A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Fernanda Pinheiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1692
Resumo: Demonstra a importância da comunicação empresarial, em especial, da necessidade de se ter um departamento de comunicação interna na construção, manutenção e/ou modificação da imagem das organizações. Através de ferramentas específicas a CI possui a finalidade de aumentar a satisfação dos colaboradores e, conseqüentemente, a produtividade e o lucro da empresa. Atualmente, a área vem sendo percebida como setor estratégico de gestão empresarial, tornando-se agente imprescindível na responsabilidade social das instituições. Porém até chegar a esse status, a comunicação passou por várias mudanças ao longo dos anos. O estudo demonstra na seqüência dos capítulos o histórico da comunicação empresarial no Brasil, o conceito de comunicação interna, quais são as principais ferramentas utilizadas nas corporações, modelo de planejamento, bem como as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área. Para efeitos práticos, foi feito um estudo de caso da companhia Coca-Cola Brasil, apresentando suas principais ações dirigidas ao público interno.
id UFRJ_88c37e61e968fdedd58637d43c22fba7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1692
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Leitão, Fernanda Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974Refkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Cruz, Lucia Maria Marcellino de Santahttp://lattes.cnpq.br/0078280390470503Barbosa, Gabriel Collares2017-03-29T21:12:25Z2023-11-30T03:02:00Z2007-12-05LEITÃO, Fernanda Pinheiro. A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca Cola. 2007. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/1692Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-09-27T21:45:58Z No. of bitstreams: 1 FLeitão.pdf: 824959 bytes, checksum: a519d56ef4c16b62e6c751be9178df8a (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-29T21:12:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FLeitão.pdf: 824959 bytes, checksum: a519d56ef4c16b62e6c751be9178df8a (MD5) Previous issue date: 2007-12-05Demonstra a importância da comunicação empresarial, em especial, da necessidade de se ter um departamento de comunicação interna na construção, manutenção e/ou modificação da imagem das organizações. Através de ferramentas específicas a CI possui a finalidade de aumentar a satisfação dos colaboradores e, conseqüentemente, a produtividade e o lucro da empresa. Atualmente, a área vem sendo percebida como setor estratégico de gestão empresarial, tornando-se agente imprescindível na responsabilidade social das instituições. Porém até chegar a esse status, a comunicação passou por várias mudanças ao longo dos anos. O estudo demonstra na seqüência dos capítulos o histórico da comunicação empresarial no Brasil, o conceito de comunicação interna, quais são as principais ferramentas utilizadas nas corporações, modelo de planejamento, bem como as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área. Para efeitos práticos, foi feito um estudo de caso da companhia Coca-Cola Brasil, apresentando suas principais ações dirigidas ao público interno.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOComunicação organizacionalCoca-colaEndomarketingA importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-colainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALFLeitão.pdfFLeitão.pdfapplication/pdf824959http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1692/1/FLeit%C3%A3o.pdfa519d56ef4c16b62e6c751be9178df8aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1692/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTFLeitão.pdf.txtFLeitão.pdf.txtExtracted texttext/plain96922http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1692/3/FLeit%C3%A3o.pdf.txtd539f0030b48c2d0327b0ddcc9915252MD5311422/16922023-11-30 00:02:00.714oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola
title A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola
spellingShingle A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola
Leitão, Fernanda Pinheiro
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Comunicação organizacional
Coca-cola
Endomarketing
title_short A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola
title_full A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola
title_fullStr A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola
title_full_unstemmed A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola
title_sort A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca-cola
author Leitão, Fernanda Pinheiro
author_facet Leitão, Fernanda Pinheiro
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9574814628228974
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Fernanda Pinheiro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Refkalefsky, Eduardo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9511577097026908
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cruz, Lucia Maria Marcellino de Santa
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0078280390470503
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Gabriel Collares
contributor_str_mv Refkalefsky, Eduardo
Cruz, Lucia Maria Marcellino de Santa
Barbosa, Gabriel Collares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Comunicação organizacional
Coca-cola
Endomarketing
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Coca-cola
Endomarketing
description Demonstra a importância da comunicação empresarial, em especial, da necessidade de se ter um departamento de comunicação interna na construção, manutenção e/ou modificação da imagem das organizações. Através de ferramentas específicas a CI possui a finalidade de aumentar a satisfação dos colaboradores e, conseqüentemente, a produtividade e o lucro da empresa. Atualmente, a área vem sendo percebida como setor estratégico de gestão empresarial, tornando-se agente imprescindível na responsabilidade social das instituições. Porém até chegar a esse status, a comunicação passou por várias mudanças ao longo dos anos. O estudo demonstra na seqüência dos capítulos o histórico da comunicação empresarial no Brasil, o conceito de comunicação interna, quais são as principais ferramentas utilizadas nas corporações, modelo de planejamento, bem como as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área. Para efeitos práticos, foi feito um estudo de caso da companhia Coca-Cola Brasil, apresentando suas principais ações dirigidas ao público interno.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-29T21:12:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITÃO, Fernanda Pinheiro. A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca Cola. 2007. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1692
identifier_str_mv LEITÃO, Fernanda Pinheiro. A importância da comunicação interna nas organizações: o caso da Coca Cola. 2007. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://hdl.handle.net/11422/1692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1692/1/FLeit%C3%A3o.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1692/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1692/3/FLeit%C3%A3o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a519d56ef4c16b62e6c751be9178df8a
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
d539f0030b48c2d0327b0ddcc9915252
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097072717234176