Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12653 |
Resumo: | Este trabalho compreende uma análise teórica, composta de revisão bibliográfica e elucidação de percepções próprias, acerca da espetacularização da vida privada no ambiente virtual. A análise concentra seu foco nas redes sociais, mais especificamente no Instagram, e tem na imagem o objeto central a ser estudado. A partir das considerações feitas sobre a civilização da imagem, que mostra-se vividamente em expansão e tem, hoje, os meios comunicacionais para disseminar cada vez mais rápido o conteúdo que produz, concluímos que as mídias sociais reproduzem de maneira imagética os padrões da sociedade do século XXI; impactando diretamente as noções que construímos sobre a representação e imagem dos usuários, bem como lapidamos nossa própria autoimagem para adequá-la ao que é supostamente esperado e entendido como ideal pelos demais. |
id |
UFRJ_7444ef54aea867f2bddcd470867e59c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12653 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociaisInstagramRedes sociaisMarketing pessoalAutoimagemSocial networkingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAEste trabalho compreende uma análise teórica, composta de revisão bibliográfica e elucidação de percepções próprias, acerca da espetacularização da vida privada no ambiente virtual. A análise concentra seu foco nas redes sociais, mais especificamente no Instagram, e tem na imagem o objeto central a ser estudado. A partir das considerações feitas sobre a civilização da imagem, que mostra-se vividamente em expansão e tem, hoje, os meios comunicacionais para disseminar cada vez mais rápido o conteúdo que produz, concluímos que as mídias sociais reproduzem de maneira imagética os padrões da sociedade do século XXI; impactando diretamente as noções que construímos sobre a representação e imagem dos usuários, bem como lapidamos nossa própria autoimagem para adequá-la ao que é supostamente esperado e entendido como ideal pelos demais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJLagôa, Maria Beatriz da RochaResende, AndréiaAmaral, Marcio Tavares d’Costa, Maitê Paes da2020-07-03T18:39:54Z2023-12-21T03:01:07Z2019-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCOSTA, Maitê Paes da. Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:07Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12653Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais |
title |
Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais |
spellingShingle |
Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais Costa, Maitê Paes da Redes sociais Marketing pessoal Autoimagem Social networking CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais |
title_full |
Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais |
title_fullStr |
Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais |
title_full_unstemmed |
Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais |
title_sort |
Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais |
author |
Costa, Maitê Paes da |
author_facet |
Costa, Maitê Paes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lagôa, Maria Beatriz da Rocha Resende, Andréia Amaral, Marcio Tavares d’ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maitê Paes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instagram Redes sociais Marketing pessoal Autoimagem Social networking CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Instagram Redes sociais Marketing pessoal Autoimagem Social networking CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Este trabalho compreende uma análise teórica, composta de revisão bibliográfica e elucidação de percepções próprias, acerca da espetacularização da vida privada no ambiente virtual. A análise concentra seu foco nas redes sociais, mais especificamente no Instagram, e tem na imagem o objeto central a ser estudado. A partir das considerações feitas sobre a civilização da imagem, que mostra-se vividamente em expansão e tem, hoje, os meios comunicacionais para disseminar cada vez mais rápido o conteúdo que produz, concluímos que as mídias sociais reproduzem de maneira imagética os padrões da sociedade do século XXI; impactando diretamente as noções que construímos sobre a representação e imagem dos usuários, bem como lapidamos nossa própria autoimagem para adequá-la ao que é supostamente esperado e entendido como ideal pelos demais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-03 2020-07-03T18:39:54Z 2023-12-21T03:01:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Maitê Paes da. Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/12653 |
identifier_str_mv |
COSTA, Maitê Paes da. Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456006240468992 |