Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/389 |
Resumo: | Fãs são conhecidos por atitudes extremas na tentativa de demonstrar admiração ou para chegar perto do ídolo. Embora muito desta visão permaneça até hoje no senso comum, com a expansão dos Estudos Culturais nos EUA e Inglaterra, a validade do discurso dominante sobre os fãs começou a ser questionada. O fã passou a ser visto, também, como um receptor criativo, capaz de transformar sua dedicação em novos artefatos e sentidos a partir do objeto de culto. A década de 1990 testemunhou o auge dos grupos de música pop formados por garotos, conhecidos como Boy Bands. O grupo Backstreet Boys, maior expoente do gênero, se tornou conhecido, principalmente, por arrastar uma multidão de fãs por onde passava. O comportamento destas fãs chamou a atenção da mídia. O aparente exagero nas práticas cotidianas das comunidades de fãs resultou em uma série de estereótipos e mitos, como o da histeria. Este trabalho tem como objetivo produzir uma abordagem que questione os discursos hegemônicos sobre os fãs e, assim, propor um referencial teórico que leva em consideração sua relação com o aparato midiático. O conceito de escuta performática de Simon Frith (1996) norteia boa parte deste trabalho, atualizado e articulado com as noções de investimento afetivo (GROSSBERG, 2001) e disputa simbólica (BOURDIEU,1983) a fim de constituir o arcabouço teórico necessário para compreender o comportamento das fãs diante de seus ídolos. |
id |
UFRJ_90f6500040b6916ed32acc70549552af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/389 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Patrícia Matos doshttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Sovik, Liv Rebeccahttp://lattes.cnpq.br/7709834262127600Monteiro, Tiago José Lemoshttp://lattes.cnpq.br/4954471388974809Fernandes, Fátima Sobralhttp://lattes.cnpq.br/6378629974313895Cardoso, Monica Machado2016-05-20T17:24:29Z2023-11-30T03:02:46Z2010-07-13SANTOS, Patrícia M. Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys. 2010. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://hdl.handle.net/11422/389Submitted by Daniel Teixeira (dncmotors@gmail.com) on 2016-04-27T15:03:06Z No. of bitstreams: 1 monografia_patriciamatos.pdf: 27104772 bytes, checksum: b634c352d87b247dfb828c6478c98c81 (MD5)Made available in DSpace on 2016-05-20T17:24:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monografia_patriciamatos.pdf: 27104772 bytes, checksum: b634c352d87b247dfb828c6478c98c81 (MD5) Previous issue date: 2010-07-13Fãs são conhecidos por atitudes extremas na tentativa de demonstrar admiração ou para chegar perto do ídolo. Embora muito desta visão permaneça até hoje no senso comum, com a expansão dos Estudos Culturais nos EUA e Inglaterra, a validade do discurso dominante sobre os fãs começou a ser questionada. O fã passou a ser visto, também, como um receptor criativo, capaz de transformar sua dedicação em novos artefatos e sentidos a partir do objeto de culto. A década de 1990 testemunhou o auge dos grupos de música pop formados por garotos, conhecidos como Boy Bands. O grupo Backstreet Boys, maior expoente do gênero, se tornou conhecido, principalmente, por arrastar uma multidão de fãs por onde passava. O comportamento destas fãs chamou a atenção da mídia. O aparente exagero nas práticas cotidianas das comunidades de fãs resultou em uma série de estereótipos e mitos, como o da histeria. Este trabalho tem como objetivo produzir uma abordagem que questione os discursos hegemônicos sobre os fãs e, assim, propor um referencial teórico que leva em consideração sua relação com o aparato midiático. O conceito de escuta performática de Simon Frith (1996) norteia boa parte deste trabalho, atualizado e articulado com as noções de investimento afetivo (GROSSBERG, 2001) e disputa simbólica (BOURDIEU,1983) a fim de constituir o arcabouço teórico necessário para compreender o comportamento das fãs diante de seus ídolos.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOBanda musicalMúsicaBoybandSimbolismoPerformance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boysinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALPASantos.pdfPASantos.pdfapplication/pdf3050853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/389/3/PASantos.pdf0b4a989b465c057cf144b12e53a4d8ebMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/389/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTPASantos.pdf.txtPASantos.pdf.txtExtracted texttext/plain129111http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/389/4/PASantos.pdf.txt05e465ae456283142b0faa86a213cb01MD5411422/3892023-11-30 00:02:46.316oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:46Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys |
title |
Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys |
spellingShingle |
Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys Santos, Patrícia Matos dos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO Banda musical Música Boyband Simbolismo |
title_short |
Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys |
title_full |
Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys |
title_fullStr |
Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys |
title_full_unstemmed |
Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys |
title_sort |
Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys |
author |
Santos, Patrícia Matos dos |
author_facet |
Santos, Patrícia Matos dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Patrícia Matos dos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sovik, Liv Rebecca |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7709834262127600 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Monteiro, Tiago José Lemos |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4954471388974809 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Fernandes, Fátima Sobral |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6378629974313895 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Monica Machado |
contributor_str_mv |
Sovik, Liv Rebecca Monteiro, Tiago José Lemos Fernandes, Fátima Sobral Cardoso, Monica Machado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO Banda musical Música Boyband Simbolismo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banda musical Música Boyband Simbolismo |
description |
Fãs são conhecidos por atitudes extremas na tentativa de demonstrar admiração ou para chegar perto do ídolo. Embora muito desta visão permaneça até hoje no senso comum, com a expansão dos Estudos Culturais nos EUA e Inglaterra, a validade do discurso dominante sobre os fãs começou a ser questionada. O fã passou a ser visto, também, como um receptor criativo, capaz de transformar sua dedicação em novos artefatos e sentidos a partir do objeto de culto. A década de 1990 testemunhou o auge dos grupos de música pop formados por garotos, conhecidos como Boy Bands. O grupo Backstreet Boys, maior expoente do gênero, se tornou conhecido, principalmente, por arrastar uma multidão de fãs por onde passava. O comportamento destas fãs chamou a atenção da mídia. O aparente exagero nas práticas cotidianas das comunidades de fãs resultou em uma série de estereótipos e mitos, como o da histeria. Este trabalho tem como objetivo produzir uma abordagem que questione os discursos hegemônicos sobre os fãs e, assim, propor um referencial teórico que leva em consideração sua relação com o aparato midiático. O conceito de escuta performática de Simon Frith (1996) norteia boa parte deste trabalho, atualizado e articulado com as noções de investimento afetivo (GROSSBERG, 2001) e disputa simbólica (BOURDIEU,1983) a fim de constituir o arcabouço teórico necessário para compreender o comportamento das fãs diante de seus ídolos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-07-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T17:24:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Patrícia M. Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys. 2010. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/389 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Patrícia M. Performance, investimento afetivo e disputa simbólica: a dinâmica da comunidade de fãs do grupo Backstreet Boys. 2010. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/389/3/PASantos.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/389/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/389/4/PASantos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b4a989b465c057cf144b12e53a4d8eb dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 05e465ae456283142b0faa86a213cb01 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097059784097792 |