Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maitê Paes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12653
Resumo: Este trabalho compreende uma análise teórica, composta de revisão bibliográfica e elucidação de percepções próprias, acerca da espetacularização da vida privada no ambiente virtual. A análise concentra seu foco nas redes sociais, mais especificamente no Instagram, e tem na imagem o objeto central a ser estudado. A partir das considerações feitas sobre a civilização da imagem, que mostra-se vividamente em expansão e tem, hoje, os meios comunicacionais para disseminar cada vez mais rápido o conteúdo que produz, concluímos que as mídias sociais reproduzem de maneira imagética os padrões da sociedade do século XXI; impactando diretamente as noções que construímos sobre a representação e imagem dos usuários, bem como lapidamos nossa própria autoimagem para adequá-la ao que é supostamente esperado e entendido como ideal pelos demais.
id UFRJ_7444ef54aea867f2bddcd470867e59c2
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12653
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociaisInstagramRedes sociaisMarketing pessoalAutoimagemSocial networkingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAEste trabalho compreende uma análise teórica, composta de revisão bibliográfica e elucidação de percepções próprias, acerca da espetacularização da vida privada no ambiente virtual. A análise concentra seu foco nas redes sociais, mais especificamente no Instagram, e tem na imagem o objeto central a ser estudado. A partir das considerações feitas sobre a civilização da imagem, que mostra-se vividamente em expansão e tem, hoje, os meios comunicacionais para disseminar cada vez mais rápido o conteúdo que produz, concluímos que as mídias sociais reproduzem de maneira imagética os padrões da sociedade do século XXI; impactando diretamente as noções que construímos sobre a representação e imagem dos usuários, bem como lapidamos nossa própria autoimagem para adequá-la ao que é supostamente esperado e entendido como ideal pelos demais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJLagôa, Maria Beatriz da RochaResende, AndréiaAmaral, Marcio Tavares d’Costa, Maitê Paes da2020-07-03T18:39:54Z2023-12-21T03:01:07Z2019-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCOSTA, Maitê Paes da. Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:07Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12653Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais
title Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais
spellingShingle Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais
Costa, Maitê Paes da
Instagram
Redes sociais
Marketing pessoal
Autoimagem
Social networking
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais
title_full Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais
title_fullStr Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais
title_full_unstemmed Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais
title_sort Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais
author Costa, Maitê Paes da
author_facet Costa, Maitê Paes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lagôa, Maria Beatriz da Rocha
Resende, Andréia
Amaral, Marcio Tavares d’
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maitê Paes da
dc.subject.por.fl_str_mv Instagram
Redes sociais
Marketing pessoal
Autoimagem
Social networking
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Instagram
Redes sociais
Marketing pessoal
Autoimagem
Social networking
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Este trabalho compreende uma análise teórica, composta de revisão bibliográfica e elucidação de percepções próprias, acerca da espetacularização da vida privada no ambiente virtual. A análise concentra seu foco nas redes sociais, mais especificamente no Instagram, e tem na imagem o objeto central a ser estudado. A partir das considerações feitas sobre a civilização da imagem, que mostra-se vividamente em expansão e tem, hoje, os meios comunicacionais para disseminar cada vez mais rápido o conteúdo que produz, concluímos que as mídias sociais reproduzem de maneira imagética os padrões da sociedade do século XXI; impactando diretamente as noções que construímos sobre a representação e imagem dos usuários, bem como lapidamos nossa própria autoimagem para adequá-la ao que é supostamente esperado e entendido como ideal pelos demais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03
2020-07-03T18:39:54Z
2023-12-21T03:01:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Maitê Paes da. Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
http://hdl.handle.net/11422/12653
identifier_str_mv COSTA, Maitê Paes da. Autoimagem e Instagram: um olhar para a reprodução imagética da sociedade do espetáculo nas redes sociais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/12653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456006240468992