O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2439 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a trajetória do Curso Normal de nível médio e do Curso de Pedagogia no Brasil. Para tal investigação, o trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro tem como foco o Curso Normal e sua trajetória, dividida em momentos cruciais de sua criação. Já o segundo capítulo aborda o Curso de Pedagogia no Brasil, suas características e seu processo de reconhecimento como um curso de nível superior voltado para a formação de professores. O terceiro capítulo foi dedicado à análise das entrevistas realizadas com Marlene Carvalho e Diva Lúcia Conde, procurando relacionar os depoimentos nos quais as entrevistadas expõem seus pontos de vista acerca dos dois cursos, suas características passadas e as contribuições de ambos no cenário pedagógico atual. Por fim, nas conclusões finais são abordadas questões que dizem respeito à identidade de quem hoje frequenta os cursos de formação de professores, bem como o estímulo atualmente existente para o ingresso nos cursos de ensino superior. |
id |
UFRJ_7a34ca92aa1e7fcb58de846bb2f3a76a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2439 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no BrasilBachareladoLicenciaturaFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a trajetória do Curso Normal de nível médio e do Curso de Pedagogia no Brasil. Para tal investigação, o trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro tem como foco o Curso Normal e sua trajetória, dividida em momentos cruciais de sua criação. Já o segundo capítulo aborda o Curso de Pedagogia no Brasil, suas características e seu processo de reconhecimento como um curso de nível superior voltado para a formação de professores. O terceiro capítulo foi dedicado à análise das entrevistas realizadas com Marlene Carvalho e Diva Lúcia Conde, procurando relacionar os depoimentos nos quais as entrevistadas expõem seus pontos de vista acerca dos dois cursos, suas características passadas e as contribuições de ambos no cenário pedagógico atual. Por fim, nas conclusões finais são abordadas questões que dizem respeito à identidade de quem hoje frequenta os cursos de formação de professores, bem como o estímulo atualmente existente para o ingresso nos cursos de ensino superior.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJGiambiagi, Irenehttp://lattes.cnpq.br/1676165553343258Silva, Rafaela Paiva da2017-07-18T15:59:57Z2023-12-21T03:02:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Rafaela Paiva da. O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente do Brasil. 2016, 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/2439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2439Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil |
title |
O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil |
spellingShingle |
O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil Silva, Rafaela Paiva da Bacharelado Licenciatura Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil |
title_full |
O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil |
title_fullStr |
O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil |
title_full_unstemmed |
O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil |
title_sort |
O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente no Brasil |
author |
Silva, Rafaela Paiva da |
author_facet |
Silva, Rafaela Paiva da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Giambiagi, Irene http://lattes.cnpq.br/1676165553343258 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rafaela Paiva da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bacharelado Licenciatura Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Bacharelado Licenciatura Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a trajetória do Curso Normal de nível médio e do Curso de Pedagogia no Brasil. Para tal investigação, o trabalho está dividido em três capítulos: o primeiro tem como foco o Curso Normal e sua trajetória, dividida em momentos cruciais de sua criação. Já o segundo capítulo aborda o Curso de Pedagogia no Brasil, suas características e seu processo de reconhecimento como um curso de nível superior voltado para a formação de professores. O terceiro capítulo foi dedicado à análise das entrevistas realizadas com Marlene Carvalho e Diva Lúcia Conde, procurando relacionar os depoimentos nos quais as entrevistadas expõem seus pontos de vista acerca dos dois cursos, suas características passadas e as contribuições de ambos no cenário pedagógico atual. Por fim, nas conclusões finais são abordadas questões que dizem respeito à identidade de quem hoje frequenta os cursos de formação de professores, bem como o estímulo atualmente existente para o ingresso nos cursos de ensino superior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-07-18T15:59:57Z 2023-12-21T03:02:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Rafaela Paiva da. O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente do Brasil. 2016, 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/2439 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rafaela Paiva da. O curso normal e o curso de pedagogia: um debate sobre a formação docente do Brasil. 2016, 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455963804598272 |