O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/794 |
Resumo: | Analisa os efeitos do recurso humorístico autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira, sobretudo na peça publicitária Donti Révi Caspa, do xampu anticaspa Head & Shoulders, da marca P&G. Essa peça conta com o celebrity endorsement do técnico de futebol Joel Santana, conhecido por ter dificuldades na pronúncia da língua inglesa. Joel, ao reconhecer suas próprias limitações no comercial, faz graça consigo mesmo, e gera um efeito cômico cujo poder persuasivo tende a ser ainda maior do que um anúncio com humor não-autodepreciativo. A análise é feita sobre esse poder de persuasão da autocrítica cômica na propaganda, e sobre os efeitos sentidos tanto pela marca anunciante quanto pelo público consumidor. A base teórica debruça-se sobre todas as três diferentes teorias do humor, a fim de correlacionar cada uma com o recurso autodepreciativo e seus efeitos na criação de empatia. |
id |
UFRJ_6d4ec431d5d579df1761615945281d14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/794 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Gerolimich, Guilherme de Mello Paciellohttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403Rett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Braga, William Diashttp://lattes.cnpq.br/9766999581053753Burrowes, Patricia Cecilia2016-09-19T19:34:53Z2023-11-30T03:02:05Z2014-12-01GEROLIMICH, Guilherme de Mello Paciello. O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/794Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-26T19:11:57Z No. of bitstreams: 1 GGEROLIMICH.pdf: 637061 bytes, checksum: 3f9332445faf5864d963ef13ad3e58d9 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-19T19:34:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GGEROLIMICH.pdf: 637061 bytes, checksum: 3f9332445faf5864d963ef13ad3e58d9 (MD5) Previous issue date: 2014-12-01Analisa os efeitos do recurso humorístico autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira, sobretudo na peça publicitária Donti Révi Caspa, do xampu anticaspa Head & Shoulders, da marca P&G. Essa peça conta com o celebrity endorsement do técnico de futebol Joel Santana, conhecido por ter dificuldades na pronúncia da língua inglesa. Joel, ao reconhecer suas próprias limitações no comercial, faz graça consigo mesmo, e gera um efeito cômico cujo poder persuasivo tende a ser ainda maior do que um anúncio com humor não-autodepreciativo. A análise é feita sobre esse poder de persuasão da autocrítica cômica na propaganda, e sobre os efeitos sentidos tanto pela marca anunciante quanto pelo público consumidor. A base teórica debruça-se sobre todas as três diferentes teorias do humor, a fim de correlacionar cada uma com o recurso autodepreciativo e seus efeitos na criação de empatia.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAComédiaPropaganda brasileiraHumor negroPublicidade audiovisualO humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALGGEROLIMICH.pdfGGEROLIMICH.pdfapplication/pdf637061http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/794/1/GGEROLIMICH.pdf3f9332445faf5864d963ef13ad3e58d9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/794/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTGGEROLIMICH.pdf.txtGGEROLIMICH.pdf.txtExtracted texttext/plain93231http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/794/3/GGEROLIMICH.pdf.txt35dc30b3617226d7519227bf10c6476aMD5311422/7942023-11-30 00:02:05.384oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:05Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira |
title |
O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira |
spellingShingle |
O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira Gerolimich, Guilherme de Mello Paciello CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Comédia Propaganda brasileira Humor negro Publicidade audiovisual |
title_short |
O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira |
title_full |
O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira |
title_fullStr |
O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira |
title_full_unstemmed |
O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira |
title_sort |
O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira |
author |
Gerolimich, Guilherme de Mello Paciello |
author_facet |
Gerolimich, Guilherme de Mello Paciello |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5814638513632403 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gerolimich, Guilherme de Mello Paciello |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rett, Lucimara |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1020341783834309 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Braga, William Dias |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9766999581053753 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burrowes, Patricia Cecilia |
contributor_str_mv |
Rett, Lucimara Braga, William Dias Burrowes, Patricia Cecilia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Comédia Propaganda brasileira Humor negro Publicidade audiovisual |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comédia Propaganda brasileira Humor negro Publicidade audiovisual |
description |
Analisa os efeitos do recurso humorístico autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira, sobretudo na peça publicitária Donti Révi Caspa, do xampu anticaspa Head & Shoulders, da marca P&G. Essa peça conta com o celebrity endorsement do técnico de futebol Joel Santana, conhecido por ter dificuldades na pronúncia da língua inglesa. Joel, ao reconhecer suas próprias limitações no comercial, faz graça consigo mesmo, e gera um efeito cômico cujo poder persuasivo tende a ser ainda maior do que um anúncio com humor não-autodepreciativo. A análise é feita sobre esse poder de persuasão da autocrítica cômica na propaganda, e sobre os efeitos sentidos tanto pela marca anunciante quanto pelo público consumidor. A base teórica debruça-se sobre todas as três diferentes teorias do humor, a fim de correlacionar cada uma com o recurso autodepreciativo e seus efeitos na criação de empatia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-19T19:34:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GEROLIMICH, Guilherme de Mello Paciello. O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/794 |
identifier_str_mv |
GEROLIMICH, Guilherme de Mello Paciello. O humor autodepreciativo na publicidade audiovisual brasileira. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/794/1/GGEROLIMICH.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/794/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/794/3/GGEROLIMICH.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f9332445faf5864d963ef13ad3e58d9 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 35dc30b3617226d7519227bf10c6476a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097068496715776 |