Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia Matos dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/389
Resumo: Fãs são conhecidos por atitudes extremas na tentativa de demonstrar admiração ou para chegar perto do ídolo. Embora muito desta visão permaneça até hoje no senso comum, com a expansão dos Estudos Culturais nos EUA e Inglaterra, a validade do discurso dominante sobre os fãs começou a ser questionada. O fã passou a ser visto, também, como um receptor criativo, capaz de transformar sua dedicação em novos artefatos e sentidos a partir do objeto de culto. A década de 1990 testemunhou o auge dos grupos de música pop formados por garotos, conhecidos como Boy Bands. O grupo Backstreet Boys, maior expoente do gênero, se tornou conhecido, principalmente, por arrastar uma multidão de fãs por onde passava. O comportamento destas fãs chamou a atenção da mídia. O aparente exagero nas práticas cotidianas das comunidades de fãs resultou em uma série de estereótipos e mitos, como o da histeria. Este trabalho tem como objetivo produzir uma abordagem que questione os discursos hegemônicos sobre os fãs e, assim, propor um referencial teórico que leva em consideração sua relação com o aparato midiático. O conceito de escuta performática de Simon Frith (1996) norteia boa parte deste trabalho, atualizado e articulado com as noções de investimento afetivo (GROSSBERG, 2001) e disputa simbólica (BOURDIEU,1983) a fim de constituir o arcabouço teórico necessário para compreender o comportamento das fãs diante de seus ídolos.
id UFRJ_90f6500040b6916ed32acc70549552af
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/389
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Santos, Patrícia Matos doshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Sovik, Liv Rebeccahttp://lattes.cnpq.br/7709834262127600Monteiro, Tiago José Lemoshttp://lattes.cnpq.br/4954471388974809Fernandes, Fátima Sobralhttp://lattes.cnpq.br/6378629974313895Cardoso, Monica Machado2016-05-20T17:24:29Z2023-11-30T03:02:46Z2010-07-13SANTOS, Patrícia M. Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys. 2010. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://hdl.handle.net/11422/389Submitted by Daniel Teixeira (dncmotors@gmail.com) on 2016-04-27T15:03:06Z No. of bitstreams: 1 monografia_patriciamatos.pdf: 27104772 bytes, checksum: b634c352d87b247dfb828c6478c98c81 (MD5)Made available in DSpace on 2016-05-20T17:24:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monografia_patriciamatos.pdf: 27104772 bytes, checksum: b634c352d87b247dfb828c6478c98c81 (MD5) Previous issue date: 2010-07-13Fãs são conhecidos por atitudes extremas na tentativa de demonstrar admiração ou para chegar perto do ídolo. Embora muito desta visão permaneça até hoje no senso comum, com a expansão dos Estudos Culturais nos EUA e Inglaterra, a validade do discurso dominante sobre os fãs começou a ser questionada. O fã passou a ser visto, também, como um receptor criativo, capaz de transformar sua dedicação em novos artefatos e sentidos a partir do objeto de culto. A década de 1990 testemunhou o auge dos grupos de música pop formados por garotos, conhecidos como Boy Bands. O grupo Backstreet Boys, maior expoente do gênero, se tornou conhecido, principalmente, por arrastar uma multidão de fãs por onde passava. O comportamento destas fãs chamou a atenção da mídia. O aparente exagero nas práticas cotidianas das comunidades de fãs resultou em uma série de estereótipos e mitos, como o da histeria. Este trabalho tem como objetivo produzir uma abordagem que questione os discursos hegemônicos sobre os fãs e, assim, propor um referencial teórico que leva em consideração sua relação com o aparato midiático. O conceito de escuta performática de Simon Frith (1996) norteia boa parte deste trabalho, atualizado e articulado com as noções de investimento afetivo (GROSSBERG, 2001) e disputa simbólica (BOURDIEU,1983) a fim de constituir o arcabouço teórico necessário para compreender o comportamento das fãs diante de seus ídolos.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOBanda musicalMúsicaBoybandSimbolismoPerformance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boysinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALPASantos.pdfPASantos.pdfapplication/pdf3050853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/389/3/PASantos.pdf0b4a989b465c057cf144b12e53a4d8ebMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/389/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTPASantos.pdf.txtPASantos.pdf.txtExtracted texttext/plain129111http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/389/4/PASantos.pdf.txt05e465ae456283142b0faa86a213cb01MD5411422/3892023-11-30 00:02:46.316oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:46Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys
title Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys
spellingShingle Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys
Santos, Patrícia Matos dos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Banda musical
Música
Boyband
Simbolismo
title_short Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys
title_full Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys
title_fullStr Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys
title_full_unstemmed Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys
title_sort Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys
author Santos, Patrícia Matos dos
author_facet Santos, Patrícia Matos dos
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3192570587798184
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Patrícia Matos dos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sovik, Liv Rebecca
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7709834262127600
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Monteiro, Tiago José Lemos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4954471388974809
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fernandes, Fátima Sobral
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6378629974313895
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Monica Machado
contributor_str_mv Sovik, Liv Rebecca
Monteiro, Tiago José Lemos
Fernandes, Fátima Sobral
Cardoso, Monica Machado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Banda musical
Música
Boyband
Simbolismo
dc.subject.por.fl_str_mv Banda musical
Música
Boyband
Simbolismo
description Fãs são conhecidos por atitudes extremas na tentativa de demonstrar admiração ou para chegar perto do ídolo. Embora muito desta visão permaneça até hoje no senso comum, com a expansão dos Estudos Culturais nos EUA e Inglaterra, a validade do discurso dominante sobre os fãs começou a ser questionada. O fã passou a ser visto, também, como um receptor criativo, capaz de transformar sua dedicação em novos artefatos e sentidos a partir do objeto de culto. A década de 1990 testemunhou o auge dos grupos de música pop formados por garotos, conhecidos como Boy Bands. O grupo Backstreet Boys, maior expoente do gênero, se tornou conhecido, principalmente, por arrastar uma multidão de fãs por onde passava. O comportamento destas fãs chamou a atenção da mídia. O aparente exagero nas práticas cotidianas das comunidades de fãs resultou em uma série de estereótipos e mitos, como o da histeria. Este trabalho tem como objetivo produzir uma abordagem que questione os discursos hegemônicos sobre os fãs e, assim, propor um referencial teórico que leva em consideração sua relação com o aparato midiático. O conceito de escuta performática de Simon Frith (1996) norteia boa parte deste trabalho, atualizado e articulado com as noções de investimento afetivo (GROSSBERG, 2001) e disputa simbólica (BOURDIEU,1983) a fim de constituir o arcabouço teórico necessário para compreender o comportamento das fãs diante de seus ídolos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T17:24:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Patrícia M. Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys. 2010. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/389
identifier_str_mv SANTOS, Patrícia M. Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys. 2010. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
url http://hdl.handle.net/11422/389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/389/3/PASantos.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/389/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/389/4/PASantos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b4a989b465c057cf144b12e53a4d8eb
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
05e465ae456283142b0faa86a213cb01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097059784097792