As realizações morfossintáticas do perfect universal no português do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Júlia Lourenço de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3815
Resumo: O aspecto perfect, associado ao tempo presente, refere-se àquelas situações que ocorreram ou começaram no passado e que possuem efeitos no presente. Esse aspecto pode ser dividido em perfect universal e perfect existencial. Quando relacionado ao tempo presente, o primeiro, objeto de estudo deste trabalho, refere-se às situações que se iniciaram no passado e persistem até o presente. O objetivo deste trabalho consiste em contribuir para a descrição das realizações de perfect nas línguas e, especificamente, buscamos investigar as formas verbais e as expressões adverbiais que veiculam perfect universal associado ao tempo presente no português do Brasil. Utilizamos como metodologia análise de dados de fala espontânea, de dados escritos extraídos de blogs e de dados obtidos mediante aplicação de teste offline de preenchimento de lacuna. A hipótese é de que o perfect universal é realizado através do passado composto, de auxiliar + gerúndio e do presente do indicativo no português do Brasil. Através dos resultados, encontramos as três morfologias citadas expressando o universal; logo, a hipótese não foi refutada. Encontramos ainda algumas expressões adverbiais nas sentenças investigadas, como “até hoje”, “sempre”, “há x anos”. Discute-se a relevância de uma análise morfossintática do perfect universal, tendo em vista a importância da combinação das expressões adverbiais às formas verbais para expressar esse aspecto.
id UFRJ_77e2a665eba19b4561152eb4ef794e16
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3815
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling As realizações morfossintáticas do perfect universal no português do BrasilLíngua portuguesaMorfosintaxeBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAO aspecto perfect, associado ao tempo presente, refere-se àquelas situações que ocorreram ou começaram no passado e que possuem efeitos no presente. Esse aspecto pode ser dividido em perfect universal e perfect existencial. Quando relacionado ao tempo presente, o primeiro, objeto de estudo deste trabalho, refere-se às situações que se iniciaram no passado e persistem até o presente. O objetivo deste trabalho consiste em contribuir para a descrição das realizações de perfect nas línguas e, especificamente, buscamos investigar as formas verbais e as expressões adverbiais que veiculam perfect universal associado ao tempo presente no português do Brasil. Utilizamos como metodologia análise de dados de fala espontânea, de dados escritos extraídos de blogs e de dados obtidos mediante aplicação de teste offline de preenchimento de lacuna. A hipótese é de que o perfect universal é realizado através do passado composto, de auxiliar + gerúndio e do presente do indicativo no português do Brasil. Através dos resultados, encontramos as três morfologias citadas expressando o universal; logo, a hipótese não foi refutada. Encontramos ainda algumas expressões adverbiais nas sentenças investigadas, como “até hoje”, “sempre”, “há x anos”. Discute-se a relevância de uma análise morfossintática do perfect universal, tendo em vista a importância da combinação das expressões adverbiais às formas verbais para expressar esse aspecto.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJMartins, Adriana Leitãohttp://lattes.cnpq.br/3516755675572396http://lattes.cnpq.br/0753415682313433Jesus, Júlia Lourenço de2018-04-02T22:55:22Z2023-12-21T03:05:27Z2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/3815porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-02-22T00:56:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3815Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-02-22T00:56:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv As realizações morfossintáticas do perfect universal no português do Brasil
title As realizações morfossintáticas do perfect universal no português do Brasil
spellingShingle As realizações morfossintáticas do perfect universal no português do Brasil
Jesus, Júlia Lourenço de
Língua portuguesa
Morfosintaxe
Brasil
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short As realizações morfossintáticas do perfect universal no português do Brasil
title_full As realizações morfossintáticas do perfect universal no português do Brasil
title_fullStr As realizações morfossintáticas do perfect universal no português do Brasil
title_full_unstemmed As realizações morfossintáticas do perfect universal no português do Brasil
title_sort As realizações morfossintáticas do perfect universal no português do Brasil
author Jesus, Júlia Lourenço de
author_facet Jesus, Júlia Lourenço de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Adriana Leitão
http://lattes.cnpq.br/3516755675572396
http://lattes.cnpq.br/0753415682313433
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Júlia Lourenço de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Morfosintaxe
Brasil
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic Língua portuguesa
Morfosintaxe
Brasil
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description O aspecto perfect, associado ao tempo presente, refere-se àquelas situações que ocorreram ou começaram no passado e que possuem efeitos no presente. Esse aspecto pode ser dividido em perfect universal e perfect existencial. Quando relacionado ao tempo presente, o primeiro, objeto de estudo deste trabalho, refere-se às situações que se iniciaram no passado e persistem até o presente. O objetivo deste trabalho consiste em contribuir para a descrição das realizações de perfect nas línguas e, especificamente, buscamos investigar as formas verbais e as expressões adverbiais que veiculam perfect universal associado ao tempo presente no português do Brasil. Utilizamos como metodologia análise de dados de fala espontânea, de dados escritos extraídos de blogs e de dados obtidos mediante aplicação de teste offline de preenchimento de lacuna. A hipótese é de que o perfect universal é realizado através do passado composto, de auxiliar + gerúndio e do presente do indicativo no português do Brasil. Através dos resultados, encontramos as três morfologias citadas expressando o universal; logo, a hipótese não foi refutada. Encontramos ainda algumas expressões adverbiais nas sentenças investigadas, como “até hoje”, “sempre”, “há x anos”. Discute-se a relevância de uma análise morfossintática do perfect universal, tendo em vista a importância da combinação das expressões adverbiais às formas verbais para expressar esse aspecto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2018-04-02T22:55:22Z
2023-12-21T03:05:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/3815
url http://hdl.handle.net/11422/3815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455972501487616