:04:05Z2023-11-30T03:04:22Z2021SANTOS, Lucas Ferreira. Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell. 2021. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/14749Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2021-08-09T12:04:05Z No. of bitstreams: 1 LFSantos.pdf: 4079039 bytes, checksum: beb77c8650f791ffdcbb2c7bc215acef (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-09T12:04:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LFSantos.pdf: 4079039 bytes, checksum: beb77c8650f791ffdcbb2c7bc215acef (MD5) Previous issue date: 2021Este trabalho procura pesquisar por exemplos positivos e negativos da criação, observar personagens dentro de contextos narrativos e sua contri- buição dentro desses, utilizando como estudo a obra Ghost in the Shell. Além de oferecer possibilidades que permitam analisar a criação de personagem com determinada complexidade e estrutura para que sua aplicação seja me- nos superficial e não contraditória. O objetivo inicial deste projeto parte do redesign da protagonista da história escolhida, Major Kusanagi Motoko, como um estudo de caso para que se possa conhecer os meandros da construção e do design por trás da criação. Por fim, o trabalho propõe a criação rápida de uma personagem original com base no que foi produzido durante todo o escopo do projeto. Podendo esta pesquisa ser de interesse de criadores de conteúdo, imagético ou não, porém dedicado à criação e construção de his- tórias em quadrinhos.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALDesign de personagemCharacter designCyberpunkNarrativaHistórias em quadrinhosSemióticaDesign de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shellinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14749/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALLFSantos.pdfLFSantos.pdfapplication/pdf4079039http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14749/1/LFSantos.pdfbeb77c8650f791ffdcbb2c7bc215acefMD5111422/147492023-11-30 00:04:22.714oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell
title Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell
spellingShingle Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell
Santos, Lucas Ferreira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Design de personagem
Character design
Cyberpunk
Narrativa
Histórias em quadrinhos
Semiótica
title_short Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell
title_full Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell
title_fullStr Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell
title_full_unstemmed Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell
title_sort Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell
author Santos, Lucas Ferreira
author_facet Santos, Lucas Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lucas Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Marcelo
contributor_str_mv Ribeiro, Marcelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Design de personagem
Character design
Cyberpunk
Narrativa
Histórias em quadrinhos
Semiótica
dc.subject.por.fl_str_mv Design de personagem
Character design
Cyberpunk
Narrativa
Histórias em quadrinhos
Semiótica
description Este trabalho procura pesquisar por exemplos positivos e negativos da criação, observar personagens dentro de contextos narrativos e sua contri- buição dentro desses, utilizando como estudo a obra Ghost in the Shell. Além de oferecer possibilidades que permitam analisar a criação de personagem com determinada complexidade e estrutura para que sua aplicação seja me- nos superficial e não contraditória. O objetivo inicial deste projeto parte do redesign da protagonista da história escolhida, Major Kusanagi Motoko, como um estudo de caso para que se possa conhecer os meandros da construção e do design por trás da criação. Por fim, o trabalho propõe a criação rápida de uma personagem original com base no que foi produzido durante todo o escopo do projeto. Podendo esta pesquisa ser de interesse de criadores de conteúdo, imagético ou não, porém dedicado à criação e construção de his- tórias em quadrinhos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-09T12:04:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Lucas Ferreira. Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell. 2021. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/14749
identifier_str_mv SANTOS, Lucas Ferreira. Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell. 2021. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/14749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14749/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14749/1/LFSantos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
beb77c8650f791ffdcbb2c7bc215acef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097211679768576