A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3918 |
Resumo: | Quando se fala em Comunicação Interna, o objetivo é tratar de uma ferramenta que propicia a evolução de uma organização e que, apesar de crescente interesse das grandes empresas nessa área, muitas vezes não tem o seu devido destaque, valor e importância. É uma interação contrária às metodologias passivas, onde o funcionário é tido como um mero receptáculo de informações e atividades que poucas vezes despertam seu interesse. A Comunicação Interna atual passou a ser de extrema importância por melhorar o clima entre os colaboradores, aumentar a produtividade dos funcionários e deixá-los bem informados e envolvidos com a organização. Para uma empresa manter uma imagem positiva, é necessário que se valorize, primeiramente, o público interno (colaboradores). Nesse trabalho, o desejo é possibilitar uma melhor compreensão do papel da Comunicação Interna nas empresas, suas ferramentas, seu papel estratégico, desafios e benefícios, mostrando que tendo este setor por base, a organização torna-se capaz de se desenvolver com firmeza. Serão analisadas as principais ferramentas de Comunicação Interna das grandes empresas, a função e papel específico de cada uma delas e sua importância para a Comunicação Interna das organizações. |
id |
UFRJ_9cb6e0fc366b184a4918aaf2d658f85d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3918 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentasComunicação internaComunicação organizacionalDescentralização administrativaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOQuando se fala em Comunicação Interna, o objetivo é tratar de uma ferramenta que propicia a evolução de uma organização e que, apesar de crescente interesse das grandes empresas nessa área, muitas vezes não tem o seu devido destaque, valor e importância. É uma interação contrária às metodologias passivas, onde o funcionário é tido como um mero receptáculo de informações e atividades que poucas vezes despertam seu interesse. A Comunicação Interna atual passou a ser de extrema importância por melhorar o clima entre os colaboradores, aumentar a produtividade dos funcionários e deixá-los bem informados e envolvidos com a organização. Para uma empresa manter uma imagem positiva, é necessário que se valorize, primeiramente, o público interno (colaboradores). Nesse trabalho, o desejo é possibilitar uma melhor compreensão do papel da Comunicação Interna nas empresas, suas ferramentas, seu papel estratégico, desafios e benefícios, mostrando que tendo este setor por base, a organização torna-se capaz de se desenvolver com firmeza. Serão analisadas as principais ferramentas de Comunicação Interna das grandes empresas, a função e papel específico de cada uma delas e sua importância para a Comunicação Interna das organizações.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJRefkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Gallotti, Luiz Solon Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488Rett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Nassur, Julia Torres Maciel2018-05-04T19:36:53Z2023-12-21T03:05:34Z2013-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNASSUR, Julia Torres Maciel. A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/3918porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:35Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3918Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:35Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas |
title |
A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas |
spellingShingle |
A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas Nassur, Julia Torres Maciel Comunicação interna Comunicação organizacional Descentralização administrativa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas |
title_full |
A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas |
title_fullStr |
A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas |
title_full_unstemmed |
A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas |
title_sort |
A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas |
author |
Nassur, Julia Torres Maciel |
author_facet |
Nassur, Julia Torres Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Refkalefsky, Eduardo http://lattes.cnpq.br/9511577097026908 Gallotti, Luiz Solon Gonçalves http://lattes.cnpq.br/1822664013296488 Rett, Lucimara http://lattes.cnpq.br/1020341783834309 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nassur, Julia Torres Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação interna Comunicação organizacional Descentralização administrativa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Comunicação interna Comunicação organizacional Descentralização administrativa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Quando se fala em Comunicação Interna, o objetivo é tratar de uma ferramenta que propicia a evolução de uma organização e que, apesar de crescente interesse das grandes empresas nessa área, muitas vezes não tem o seu devido destaque, valor e importância. É uma interação contrária às metodologias passivas, onde o funcionário é tido como um mero receptáculo de informações e atividades que poucas vezes despertam seu interesse. A Comunicação Interna atual passou a ser de extrema importância por melhorar o clima entre os colaboradores, aumentar a produtividade dos funcionários e deixá-los bem informados e envolvidos com a organização. Para uma empresa manter uma imagem positiva, é necessário que se valorize, primeiramente, o público interno (colaboradores). Nesse trabalho, o desejo é possibilitar uma melhor compreensão do papel da Comunicação Interna nas empresas, suas ferramentas, seu papel estratégico, desafios e benefícios, mostrando que tendo este setor por base, a organização torna-se capaz de se desenvolver com firmeza. Serão analisadas as principais ferramentas de Comunicação Interna das grandes empresas, a função e papel específico de cada uma delas e sua importância para a Comunicação Interna das organizações. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-17 2018-05-04T19:36:53Z 2023-12-21T03:05:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASSUR, Julia Torres Maciel. A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. http://hdl.handle.net/11422/3918 |
identifier_str_mv |
NASSUR, Julia Torres Maciel. A comunicação interna nas organizações: estratégias e ferramentas. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455960764776448 |