Identificação automática de alvos padronizados através de redes neurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Carlos Fernando Carlim
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7694
Resumo: Neste trabalho investigou-se o comportamento de alguns padrões de alvos e avaliou-se qual padrão apresentou os maiores índices de acerto para uma rede neural. Os padrões a serem reconhecidos são alvos pré-definidos utilizados no processo de calibração dos sistemas de dimensionamento por estereofotogrametria e de reconstrução de cenas 2D e 3D. O processo de calibração desses sistemas requer a ação humana de relacionar o pixel central de cada alvo à sua posição espacial real, relativa a um ponto de espaço. Este é um processo demorado, que requer precisão e paciência do apurador, que está sujeito a erros devido à repetição de apurações e de similaridade dos alvos. A associação equívocada de um alvo invalida toda a calibração. Como forma de evitar tais erros e automatizar o processo de calibração, foram treinadas redes neurais capazes de identificar, em uma imagem, os pixels centrais dos alvos, para que uma rotina possa, automaticamente, associá-los aos pontos do objeto de calibração. A melhor rede projetada apresentou um desempenho com erro próximo de zero em seu treinamento, considerando um pré-processamento com Análise de Componentes Principais (PCA) e um pós-processamento de busca de centros de classes por “clusterização”.
id UFRJ_7af7370e4cc90165f016a857a5766dc4
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/7694
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Identificação automática de alvos padronizados através de redes neuraisProcessamento de imagensRede neuralCNPQ::ENGENHARIASNeste trabalho investigou-se o comportamento de alguns padrões de alvos e avaliou-se qual padrão apresentou os maiores índices de acerto para uma rede neural. Os padrões a serem reconhecidos são alvos pré-definidos utilizados no processo de calibração dos sistemas de dimensionamento por estereofotogrametria e de reconstrução de cenas 2D e 3D. O processo de calibração desses sistemas requer a ação humana de relacionar o pixel central de cada alvo à sua posição espacial real, relativa a um ponto de espaço. Este é um processo demorado, que requer precisão e paciência do apurador, que está sujeito a erros devido à repetição de apurações e de similaridade dos alvos. A associação equívocada de um alvo invalida toda a calibração. Como forma de evitar tais erros e automatizar o processo de calibração, foram treinadas redes neurais capazes de identificar, em uma imagem, os pixels centrais dos alvos, para que uma rotina possa, automaticamente, associá-los aos pontos do objeto de calibração. A melhor rede projetada apresentou um desempenho com erro próximo de zero em seu treinamento, considerando um pré-processamento com Análise de Componentes Principais (PCA) e um pós-processamento de busca de centros de classes por “clusterização”.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJTorres, Julio Cesar BoscherGomes, José Gabriel Rodriguez CarneiroPetraglia, Mariane RemboldPinto, Carlos Fernando Carlim2019-05-03T13:31:21Z2023-12-21T03:05:00Z2009-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/7694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:00Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/7694Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação automática de alvos padronizados através de redes neurais
title Identificação automática de alvos padronizados através de redes neurais
spellingShingle Identificação automática de alvos padronizados através de redes neurais
Pinto, Carlos Fernando Carlim
Processamento de imagens
Rede neural
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Identificação automática de alvos padronizados através de redes neurais
title_full Identificação automática de alvos padronizados através de redes neurais
title_fullStr Identificação automática de alvos padronizados através de redes neurais
title_full_unstemmed Identificação automática de alvos padronizados através de redes neurais
title_sort Identificação automática de alvos padronizados através de redes neurais
author Pinto, Carlos Fernando Carlim
author_facet Pinto, Carlos Fernando Carlim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Julio Cesar Boscher
Gomes, José Gabriel Rodriguez Carneiro
Petraglia, Mariane Rembold
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Carlos Fernando Carlim
dc.subject.por.fl_str_mv Processamento de imagens
Rede neural
CNPQ::ENGENHARIAS
topic Processamento de imagens
Rede neural
CNPQ::ENGENHARIAS
description Neste trabalho investigou-se o comportamento de alguns padrões de alvos e avaliou-se qual padrão apresentou os maiores índices de acerto para uma rede neural. Os padrões a serem reconhecidos são alvos pré-definidos utilizados no processo de calibração dos sistemas de dimensionamento por estereofotogrametria e de reconstrução de cenas 2D e 3D. O processo de calibração desses sistemas requer a ação humana de relacionar o pixel central de cada alvo à sua posição espacial real, relativa a um ponto de espaço. Este é um processo demorado, que requer precisão e paciência do apurador, que está sujeito a erros devido à repetição de apurações e de similaridade dos alvos. A associação equívocada de um alvo invalida toda a calibração. Como forma de evitar tais erros e automatizar o processo de calibração, foram treinadas redes neurais capazes de identificar, em uma imagem, os pixels centrais dos alvos, para que uma rotina possa, automaticamente, associá-los aos pontos do objeto de calibração. A melhor rede projetada apresentou um desempenho com erro próximo de zero em seu treinamento, considerando um pré-processamento com Análise de Componentes Principais (PCA) e um pós-processamento de busca de centros de classes por “clusterização”.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06
2019-05-03T13:31:21Z
2023-12-21T03:05:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/7694
url http://hdl.handle.net/11422/7694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455987025313792