O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/13481 |
Resumo: | Apresenta a importância da qualidade no atendimento prestado pelo profissional da informação. Define as principais características e funções do serviço de referência. Identifica o bibliotecário de referência como o principal agente de um serviço de referência eficaz. Aponta as principais correntes do marketing em unidades de informação. Demonstra os principais produtos e serviços oferecidos por uma unidade de informação. Ressalta a contribuição do serviço de referência e um atendimento de qualidade para o marketing da biblioteca. Conclui ressaltando a importância da qualidade para o marketing em unidades de informação. |
id |
UFRJ_7f97501f42b859f0d681339b9e179fed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/13481 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Marília Cossich2021-01-04T14:43:50Z2023-11-30T03:04:05Z2014-12RAMOS, Marília Cossich. O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência. BIBLOS, Rio Grande, v. 28, n. 2, p. 27–36, 2015.0102-4388http://hdl.handle.net/11422/13481Apresenta a importância da qualidade no atendimento prestado pelo profissional da informação. Define as principais características e funções do serviço de referência. Identifica o bibliotecário de referência como o principal agente de um serviço de referência eficaz. Aponta as principais correntes do marketing em unidades de informação. Demonstra os principais produtos e serviços oferecidos por uma unidade de informação. Ressalta a contribuição do serviço de referência e um atendimento de qualidade para o marketing da biblioteca. Conclui ressaltando a importância da qualidade para o marketing em unidades de informação.Presents the importance of quality in the care provided by professional information. Defines the main featuresand functions of the service reference. Identifies the reference librarian as the principal agent of an effective referral service. Points out the main currents of marketing information units. Demonstrates key products and services offered by a unit of information. Emphasizes the contribution of the reference service and quality care for your marketing library. Concludes emphasizing the importance of quality for marketing information units.Submitted by Marília Ramos (marilia@im.ufrj.br) on 2020-12-31T12:53:20Z No. of bitstreams: 1 4248-Texto do artigo-15049-1-10-20150830.pdf: 265208 bytes, checksum: 14735a1e4a44d4f0d7ee1ce4a248c310 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Luiza Jardim (luiza@sibi.ufrj.br) on 2021-01-04T14:43:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 4248-Texto do artigo-15049-1-10-20150830.pdf: 265208 bytes, checksum: 14735a1e4a44d4f0d7ee1ce4a248c310 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-04T14:43:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 4248-Texto do artigo-15049-1-10-20150830.pdf: 265208 bytes, checksum: 14735a1e4a44d4f0d7ee1ce4a248c310 (MD5) Previous issue date: 2014-12porUniversidade Federal do Rio GrandeFURGBrasilSistema de Bibliotecas e InformaçãoBiblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da InformaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOQualidade no atendimentoServiço de referênciaMarketing em bibliotecasBibliotecário de referênciaO papel da qualidade e do marketing no serviço de referênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article2822736abertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL4248-Texto do artigo-15049-1-10-20150830.pdf4248-Texto do artigo-15049-1-10-20150830.pdfapplication/pdf265208http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13481/1/4248-Texto+do+artigo-15049-1-10-20150830.pdf14735a1e4a44d4f0d7ee1ce4a248c310MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13481/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/134812023-11-30 00:04:05.862oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:05Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência |
title |
O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência |
spellingShingle |
O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência Ramos, Marília Cossich CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO Qualidade no atendimento Serviço de referência Marketing em bibliotecas Bibliotecário de referência |
title_short |
O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência |
title_full |
O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência |
title_fullStr |
O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência |
title_full_unstemmed |
O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência |
title_sort |
O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência |
author |
Ramos, Marília Cossich |
author_facet |
Ramos, Marília Cossich |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Marília Cossich |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO Qualidade no atendimento Serviço de referência Marketing em bibliotecas Bibliotecário de referência |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade no atendimento Serviço de referência Marketing em bibliotecas Bibliotecário de referência |
description |
Apresenta a importância da qualidade no atendimento prestado pelo profissional da informação. Define as principais características e funções do serviço de referência. Identifica o bibliotecário de referência como o principal agente de um serviço de referência eficaz. Aponta as principais correntes do marketing em unidades de informação. Demonstra os principais produtos e serviços oferecidos por uma unidade de informação. Ressalta a contribuição do serviço de referência e um atendimento de qualidade para o marketing da biblioteca. Conclui ressaltando a importância da qualidade para o marketing em unidades de informação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-04T14:43:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:04:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RAMOS, Marília Cossich. O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência. BIBLOS, Rio Grande, v. 28, n. 2, p. 27–36, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/13481 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-4388 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Marília Cossich. O papel da qualidade e do marketing no serviço de referência. BIBLOS, Rio Grande, v. 28, n. 2, p. 27–36, 2015. 0102-4388 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/13481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
FURG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Sistema de Bibliotecas e Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13481/1/4248-Texto+do+artigo-15049-1-10-20150830.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13481/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14735a1e4a44d4f0d7ee1ce4a248c310 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097191357317120 |