O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Marília Cossich
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13481
Resumo: Apresenta a importância da qualidade no atendimento prestado pelo profissional da informação. Define as principais características e funções do serviço de referência. Identifica o bibliotecário de referência como o principal agente de um serviço de referência eficaz. Aponta as principais correntes do marketing em unidades de informação. Demonstra os principais produtos e serviços oferecidos por uma unidade de informação. Ressalta a contribuição do serviço de referência e um atendimento de qualidade para o marketing da biblioteca. Conclui ressaltando a importância da qualidade para o marketing em unidades de informação.
id UFRJ_7f97501f42b859f0d681339b9e179fed
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/13481
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Ramos, Marília Cossich2021-01-04T14:43:50Z2023-11-30T03:04:05Z2014-12RAMOS, Marília Cossich. O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência. BIBLOS, Rio Grande, v. 28, n. 2, p. 27–36, 2015.0102-4388http://hdl.handle.net/11422/13481Apresenta a importância da qualidade no atendimento prestado pelo profissional da informação. Define as principais características e funções do serviço de referência. Identifica o bibliotecário de referência como o principal agente de um serviço de referência eficaz. Aponta as principais correntes do marketing em unidades de informação. Demonstra os principais produtos e serviços oferecidos por uma unidade de informação. Ressalta a contribuição do serviço de referência e um atendimento de qualidade para o marketing da biblioteca. Conclui ressaltando a importância da qualidade para o marketing em unidades de informação.Presents the importance of quality in the care provided by professional information. Defines the main featuresand functions of the service reference. Identifies the reference librarian as the principal agent of an effective referral service. Points out the main currents of marketing information units. Demonstrates key products and services offered by a unit of information. Emphasizes the contribution of the reference service and quality care for your marketing library. Concludes emphasizing the importance of quality for marketing information units.Submitted by Marília Ramos (marilia@im.ufrj.br) on 2020-12-31T12:53:20Z No. of bitstreams: 1 4248-Texto do artigo-15049-1-10-20150830.pdf: 265208 bytes, checksum: 14735a1e4a44d4f0d7ee1ce4a248c310 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Luiza Jardim (luiza@sibi.ufrj.br) on 2021-01-04T14:43:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 4248-Texto do artigo-15049-1-10-20150830.pdf: 265208 bytes, checksum: 14735a1e4a44d4f0d7ee1ce4a248c310 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-04T14:43:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 4248-Texto do artigo-15049-1-10-20150830.pdf: 265208 bytes, checksum: 14735a1e4a44d4f0d7ee1ce4a248c310 (MD5) Previous issue date: 2014-12porUniversidade Federal do Rio GrandeFURGBrasilSistema de Bibliotecas e InformaçãoBiblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da InformaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOQualidade no atendimentoServiço de referênciaMarketing em bibliotecasBibliotecário de referênciaO papel da qualidade e do marketing no serviço de referênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article2822736abertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL4248-Texto do artigo-15049-1-10-20150830.pdf4248-Texto do artigo-15049-1-10-20150830.pdfapplication/pdf265208http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13481/1/4248-Texto+do+artigo-15049-1-10-20150830.pdf14735a1e4a44d4f0d7ee1ce4a248c310MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13481/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/134812023-11-30 00:04:05.862oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:05Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência
title O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência
spellingShingle O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência
Ramos, Marília Cossich
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Qualidade no atendimento
Serviço de referência
Marketing em bibliotecas
Bibliotecário de referência
title_short O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência
title_full O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência
title_fullStr O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência
title_full_unstemmed O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência
title_sort O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência
author Ramos, Marília Cossich
author_facet Ramos, Marília Cossich
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Marília Cossich
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Qualidade no atendimento
Serviço de referência
Marketing em bibliotecas
Bibliotecário de referência
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade no atendimento
Serviço de referência
Marketing em bibliotecas
Bibliotecário de referência
description Apresenta a importância da qualidade no atendimento prestado pelo profissional da informação. Define as principais características e funções do serviço de referência. Identifica o bibliotecário de referência como o principal agente de um serviço de referência eficaz. Aponta as principais correntes do marketing em unidades de informação. Demonstra os principais produtos e serviços oferecidos por uma unidade de informação. Ressalta a contribuição do serviço de referência e um atendimento de qualidade para o marketing da biblioteca. Conclui ressaltando a importância da qualidade para o marketing em unidades de informação.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-04T14:43:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMOS, Marília Cossich. O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência. BIBLOS, Rio Grande, v. 28, n. 2, p. 27–36, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/13481
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4388
identifier_str_mv RAMOS, Marília Cossich. O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência. BIBLOS, Rio Grande, v. 28, n. 2, p. 27–36, 2015.
0102-4388
url http://hdl.handle.net/11422/13481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv FURG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Sistema de Bibliotecas e Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13481/1/4248-Texto+do+artigo-15049-1-10-20150830.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13481/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 14735a1e4a44d4f0d7ee1ce4a248c310
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097191357317120