A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1692 |
Resumo: | Demonstra a importância da comunicação empresarial, em especial, da necessidade de se ter um departamento de comunicação interna na construção, manutenção e/ou modificação da imagem das organizações. Através de ferramentas específicas a CI possui a finalidade de aumentar a satisfação dos colaboradores e, conseqüentemente, a produtividade e o lucro da empresa. Atualmente, a área vem sendo percebida como setor estratégico de gestão empresarial, tornando-se agente imprescindível na responsabilidade social das instituições. Porém até chegar a esse status, a comunicação passou por várias mudanças ao longo dos anos. O estudo demonstra na seqüência dos capítulos o histórico da comunicação empresarial no Brasil, o conceito de comunicação interna, quais são as principais ferramentas utilizadas nas corporações, modelo de planejamento, bem como as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área. Para efeitos práticos, foi feito um estudo de caso da companhia Coca-Cola Brasil, apresentando suas principais ações dirigidas ao público interno. |
id |
UFRJ_88c37e61e968fdedd58637d43c22fba7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1692 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitão, Fernanda Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974Refkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Cruz, Lucia Maria Marcellino de Santahttp://lattes.cnpq.br/0078280390470503Barbosa, Gabriel Collares2017-03-29T21:12:25Z2023-11-30T03:02:00Z2007-12-05LEITÃO, Fernanda Pinheiro. A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca Cola. 2007. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/1692Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-09-27T21:45:58Z No. of bitstreams: 1 FLeitão.pdf: 824959 bytes, checksum: a519d56ef4c16b62e6c751be9178df8a (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-29T21:12:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FLeitão.pdf: 824959 bytes, checksum: a519d56ef4c16b62e6c751be9178df8a (MD5) Previous issue date: 2007-12-05Demonstra a importância da comunicação empresarial, em especial, da necessidade de se ter um departamento de comunicação interna na construção, manutenção e/ou modificação da imagem das organizações. Através de ferramentas específicas a CI possui a finalidade de aumentar a satisfação dos colaboradores e, conseqüentemente, a produtividade e o lucro da empresa. Atualmente, a área vem sendo percebida como setor estratégico de gestão empresarial, tornando-se agente imprescindível na responsabilidade social das instituições. Porém até chegar a esse status, a comunicação passou por várias mudanças ao longo dos anos. O estudo demonstra na seqüência dos capítulos o histórico da comunicação empresarial no Brasil, o conceito de comunicação interna, quais são as principais ferramentas utilizadas nas corporações, modelo de planejamento, bem como as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área. Para efeitos práticos, foi feito um estudo de caso da companhia Coca-Cola Brasil, apresentando suas principais ações dirigidas ao público interno.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOComunicação organizacionalCoca-colaEndomarketingA importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-colainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALFLeitão.pdfFLeitão.pdfapplication/pdf824959http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1692/1/FLeit%C3%A3o.pdfa519d56ef4c16b62e6c751be9178df8aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1692/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTFLeitão.pdf.txtFLeitão.pdf.txtExtracted texttext/plain96922http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1692/3/FLeit%C3%A3o.pdf.txtd539f0030b48c2d0327b0ddcc9915252MD5311422/16922023-11-30 00:02:00.714oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola |
title |
A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola |
spellingShingle |
A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola Leitão, Fernanda Pinheiro CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Comunicação organizacional Coca-cola Endomarketing |
title_short |
A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola |
title_full |
A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola |
title_fullStr |
A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola |
title_full_unstemmed |
A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola |
title_sort |
A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola |
author |
Leitão, Fernanda Pinheiro |
author_facet |
Leitão, Fernanda Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9574814628228974 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, Fernanda Pinheiro |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Refkalefsky, Eduardo |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9511577097026908 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cruz, Lucia Maria Marcellino de Santa |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0078280390470503 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Gabriel Collares |
contributor_str_mv |
Refkalefsky, Eduardo Cruz, Lucia Maria Marcellino de Santa Barbosa, Gabriel Collares |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Comunicação organizacional Coca-cola Endomarketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Coca-cola Endomarketing |
description |
Demonstra a importância da comunicação empresarial, em especial, da necessidade de se ter um departamento de comunicação interna na construção, manutenção e/ou modificação da imagem das organizações. Através de ferramentas específicas a CI possui a finalidade de aumentar a satisfação dos colaboradores e, conseqüentemente, a produtividade e o lucro da empresa. Atualmente, a área vem sendo percebida como setor estratégico de gestão empresarial, tornando-se agente imprescindível na responsabilidade social das instituições. Porém até chegar a esse status, a comunicação passou por várias mudanças ao longo dos anos. O estudo demonstra na seqüência dos capítulos o histórico da comunicação empresarial no Brasil, o conceito de comunicação interna, quais são as principais ferramentas utilizadas nas corporações, modelo de planejamento, bem como as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área. Para efeitos práticos, foi feito um estudo de caso da companhia Coca-Cola Brasil, apresentando suas principais ações dirigidas ao público interno. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-29T21:12:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEITÃO, Fernanda Pinheiro. A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca Cola. 2007. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/1692 |
identifier_str_mv |
LEITÃO, Fernanda Pinheiro. A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca Cola. 2007. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1692/1/FLeit%C3%A3o.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1692/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1692/3/FLeit%C3%A3o.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a519d56ef4c16b62e6c751be9178df8a dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 d539f0030b48c2d0327b0ddcc9915252 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097072717234176 |