Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14749 |
Resumo: | Este trabalho procura pesquisar por exemplos positivos e negativos da criação, observar personagens dentro de contextos narrativos e sua contri- buição dentro desses, utilizando como estudo a obra Ghost in the Shell. Além de oferecer possibilidades que permitam analisar a criação de personagem com determinada complexidade e estrutura para que sua aplicação seja me- nos superficial e não contraditória. O objetivo inicial deste projeto parte do redesign da protagonista da história escolhida, Major Kusanagi Motoko, como um estudo de caso para que se possa conhecer os meandros da construção e do design por trás da criação. Por fim, o trabalho propõe a criação rápida de uma personagem original com base no que foi produzido durante todo o escopo do projeto. Podendo esta pesquisa ser de interesse de criadores de conteúdo, imagético ou não, porém dedicado à criação e construção de his- tórias em quadrinhos. |
id |
UFRJ_67c4d8c301c0c4feb86b8ecba079485e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/14749 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Lucas FerreiraRibeiro, Marcelo2021-08-09T12:04:05Z2023-11-30T03:04:22Z2021SANTOS, Lucas Ferreira. Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell. 2021. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/14749Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2021-08-09T12:04:05Z No. of bitstreams: 1 LFSantos.pdf: 4079039 bytes, checksum: beb77c8650f791ffdcbb2c7bc215acef (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-09T12:04:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LFSantos.pdf: 4079039 bytes, checksum: beb77c8650f791ffdcbb2c7bc215acef (MD5) Previous issue date: 2021Este trabalho procura pesquisar por exemplos positivos e negativos da criação, observar personagens dentro de contextos narrativos e sua contri- buição dentro desses, utilizando como estudo a obra Ghost in the Shell. Além de oferecer possibilidades que permitam analisar a criação de personagem com determinada complexidade e estrutura para que sua aplicação seja me- nos superficial e não contraditória. O objetivo inicial deste projeto parte do redesign da protagonista da história escolhida, Major Kusanagi Motoko, como um estudo de caso para que se possa conhecer os meandros da construção e do design por trás da criação. Por fim, o trabalho propõe a criação rápida de uma personagem original com base no que foi produzido durante todo o escopo do projeto. Podendo esta pesquisa ser de interesse de criadores de conteúdo, imagético ou não, porém dedicado à criação e construção de his- tórias em quadrinhos.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALDesign de personagemCharacter designCyberpunkNarrativaHistórias em quadrinhosSemióticaDesign de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shellinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14749/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALLFSantos.pdfLFSantos.pdfapplication/pdf4079039http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14749/1/LFSantos.pdfbeb77c8650f791ffdcbb2c7bc215acefMD5111422/147492023-11-30 00:04:22.714oai:pantheon.ufrj.br:11422/14749TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell |
title |
Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell |
spellingShingle |
Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell Santos, Lucas Ferreira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL Design de personagem Character design Cyberpunk Narrativa Histórias em quadrinhos Semiótica |
title_short |
Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell |
title_full |
Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell |
title_fullStr |
Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell |
title_full_unstemmed |
Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell |
title_sort |
Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell |
author |
Santos, Lucas Ferreira |
author_facet |
Santos, Lucas Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lucas Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Marcelo |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Marcelo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL Design de personagem Character design Cyberpunk Narrativa Histórias em quadrinhos Semiótica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de personagem Character design Cyberpunk Narrativa Histórias em quadrinhos Semiótica |
description |
Este trabalho procura pesquisar por exemplos positivos e negativos da criação, observar personagens dentro de contextos narrativos e sua contri- buição dentro desses, utilizando como estudo a obra Ghost in the Shell. Além de oferecer possibilidades que permitam analisar a criação de personagem com determinada complexidade e estrutura para que sua aplicação seja me- nos superficial e não contraditória. O objetivo inicial deste projeto parte do redesign da protagonista da história escolhida, Major Kusanagi Motoko, como um estudo de caso para que se possa conhecer os meandros da construção e do design por trás da criação. Por fim, o trabalho propõe a criação rápida de uma personagem original com base no que foi produzido durante todo o escopo do projeto. Podendo esta pesquisa ser de interesse de criadores de conteúdo, imagético ou não, porém dedicado à criação e construção de his- tórias em quadrinhos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-09T12:04:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:04:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Lucas Ferreira. Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell. 2021. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/14749 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Lucas Ferreira. Design de personagem a partir de uma análise da obra Ghost in the Shell. 2021. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/14749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14749/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14749/1/LFSantos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 beb77c8650f791ffdcbb2c7bc215acef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097211679768576 |