O traço de telicidade e suas realizações no português do Brasil e no espanhol do Chile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourençoni, Débora Cristina Paz Paz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2036
Resumo: Investiga as realizações do traço [+ télico] no português do Brasil e no espanhol do Chile. Consideramos que a telicidade está relacionada ao traço aspectual de uma situação que possui um ponto final inerente e definido. Para tanto, aplicamos a três falantes nativos do português do Brasil e a três falantes nativos do espanhol do Chile um teste de produção semiespontânea em que os indivíduos descreviam doze conjuntos de fotos. Cada conjunto possuía três fotos e representava ações cotidianas. Para investigar as diferentes realizações do traço [+ télico] nas línguas em questão, analisamos todas as orações télicas produzidas pelos informantes. No que diz respeito ao português do Brasil, verificamos que o traço [+ télico] pode ser realizado por um complemento de cardinalidade especificada, por um adjunto adverbial preposicionado ou pela junção desses dois constituintes. No que diz respeito ao espanhol do Chile, verificamos que o traço [+ télico] pode ser realizado das mesmas maneiras que no português do Brasil, além de poder ser realizado pelo operador aspectual "se" combinado a um complemento de cardinalidade especificada. Nas duas línguas investigadas, constatamos o uso majoritário de um complemento de cardinalidade especificada para a expressão do traço [+ télico], com a ressalva de que no português do Brasil esse uso ocorreu em maior número.
id UFRJ_85867d873b44810f59fade0d3d7f4692
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2036
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O traço de telicidade e suas realizações no português do Brasil e no espanhol do ChileTelicidadeRealizaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAInvestiga as realizações do traço [+ télico] no português do Brasil e no espanhol do Chile. Consideramos que a telicidade está relacionada ao traço aspectual de uma situação que possui um ponto final inerente e definido. Para tanto, aplicamos a três falantes nativos do português do Brasil e a três falantes nativos do espanhol do Chile um teste de produção semiespontânea em que os indivíduos descreviam doze conjuntos de fotos. Cada conjunto possuía três fotos e representava ações cotidianas. Para investigar as diferentes realizações do traço [+ télico] nas línguas em questão, analisamos todas as orações télicas produzidas pelos informantes. No que diz respeito ao português do Brasil, verificamos que o traço [+ télico] pode ser realizado por um complemento de cardinalidade especificada, por um adjunto adverbial preposicionado ou pela junção desses dois constituintes. No que diz respeito ao espanhol do Chile, verificamos que o traço [+ télico] pode ser realizado das mesmas maneiras que no português do Brasil, além de poder ser realizado pelo operador aspectual "se" combinado a um complemento de cardinalidade especificada. Nas duas línguas investigadas, constatamos o uso majoritário de um complemento de cardinalidade especificada para a expressão do traço [+ télico], com a ressalva de que no português do Brasil esse uso ocorreu em maior número.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJMartins, Adriana Leitãohttp://lattes.cnpq.br/3516755675572396http://lattes.cnpq.br/4920400813561690Novaes, Celso Vieirahttp://lattes.cnpq.br/7366286274411762Lourençoni, Débora Cristina Paz Paz2017-05-19T18:56:30Z2023-12-21T03:00:59Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:59Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2036Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:59Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O traço de telicidade e suas realizações no português do Brasil e no espanhol do Chile
title O traço de telicidade e suas realizações no português do Brasil e no espanhol do Chile
spellingShingle O traço de telicidade e suas realizações no português do Brasil e no espanhol do Chile
Lourençoni, Débora Cristina Paz Paz
Telicidade
Realização
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O traço de telicidade e suas realizações no português do Brasil e no espanhol do Chile
title_full O traço de telicidade e suas realizações no português do Brasil e no espanhol do Chile
title_fullStr O traço de telicidade e suas realizações no português do Brasil e no espanhol do Chile
title_full_unstemmed O traço de telicidade e suas realizações no português do Brasil e no espanhol do Chile
title_sort O traço de telicidade e suas realizações no português do Brasil e no espanhol do Chile
author Lourençoni, Débora Cristina Paz Paz
author_facet Lourençoni, Débora Cristina Paz Paz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Adriana Leitão
http://lattes.cnpq.br/3516755675572396
http://lattes.cnpq.br/4920400813561690
Novaes, Celso Vieira
http://lattes.cnpq.br/7366286274411762
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourençoni, Débora Cristina Paz Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Telicidade
Realização
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Telicidade
Realização
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Investiga as realizações do traço [+ télico] no português do Brasil e no espanhol do Chile. Consideramos que a telicidade está relacionada ao traço aspectual de uma situação que possui um ponto final inerente e definido. Para tanto, aplicamos a três falantes nativos do português do Brasil e a três falantes nativos do espanhol do Chile um teste de produção semiespontânea em que os indivíduos descreviam doze conjuntos de fotos. Cada conjunto possuía três fotos e representava ações cotidianas. Para investigar as diferentes realizações do traço [+ télico] nas línguas em questão, analisamos todas as orações télicas produzidas pelos informantes. No que diz respeito ao português do Brasil, verificamos que o traço [+ télico] pode ser realizado por um complemento de cardinalidade especificada, por um adjunto adverbial preposicionado ou pela junção desses dois constituintes. No que diz respeito ao espanhol do Chile, verificamos que o traço [+ télico] pode ser realizado das mesmas maneiras que no português do Brasil, além de poder ser realizado pelo operador aspectual "se" combinado a um complemento de cardinalidade especificada. Nas duas línguas investigadas, constatamos o uso majoritário de um complemento de cardinalidade especificada para a expressão do traço [+ télico], com a ressalva de que no português do Brasil esse uso ocorreu em maior número.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-05-19T18:56:30Z
2023-12-21T03:00:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2036
url http://hdl.handle.net/11422/2036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455963883241472