Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Leandra Protázio da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5950
Resumo: Studies developed in the area of Biology and Chemistry teaching always point out the need for the teacher to articulate the contents worked in the classroom with the students' daily experiences so that learning can actually occur and the use of experimentation is often presented as alternative that enables such a process. Thus, the main objective of this work was to enable meaningful learning through the experimental approach in the production of biogas. The work was carried out with students of the 2nd year of high school, afternoon shift at the State School Maria Almeida do Nascimento in the city of Coari, as part of the pedagogical residency program of the Degree in Sciences: Biology and Chemistry at the Federal University of Amazonas. The experiment consisted of making a biodigester for biogas generation, the theoretical contents about the experiment were worked on. An initial questionnaire was applied related to the students' previous knowledge about the experiment and a final questionnaire, where it was verified that this work promoted an effective learning in the assimilation of the contents by the students. That said, it was observed that the experimentation approach favored the participation of students in the proposed activities, enabling the articulation of theory with practice.
id UFAM-1_520cca29944ff28c03e9b12b0f365443
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5950
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturaisExperimental approach with the use of biogas from the bark of natural productsEnsinoExperimentaçãoAprendizagem significativaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAQuímica - Estudo e ensinoGeração de biogásEnsino e aprendizagemBioodigestorStudies developed in the area of Biology and Chemistry teaching always point out the need for the teacher to articulate the contents worked in the classroom with the students' daily experiences so that learning can actually occur and the use of experimentation is often presented as alternative that enables such a process. Thus, the main objective of this work was to enable meaningful learning through the experimental approach in the production of biogas. The work was carried out with students of the 2nd year of high school, afternoon shift at the State School Maria Almeida do Nascimento in the city of Coari, as part of the pedagogical residency program of the Degree in Sciences: Biology and Chemistry at the Federal University of Amazonas. The experiment consisted of making a biodigester for biogas generation, the theoretical contents about the experiment were worked on. An initial questionnaire was applied related to the students' previous knowledge about the experiment and a final questionnaire, where it was verified that this work promoted an effective learning in the assimilation of the contents by the students. That said, it was observed that the experimentation approach favored the participation of students in the proposed activities, enabling the articulation of theory with practice.Estudos desenvolvidos na área do ensino de Biologia e Química apontam sempre a necessidade do professor articular os conteúdos trabalhados em sala com as experiências cotidianas dos alunos de modo que a aprendizagem possa ocorrer de fato e o uso da experimentação apresenta-se, com frequência, como alternativa que viabiliza tal processo. Desse modo, o objetivo principal deste trabalho foi possibilitar uma aprendizagem significativa por meio da abordagem experimental na produção do biogás. O trabalho foi realizado com alunos do 2º ano do ensino médio, turno vespertino da Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento na cidade de Coari, como parte do programa de residência pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas. O experimento consistiu na confecção de biodigestor para geração de biogás, foram trabalhados os conteúdos teóricos sobre o experimento. Aplicou-se um questionário inicial relacionado aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o experimento e um questionário final, onde verificou que este trabalho promoveu uma aprendizagem efetiva na assimilação dos conteúdos por parte dos alunos. Isto posto, observou-se que a abordagem experimentação, favoreceu a participação dos estudantes nas atividades propostas viabilizando a articulação da teoria com a prática.2Desenvolver vídeos de preenchimento do RepositórioNãoBrasilISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)Coari-AMCiências: Biologia e Química - Licenciatura - CoariMeliciano, Natasha Verdasca29882637876http://lattes.cnpq.br/5796204235025868https://orcid.org/0000-0001-5774-608Xhttps://orcid.org/0000-0001-5774-608XRocha, Leandra Protázio da2021-08-16T21:00:21Z2021-08-092021-08-16T21:00:21Z2021-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5950porBARBOSA, E. F.; DE MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013. BIANCHINI, T. B.; ZULIANI, S. R. Q. A. Utilizando a metodologia investigativa para diminuir as distâncias entre os alunos e a eletroquímica. ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, v. 15, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006. v. 2. 135 p. CASTRO, S. M.; SANTOS, B. E.; GUERINI, S. C. SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL E ATIVIDADE EXPERIMENTAL: ferramentas educacionais para auxiliar o ensino de física. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 149-156, 2018. CERVI, R. G.; ESPERANCINI, M. S. T.; BUENO, O. C. Viabilidade econômica da utilização do biogás produzido em granja suinícola para geração de energia elétrica. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 30, n. 5, p. 831-844, 2010. CORTEZ, L. A. B.; LORA, E. E. S.; OLIVARES, G; E. Biomassa para energia. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008. 493-530 p. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2007. GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química nova na escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009. HARTMANN, Â. M.; ZIMMERMANN, E. Feira de ciências: a interdisciplinaridade e a contextualização em produções de estudantes de ensino médio. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências–ENPEC; Florianópolis: ABRAPEC, 2009. SILBERMAN, M. Aprendizaje activo: 101 estrategias para enseñar cualquier materia. Editorial Pax México, 2005. OLIVEIRA, H. G.; ANTONELLO, R.; FIDÉLIS, A. J.; RINALDI, B. J. D. Energia, Sociedade e Meio Ambiente no Desenvolvimento de Um Biodigestor: a Interdisciplinaridade e a Tecnologia Arduino para Atividades Investigativas. Química Nova na Escola, v. 40, n. 3, 2018. PAIXÃO, V. V. M.; SANTOS, A. L. E.; BATISTA, C. H. Experimentação numa perspectiva investigativa sobre a produção do biogás no ensino de química. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 10, n. 1, 2017. QUEIROZ, S. L.; VERAS, L. Química Nova na Escola: Contribuições para o Desenvolvimento de Atividades Didáticas. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. São Paulo, Vol. 37, Nº 2, p. 133-139, Dez, 2015. Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino Coordenadoria Regional de Educação de Coari/CREC. Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento. Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI). Coari: SEDUC, 2018/2020. TAVARES, R. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Ciências & cognição, v. 13, n. 1, 2008. VIEIRA, L. A. A inserção do conteúdo biogás nos livros didáticos de química do ensino médio selecionados pelo PNDL 2015. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Piauí, Campus Cocal, Cocal, 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-01T18:49:54Zoai:localhost:prefix/5950Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-12-01T18:49:54Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
