A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nassur, Julia Torres Maciel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3918
Resumo: Quando se fala em Comunicação Interna, o objetivo é tratar de uma ferramenta que propicia a evolução de uma organização e que, apesar de crescente interesse das grandes empresas nessa área, muitas vezes não tem o seu devido destaque, valor e importância. É uma interação contrária às metodologias passivas, onde o funcionário é tido como um mero receptáculo de informações e atividades que poucas vezes despertam seu interesse. A Comunicação Interna atual passou a ser de extrema importância por melhorar o clima entre os colaboradores, aumentar a produtividade dos funcionários e deixá-los bem informados e envolvidos com a organização. Para uma empresa manter uma imagem positiva, é necessário que se valorize, primeiramente, o público interno (colaboradores). Nesse trabalho, o desejo é possibilitar uma melhor compreensão do papel da Comunicação Interna nas empresas, suas ferramentas, seu papel estratégico, desafios e benefícios, mostrando que tendo este setor por base, a organização torna-se capaz de se desenvolver com firmeza. Serão analisadas as principais ferramentas de Comunicação Interna das grandes empresas, a função e papel específico de cada uma delas e sua importância para a Comunicação Interna das organizações.
id UFRJ_9cb6e0fc366b184a4918aaf2d658f85d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3918
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentasComunicação internaComunicação organizacionalDescentralização administrativaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOQuando se fala em Comunicação Interna, o objetivo é tratar de uma ferramenta que propicia a evolução de uma organização e que, apesar de crescente interesse das grandes empresas nessa área, muitas vezes não tem o seu devido destaque, valor e importância. É uma interação contrária às metodologias passivas, onde o funcionário é tido como um mero receptáculo de informações e atividades que poucas vezes despertam seu interesse. A Comunicação Interna atual passou a ser de extrema importância por melhorar o clima entre os colaboradores, aumentar a produtividade dos funcionários e deixá-los bem informados e envolvidos com a organização. Para uma empresa manter uma imagem positiva, é necessário que se valorize, primeiramente, o público interno (colaboradores). Nesse trabalho, o desejo é possibilitar uma melhor compreensão do papel da Comunicação Interna nas empresas, suas ferramentas, seu papel estratégico, desafios e benefícios, mostrando que tendo este setor por base, a organização torna-se capaz de se desenvolver com firmeza. Serão analisadas as principais ferramentas de Comunicação Interna das grandes empresas, a função e papel específico de cada uma delas e sua importância para a Comunicação Interna das organizações.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJRefkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Gallotti, Luiz Solon Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488Rett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Nassur, Julia Torres Maciel2018-05-04T19:36:53Z2023-12-21T03:05:34Z2013-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNASSUR, Julia Torres Maciel. A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/3918porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:35Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3918Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:35Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas
title A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas
spellingShingle A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas
Nassur, Julia Torres Maciel
Comunicação interna
Comunicação organizacional
Descentralização administrativa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas
title_full A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas
title_fullStr A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas
title_full_unstemmed A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas
title_sort A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas
author Nassur, Julia Torres Maciel
author_facet Nassur, Julia Torres Maciel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Refkalefsky, Eduardo
http://lattes.cnpq.br/9511577097026908
Gallotti, Luiz Solon Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/1822664013296488
Rett, Lucimara
http://lattes.cnpq.br/1020341783834309
dc.contributor.author.fl_str_mv Nassur, Julia Torres Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Comunicação organizacional
Descentralização administrativa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Comunicação interna
Comunicação organizacional
Descentralização administrativa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Quando se fala em Comunicação Interna, o objetivo é tratar de uma ferramenta que propicia a evolução de uma organização e que, apesar de crescente interesse das grandes empresas nessa área, muitas vezes não tem o seu devido destaque, valor e importância. É uma interação contrária às metodologias passivas, onde o funcionário é tido como um mero receptáculo de informações e atividades que poucas vezes despertam seu interesse. A Comunicação Interna atual passou a ser de extrema importância por melhorar o clima entre os colaboradores, aumentar a produtividade dos funcionários e deixá-los bem informados e envolvidos com a organização. Para uma empresa manter uma imagem positiva, é necessário que se valorize, primeiramente, o público interno (colaboradores). Nesse trabalho, o desejo é possibilitar uma melhor compreensão do papel da Comunicação Interna nas empresas, suas ferramentas, seu papel estratégico, desafios e benefícios, mostrando que tendo este setor por base, a organização torna-se capaz de se desenvolver com firmeza. Serão analisadas as principais ferramentas de Comunicação Interna das grandes empresas, a função e papel específico de cada uma delas e sua importância para a Comunicação Interna das organizações.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-17
2018-05-04T19:36:53Z
2023-12-21T03:05:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASSUR, Julia Torres Maciel. A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
http://hdl.handle.net/11422/3918
identifier_str_mv NASSUR, Julia Torres Maciel. A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
url http://hdl.handle.net/11422/3918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455960764776448