A orientação educacional sob análise: revendo o campo de atuação nos municípios de Mesquita e Duque de Caxias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Aline Silva da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12939
Resumo: Ao longo de sua história, o sistema educacional brasileiro tem sido organizado a partir de diferentes concepções de educação, de gestão e de escola, de acordo com as necessidades de cada momento histórico. Isso também levou a diferentes maneiras de se organizar o trabalho pedagógico, assim como as funções a serem exercidas por diferentes profissionais, como os supervisores de ensino, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, entre outros (LIBÂNEO, 2005). No caso específico da orientação educacional, nota-se, de acordo com a literatura, uma mudança no paradigma, que antes era concebido a partir de uma visão individualizada da função desse profissional, com conotação vocacional e/ou assistencial, para uma concepção mais coletiva e envolvendo todos os agentes escolares para o alcance de um mesmo objetivo, o qual se refere à formação de seus alunos como cidadãos, em seus aspectos sociais, políticos e culturais. Desse modo, a presente pesquisa monográfica tem como objetivo identificar as atuais possibilidades de atuação dos orientadores educacionais nas escolas públicas de dois municípios do estado do Rio de Janeiro, no intuito de observar se essas mudanças nas atribuições desses profissionais nas escolas se fazem presentes. Para tanto, foram escolhidos os municípios de Mesquita e Duque de Caxias; o primeiro por ter sido criado mais recentemente e o segundo por ser mais antigo. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema no Brasil. Em seguida, analisados os editais para concursos à função de orientador educacional desses municípios, além de seus regimentos escolares, assim como o traço histórico de cada um. O aporte teórico contou com algumas reflexões de Pascoal (2008); Grinspun (1994); e Giacaglia & Penteado (2014). Como resultado, foi possível identificar o perfil de orientação educacional presente na gestão e organização das escolas dos dois municípios selecionados, as atribuições e exigências em termos de formação e dos saberes profissionais exigidos que apontam para uma atuação crítica e emancipatória.
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