Cultura digital e música independente brasileira: o plano de comunicação e marketing para o lançamento do EP expandir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adayme, Victoria Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8481
Resumo: Investiga o impacto do consumo midiático no mercado da música do gênero MPB/folk pop e as motivações que levam fãs a seguirem artistas do gênero em diferentes plataformas. Também buscarem os compreender os hábitos de consumo dos fãs do estilo para elaborar ações de marketing, além de um conjunto de estratégias de comunicação para a inserção de artistas independentes, aqui no caso, através de um EP de lançamento de título “Expandir” da própria autora. A proposta de estudo é compreender a aproximação do artista com fãs no mercado fonográfico e, desta forma, elucidar o conjunto de serviços de produção, marketing e comunicação para a introdução e, por conseguinte, visibilidade da artista em questão. Pretende-se, através do Trabalho de Conclusão de Curso, colaborar para outros estudos do referido gênero musical e apoiar novos artistas independentes que buscam lançar-se no mercado.
id UFRJ_7d6fb46e9bc1cbe822595a688741b866
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8481
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Adayme, Victoria Martinshttp://lattes.cnpq.br/0318521162009572Burrowes, Patricia Ceciliahttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403Oliveira, Elaine Vidalhttp://lattes.cnpq.br/6743857347988993Ribeiro, Tadeu Carvão2019-06-18T21:51:19Z2023-11-30T03:03:32Z2018-06-26ADAYME, Victoria Martins. Cultura digital e música independente brasileira: o plano de comunicação e marketing para o lançamento do EP expandir. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/8481Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2019-06-04T20:21:02Z No. of bitstreams: 1 VAdayame.pdf: 1499151 bytes, checksum: ac069ea76629603f0b1511a02e23a4e8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-18T21:51:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VAdayame.pdf: 1499151 bytes, checksum: ac069ea76629603f0b1511a02e23a4e8 (MD5) Previous issue date: 2018-06-26Investiga o impacto do consumo midiático no mercado da música do gênero MPB/folk pop e as motivações que levam fãs a seguirem artistas do gênero em diferentes plataformas. Também buscarem os compreender os hábitos de consumo dos fãs do estilo para elaborar ações de marketing, além de um conjunto de estratégias de comunicação para a inserção de artistas independentes, aqui no caso, através de um EP de lançamento de título “Expandir” da própria autora. A proposta de estudo é compreender a aproximação do artista com fãs no mercado fonográfico e, desta forma, elucidar o conjunto de serviços de produção, marketing e comunicação para a introdução e, por conseguinte, visibilidade da artista em questão. Pretende-se, através do Trabalho de Conclusão de Curso, colaborar para outros estudos do referido gênero musical e apoiar novos artistas independentes que buscam lançar-se no mercado.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMúsica popularMarketingComportamento do consumidorCultura digital e música independente brasileira: o plano de comunicação e marketing para o lançamento do EP expandirinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALVAdayame.pdfVAdayame.pdfapplication/pdf1499151http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8481/1/VAdayame.pdfac069ea76629603f0b1511a02e23a4e8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8481/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/84812023-11-30 00:03:32.04oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:32Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura digital e música independente brasileira: o plano de comunicação e marketing para o lançamento do EP expandir
title Cultura digital e música independente brasileira: o plano de comunicação e marketing para o lançamento do EP expandir
spellingShingle Cultura digital e música independente brasileira: o plano de comunicação e marketing para o lançamento do EP expandir
Adayme, Victoria Martins
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Música popular
Marketing
Comportamento do consumidor
title_short Cultura digital e música independente brasileira: o plano de comunicação e marketing para o lançamento do EP expandir
title_full Cultura digital e música independente brasileira: o plano de comunicação e marketing para o lançamento do EP expandir
title_fullStr Cultura digital e música independente brasileira: o plano de comunicação e marketing para o lançamento do EP expandir
title_full_unstemmed Cultura digital e música independente brasileira: o plano de comunicação e marketing para o lançamento do EP expandir
title_sort Cultura digital e música independente brasileira: o plano de comunicação e marketing para o lançamento do EP expandir
author Adayme, Victoria Martins
author_facet Adayme, Victoria Martins
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0318521162009572
dc.contributor.author.fl_str_mv Adayme, Victoria Martins
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Burrowes, Patricia Cecilia
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5814638513632403
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Elaine Vidal
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6743857347988993
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Tadeu Carvão
contributor_str_mv Burrowes, Patricia Cecilia
Oliveira, Elaine Vidal
Ribeiro, Tadeu Carvão
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Música popular
Marketing
Comportamento do consumidor
dc.subject.por.fl_str_mv Música popular
Marketing
Comportamento do consumidor
description Investiga o impacto do consumo midiático no mercado da música do gênero MPB/folk pop e as motivações que levam fãs a seguirem artistas do gênero em diferentes plataformas. Também buscarem os compreender os hábitos de consumo dos fãs do estilo para elaborar ações de marketing, além de um conjunto de estratégias de comunicação para a inserção de artistas independentes, aqui no caso, através de um EP de lançamento de título “Expandir” da própria autora. A proposta de estudo é compreender a aproximação do artista com fãs no mercado fonográfico e, desta forma, elucidar o conjunto de serviços de produção, marketing e comunicação para a introdução e, por conseguinte, visibilidade da artista em questão. Pretende-se, através do Trabalho de Conclusão de Curso, colaborar para outros estudos do referido gênero musical e apoiar novos artistas independentes que buscam lançar-se no mercado.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-18T21:51:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ADAYME, Victoria Martins. Cultura digital e música independente brasileira: o plano de comunicação e marketing para o lançamento do EP expandir. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8481
identifier_str_mv ADAYME, Victoria Martins. Cultura digital e música independente brasileira: o plano de comunicação e marketing para o lançamento do EP expandir. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/8481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8481/1/VAdayame.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8481/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ac069ea76629603f0b1511a02e23a4e8
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097144943149056