O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafaela Paiva da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2439
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a trajetória do Curso Normal de nível médio e do Curso de Pedagogia no Brasil. Para tal investigação, o trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro tem como foco o Curso Normal e sua trajetória, dividida em momentos cruciais de sua criação. Já o segundo capítulo aborda o Curso de Pedagogia no Brasil, suas características e seu processo de reconhecimento como um curso de nível superior voltado para a formação de professores. O terceiro capítulo foi dedicado à análise das entrevistas realizadas com Marlene Carvalho e Diva Lúcia Conde, procurando relacionar os depoimentos nos quais as entrevistadas expõem seus pontos de vista acerca dos dois cursos, suas características passadas e as contribuições de ambos no cenário pedagógico atual. Por fim, nas conclusões finais são abordadas questões que dizem respeito à identidade de quem hoje frequenta os cursos de formação de professores, bem como o estímulo atualmente existente para o ingresso nos cursos de ensino superior.
id UFRJ_7a34ca92aa1e7fcb58de846bb2f3a76a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2439
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no BrasilBachareladoLicenciaturaFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a trajetória do Curso Normal de nível médio e do Curso de Pedagogia no Brasil. Para tal investigação, o trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro tem como foco o Curso Normal e sua trajetória, dividida em momentos cruciais de sua criação. Já o segundo capítulo aborda o Curso de Pedagogia no Brasil, suas características e seu processo de reconhecimento como um curso de nível superior voltado para a formação de professores. O terceiro capítulo foi dedicado à análise das entrevistas realizadas com Marlene Carvalho e Diva Lúcia Conde, procurando relacionar os depoimentos nos quais as entrevistadas expõem seus pontos de vista acerca dos dois cursos, suas características passadas e as contribuições de ambos no cenário pedagógico atual. Por fim, nas conclusões finais são abordadas questões que dizem respeito à identidade de quem hoje frequenta os cursos de formação de professores, bem como o estímulo atualmente existente para o ingresso nos cursos de ensino superior.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJGiambiagi, Irenehttp://lattes.cnpq.br/1676165553343258Silva, Rafaela Paiva da2017-07-18T15:59:57Z2023-12-21T03:02:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Rafaela Paiva da. O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente do Brasil. 2016, 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/2439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2439Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil
title O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil
spellingShingle O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil
Silva, Rafaela Paiva da
Bacharelado
Licenciatura
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil
title_full O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil
title_fullStr O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil
title_full_unstemmed O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil
title_sort O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil
author Silva, Rafaela Paiva da
author_facet Silva, Rafaela Paiva da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giambiagi, Irene
http://lattes.cnpq.br/1676165553343258
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafaela Paiva da
dc.subject.por.fl_str_mv Bacharelado
Licenciatura
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Bacharelado
Licenciatura
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a trajetória do Curso Normal de nível médio e do Curso de Pedagogia no Brasil. Para tal investigação, o trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro tem como foco o Curso Normal e sua trajetória, dividida em momentos cruciais de sua criação. Já o segundo capítulo aborda o Curso de Pedagogia no Brasil, suas características e seu processo de reconhecimento como um curso de nível superior voltado para a formação de professores. O terceiro capítulo foi dedicado à análise das entrevistas realizadas com Marlene Carvalho e Diva Lúcia Conde, procurando relacionar os depoimentos nos quais as entrevistadas expõem seus pontos de vista acerca dos dois cursos, suas características passadas e as contribuições de ambos no cenário pedagógico atual. Por fim, nas conclusões finais são abordadas questões que dizem respeito à identidade de quem hoje frequenta os cursos de formação de professores, bem como o estímulo atualmente existente para o ingresso nos cursos de ensino superior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-07-18T15:59:57Z
2023-12-21T03:02:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Rafaela Paiva da. O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente do Brasil. 2016, 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/2439
identifier_str_mv SILVA, Rafaela Paiva da. O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente do Brasil. 2016, 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/2439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455963804598272