Multiculturalismo e pedagogia: um diálogo necessário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Suellen de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12642
Resumo: A educação é um direito que deve ser assegurado a todas as pessoas e a diferença é um elemento intrínseco a elas. Vivemos em uma sociedade multicultural, onde a temática das diferenças culturais tem se multiplicado, e o reconhecimento dessa realidade é cada vez mais forte entre os profissionais da educação. No entanto, ainda podemos identificar no cotidiano de instituições de ensino situações em que alunos com determinadas marcas identitárias são discriminados e excluídos, além de práticas monoculturais destinadas aos discentes como se fossem um bloco homogêneo. Essa realidade demonstra a urgência do diálogo entre o multiculturalismo e a Pedagogia, uma vez que o curso tem papel relevante na formação de docentes multiculturalmente orientados. Desse modo, o presente trabalho de pesquisa monográfico buscou identificar em que medida o multiculturalismo pode contribuir para entender os universos culturais plurais dos graduandos de Pedagogia e auxiliar na permanência dos mesmos. A pesquisa que possui como referencial teórico os pressupostos do Multiculturalismo Crítico, está pautada na metodologia qualitativa. Nessa direção, foi feito um estudo de caso na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro com entrevistas realizadas, em um primeiro momento, com alunos do 1º período que escolheram a Pedagogia como segunda opção, uma vez que é preciso reconhecer que, além de marcadores identitários, como gênero, raça, religião e orientação sexual, a diversidade cultural também se revela na opção de escolha pelo curso; em um segundo momento, com a Coordenadora do Curso de Pedagogia, atuante no ano de 2015, acerca das perspectivas culturais plurais dos alunos do curso. Os dados colhidos na pesquisa revelaram que ainda há a necessidade de uma maior incorporação das perspectivas multiculturais nas práticas pedagógicas e no currículo do curso e apontaram a importância de se formar professores multiculturalmente orientados que rompam com um ensino homogeneizador e que sejam valorizadores da diversidade cultural, sendo esse um desafio que precisa ser assumido nos cursos de formação de professores, com vista a desenvolver nos alunos o anseio de desafiar tudo o que estigmatize e oprima a diversidade cultural.
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