Estudo de desempenho do planador Astir III Classe Standard pelo método da colocação a partir da teoria da linha de sustentação de Prandtl

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Bruno Henrique Salvador
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/9136
Resumo: O presente trabalho consiste no estudo de desempenho de um planador usado em competições da classe standard chamado Astir. Para tal, os valores dos coeficientes adimensionais aerodinâmicos são calculados para a asa dessa aeronave, e um estudo de desempenho é feito a partir de uma formulação teórica. Além disso, os valores encontrados de melhor desempenho são comparados aos dados fornecidos pelo fabricante. O projeto tem como fundamento a teoria da linha de sustentação de Prandtl, utilizada para modelar a sustentação gerada na asa de aeronaves. A solução utilizada para essa teoria é o chamado “método da colocação”, que é a solução clássica.Para validar a solução apresentada, o método é comparado à uma solução alternativa apresentada em um artigo da Journal Aircraft.
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