Experimental approach with the use of biogas from the bark of natural products
title Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
spellingShingle Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
Rocha, Leandra Protázio da
Ensino
Experimentação
Aprendizagem significativa
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Química - Estudo e ensino
Geração de biogás
Ensino e aprendizagem
Bioodigestor
title_short Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
title_full Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
title_fullStr Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
title_full_unstemmed Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
title_sort Abordagem experimental com o uso de biogás proveniente de casca de produtos naturais
author Rocha, Leandra Protázio da
author_facet Rocha, Leandra Protázio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meliciano, Natasha Verdasca
29882637876
http://lattes.cnpq.br/5796204235025868
https://orcid.org/0000-0001-5774-608X
https://orcid.org/0000-0001-5774-608X
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Leandra Protázio da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Experimentação
Aprendizagem significativa
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Química - Estudo e ensino
Geração de biogás
Ensino e aprendizagem
Bioodigestor
topic Ensino
Experimentação
Aprendizagem significativa
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Química - Estudo e ensino
Geração de biogás
Ensino e aprendizagem
Bioodigestor
description Studies developed in the area of Biology and Chemistry teaching always point out the need for the teacher to articulate the contents worked in the classroom with the students' daily experiences so that learning can actually occur and the use of experimentation is often presented as alternative that enables such a process. Thus, the main objective of this work was to enable meaningful learning through the experimental approach in the production of biogas. The work was carried out with students of the 2nd year of high school, afternoon shift at the State School Maria Almeida do Nascimento in the city of Coari, as part of the pedagogical residency program of the Degree in Sciences: Biology and Chemistry at the Federal University of Amazonas. The experiment consisted of making a biodigester for biogas generation, the theoretical contents about the experiment were worked on. An initial questionnaire was applied related to the students' previous knowledge about the experiment and a final questionnaire, where it was verified that this work promoted an effective learning in the assimilation of the contents by the students. That said, it was observed that the experimentation approach favored the participation of students in the proposed activities, enabling the articulation of theory with practice.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-16T21:00:21Z
2021-08-09
2021-08-16T21:00:21Z
2021-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5950
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BARBOSA, E. F.; DE MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013. BIANCHINI, T. B.; ZULIANI, S. R. Q. A. Utilizando a metodologia investigativa para diminuir as distâncias entre os alunos e a eletroquímica. ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, v. 15, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006. v. 2. 135 p. CASTRO, S. M.; SANTOS, B. E.; GUERINI, S. C. SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL E ATIVIDADE EXPERIMENTAL: ferramentas educacionais para auxiliar o ensino de física. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 149-156, 2018. CERVI, R. G.; ESPERANCINI, M. S. T.; BUENO, O. C. Viabilidade econômica da utilização do biogás produzido em granja suinícola para geração de energia elétrica. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 30, n. 5, p. 831-844, 2010. CORTEZ, L. A. B.; LORA, E. E. S.; OLIVARES, G; E. Biomassa para energia. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008. 493-530 p. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2007. GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química nova na escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009. HARTMANN, Â. M.; ZIMMERMANN, E. Feira de ciências: a interdisciplinaridade e a contextualização em produções de estudantes de ensino médio. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências–ENPEC; Florianópolis: ABRAPEC, 2009. SILBERMAN, M. Aprendizaje activo: 101 estrategias para enseñar cualquier materia. Editorial Pax México, 2005. OLIVEIRA, H. G.; ANTONELLO, R.; FIDÉLIS, A. J.; RINALDI, B. J. D. Energia, Sociedade e Meio Ambiente no Desenvolvimento de Um Biodigestor: a Interdisciplinaridade e a Tecnologia Arduino para Atividades Investigativas. Química Nova na Escola, v. 40, n. 3, 2018. PAIXÃO, V. V. M.; SANTOS, A. L. E.; BATISTA, C. H. Experimentação numa perspectiva investigativa sobre a produção do biogás no ensino de química. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 10, n. 1, 2017. QUEIROZ, S. L.; VERAS, L. Química Nova na Escola: Contribuições para o Desenvolvimento de Atividades Didáticas. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. São Paulo, Vol. 37, Nº 2, p. 133-139, Dez, 2015. Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino Coordenadoria Regional de Educação de Coari/CREC. Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento. Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI). Coari: SEDUC, 2018/2020. TAVARES, R. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Ciências & cognição, v. 13, n. 1, 2008. VIEIRA, L. A. A inserção do conteúdo biogás nos livros didáticos de química do ensino médio selecionados pelo PNDL 2015. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Piauí, Campus Cocal, Cocal, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Coari-AM
Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Coari
publisher.none.fl_str_mv Brasil
ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Coari-AM
Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Coari
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274312145108992