A TV e a Internet na educação: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Angélica Gago da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1100
Resumo: This monograph aims to analyze, through a literature review and a modest collection of data, the preferences related to TV Shows and internet sites among students of public school Francisco Paes de Carvalho Filho, in São Pedro da Aldeia - RJ, on 2010, trying to check which of these media these young people think they acquire more knowledge, and if they recognize their teaching and learning uses in their school. The paper wishes to reflect further about the potential of languages and audiovisual resources, and interaction on promoting learning and the importance of educating for and with media. Today's schools have at their disposal several media resources, which allow performing research, simulation, recording, interaction, construction, production and dissemination, which recently were not available, allowing the choice to innovate in the way of teaching and learning, making classes more dynamic and appealing.
id UFRJ_7c8a530136289a6a876c726940bc2e6c
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1100
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A TV e a Internet na educação: um estudo de casoThe TV and internet in education: a case studyInternet na educaçãoMídias na educaçãoInternet in educationMedia educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALThis monograph aims to analyze, through a literature review and a modest collection of data, the preferences related to TV Shows and internet sites among students of public school Francisco Paes de Carvalho Filho, in São Pedro da Aldeia - RJ, on 2010, trying to check which of these media these young people think they acquire more knowledge, and if they recognize their teaching and learning uses in their school. The paper wishes to reflect further about the potential of languages and audiovisual resources, and interaction on promoting learning and the importance of educating for and with media. Today's schools have at their disposal several media resources, which allow performing research, simulation, recording, interaction, construction, production and dissemination, which recently were not available, allowing the choice to innovate in the way of teaching and learning, making classes more dynamic and appealing.Esta monografia tem o objetivo de analisar, através de revisão bibliográfica e de um modesto levantamento de dados, as preferências dos alunos da Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho, do município de São Pedro da Aldeia – RJ, no ano de 2010, em relação a programas de TV e sites da Internet, procurando verificar também em qual dessas mídias estes jovens julgam adquirir mais conhecimento, e se reconhecem a utilização das mesmas no processo de ensino-aprendizagem de sua escola. Busca-se refletir ainda sobre o potencial das linguagens e dos recursos audiovisuais e de interação na promoção da aprendizagem e sobre a importância de educar para e com as mídias. Hoje, as escolas têm à disposição vários recursos midiáticos, que permitem a realização de atividades de pesquisa, simulação, registro, interação, construção, produção e divulgação, que há pouco tempo eram inviáveis, o que possibilita a escolha de inovar na forma de ensinar e aprender, tornando as aulas mais dinâmicas e atraentes.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto NUTES de Educação em Ciências e SaúdePrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e SaúdeUFRJFresquet, Adriana Mabelhttp://lattes.cnpq.br/6249909223476083Mendonça, Adriany Ferreira dePereira, Marcus Vinícius da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7374980263691850Costa, Angélica Gago da2016-11-16T16:00:35Z2023-12-21T03:05:09Z2011-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/1100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1100Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A TV e a Internet na educação: um estudo de caso
The TV and internet in education: a case study
title A TV e a Internet na educação: um estudo de caso
spellingShingle A TV e a Internet na educação: um estudo de caso
Costa, Angélica Gago da
Internet na educação
Mídias na educação
Internet in education
Media education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short A TV e a Internet na educação: um estudo de caso
title_full A TV e a Internet na educação: um estudo de caso
title_fullStr A TV e a Internet na educação: um estudo de caso
title_full_unstemmed A TV e a Internet na educação: um estudo de caso
title_sort A TV e a Internet na educação: um estudo de caso
author Costa, Angélica Gago da
author_facet Costa, Angélica Gago da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fresquet, Adriana Mabel
http://lattes.cnpq.br/6249909223476083
Mendonça, Adriany Ferreira de
Pereira, Marcus Vinícius da Silva
http://lattes.cnpq.br/7374980263691850
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Angélica Gago da
dc.subject.por.fl_str_mv Internet na educação
Mídias na educação
Internet in education
Media education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic Internet na educação
Mídias na educação
Internet in education
Media education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description This monograph aims to analyze, through a literature review and a modest collection of data, the preferences related to TV Shows and internet sites among students of public school Francisco Paes de Carvalho Filho, in São Pedro da Aldeia - RJ, on 2010, trying to check which of these media these young people think they acquire more knowledge, and if they recognize their teaching and learning uses in their school. The paper wishes to reflect further about the potential of languages and audiovisual resources, and interaction on promoting learning and the importance of educating for and with media. Today's schools have at their disposal several media resources, which allow performing research, simulation, recording, interaction, construction, production and dissemination, which recently were not available, allowing the choice to innovate in the way of teaching and learning, making classes more dynamic and appealing.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-09
2016-11-16T16:00:35Z
2023-12-21T03:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1100
url http://hdl.handle.net/11422/1100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455959027286016