A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rachel Gercina de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14642
Resumo: Este projeto de pesquisa busca compreender a trajetória escolar de alguns alunos surdos e a sua relação com a inserção no Ensino Superior, especificamente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tendo como método de investigação a abordagem qualitativa procuro aqui averiguar por meio de questionários os fatores que ao longo de sua trajetória escolar contribuíram para o seu aprendizado e desenvolvimento na escola básica e quais os desafios e possibilidades por eles encontrados no Ensino Superior. Analisando a história dos alunos surdos ao redor do mundo e também no Brasil observa-se o quanto o contexto da normatividade é imposto a estes alunos, excluindo toda sua língua, identidade e cultura.
id UFRJ_6c9225930e33b02fcac9b5c14a3c2003
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14642
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superiorEducação inclusivaEducação do surdoEnsino superiorCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste projeto de pesquisa busca compreender a trajetória escolar de alguns alunos surdos e a sua relação com a inserção no Ensino Superior, especificamente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tendo como método de investigação a abordagem qualitativa procuro aqui averiguar por meio de questionários os fatores que ao longo de sua trajetória escolar contribuíram para o seu aprendizado e desenvolvimento na escola básica e quais os desafios e possibilidades por eles encontrados no Ensino Superior. Analisando a história dos alunos surdos ao redor do mundo e também no Brasil observa-se o quanto o contexto da normatividade é imposto a estes alunos, excluindo toda sua língua, identidade e cultura.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJRazuck, Renata Cardoso de Sá RibeiroMoreno, Rosangela CarriloSilva, Luciano Prado daMoreira, Rachel Gercina de Sousa2021-07-26T23:01:32Z2023-12-21T03:08:01Z2020-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMOREIRA, Rachel Gercina de Sousa. A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.http://hdl.handle.net/11422/14642porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14642Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior
title A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior
spellingShingle A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior
Moreira, Rachel Gercina de Sousa
Educação inclusiva
Educação do surdo
Ensino superior
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior
title_full A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior
title_fullStr A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior
title_full_unstemmed A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior
title_sort A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior
author Moreira, Rachel Gercina de Sousa
author_facet Moreira, Rachel Gercina de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Moreno, Rosangela Carrilo
Silva, Luciano Prado da
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Rachel Gercina de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação do surdo
Ensino superior
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação inclusiva
Educação do surdo
Ensino superior
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este projeto de pesquisa busca compreender a trajetória escolar de alguns alunos surdos e a sua relação com a inserção no Ensino Superior, especificamente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tendo como método de investigação a abordagem qualitativa procuro aqui averiguar por meio de questionários os fatores que ao longo de sua trajetória escolar contribuíram para o seu aprendizado e desenvolvimento na escola básica e quais os desafios e possibilidades por eles encontrados no Ensino Superior. Analisando a história dos alunos surdos ao redor do mundo e também no Brasil observa-se o quanto o contexto da normatividade é imposto a estes alunos, excluindo toda sua língua, identidade e cultura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
2021-07-26T23:01:32Z
2023-12-21T03:08:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Rachel Gercina de Sousa. A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
http://hdl.handle.net/11422/14642
identifier_str_mv MOREIRA, Rachel Gercina de Sousa. A trajetória escolar do aluno surdo e sua inserção no ensino superior. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
url http://hdl.handle.net/11422/14642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456019485032448