Negociação de alta frequência: high-frequency trading

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Henrique de Hollanda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4927
Resumo: High-frequency trading é um subgrupo de algoritmos utilizado para negociação automatizada nos mercados de capitais. Tais algoritmos têm a característica de gerar um grande volume de ordens diariamente e manter as carteiras por curtos espaços de tempo. Não existe um consenso sobre se têm efeitos positivos ou negativos para os mercados. A partir do estudo da literatura existente procuramos entender a importância da velocidade nos mercados de capitais, se o high-frequency trading representa uma nova estratégia ou apenas implementa antigas de maneira mais rápida, se o risco sistêmico aumenta com a negociação automatizada, se é possível manipular os mercados utilizando-o e se é possível prever preços com ele. Concluimos que a busca por mais velocidade pode reduzir a concorrência devido ao aumento dos custos, que é necessário monitorar as bolsas de valores para que não dêem privilégios aos operadores que usam high frequency trading; que ele não é uma nova estratégia; que é necessário realizar mais pesquisas sobre um possível aumento do risco sistêmico e que apesar do aumento da percepção de comportamentos abusivos nos mercados apenas um caso foi encontrado utilizando-o e que é necessário fazer pesquisas em diferentes mercados de capitais para verificar se é possível ou não prever preços com ele. Levantamos algumas questões que poderiam ser objeto de futuras pesquisas de modo a compreender mais o high-frequency trading.
id UFRJ_9186515ec06bd84d90faaea139d96998
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4927
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Negociação de alta frequência: high-frequency tradingMercado de capitaisHigh-frequency tradingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOHigh-frequency trading é um subgrupo de algoritmos utilizado para negociação automatizada nos mercados de capitais. Tais algoritmos têm a característica de gerar um grande volume de ordens diariamente e manter as carteiras por curtos espaços de tempo. Não existe um consenso sobre se têm efeitos positivos ou negativos para os mercados. A partir do estudo da literatura existente procuramos entender a importância da velocidade nos mercados de capitais, se o high-frequency trading representa uma nova estratégia ou apenas implementa antigas de maneira mais rápida, se o risco sistêmico aumenta com a negociação automatizada, se é possível manipular os mercados utilizando-o e se é possível prever preços com ele. Concluimos que a busca por mais velocidade pode reduzir a concorrência devido ao aumento dos custos, que é necessário monitorar as bolsas de valores para que não dêem privilégios aos operadores que usam high frequency trading; que ele não é uma nova estratégia; que é necessário realizar mais pesquisas sobre um possível aumento do risco sistêmico e que apesar do aumento da percepção de comportamentos abusivos nos mercados apenas um caso foi encontrado utilizando-o e que é necessário fazer pesquisas em diferentes mercados de capitais para verificar se é possível ou não prever preços com ele. Levantamos algumas questões que poderiam ser objeto de futuras pesquisas de modo a compreender mais o high-frequency trading.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJAndreatta, Iris Baldo de Castrohttp://lattes.cnpq.br/9801211772090104Cavalcanti, Henrique de Hollanda2018-09-10T18:40:44Z2023-12-21T03:03:54Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4927porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:54Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4927Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:54Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Negociação de alta frequência: high-frequency trading
title Negociação de alta frequência: high-frequency trading
spellingShingle Negociação de alta frequência: high-frequency trading
Cavalcanti, Henrique de Hollanda
Mercado de capitais
High-frequency trading
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Negociação de alta frequência: high-frequency trading
title_full Negociação de alta frequência: high-frequency trading
title_fullStr Negociação de alta frequência: high-frequency trading
title_full_unstemmed Negociação de alta frequência: high-frequency trading
title_sort Negociação de alta frequência: high-frequency trading
author Cavalcanti, Henrique de Hollanda
author_facet Cavalcanti, Henrique de Hollanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andreatta, Iris Baldo de Castro
http://lattes.cnpq.br/9801211772090104
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Henrique de Hollanda
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de capitais
High-frequency trading
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Mercado de capitais
High-frequency trading
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description High-frequency trading é um subgrupo de algoritmos utilizado para negociação automatizada nos mercados de capitais. Tais algoritmos têm a característica de gerar um grande volume de ordens diariamente e manter as carteiras por curtos espaços de tempo. Não existe um consenso sobre se têm efeitos positivos ou negativos para os mercados. A partir do estudo da literatura existente procuramos entender a importância da velocidade nos mercados de capitais, se o high-frequency trading representa uma nova estratégia ou apenas implementa antigas de maneira mais rápida, se o risco sistêmico aumenta com a negociação automatizada, se é possível manipular os mercados utilizando-o e se é possível prever preços com ele. Concluimos que a busca por mais velocidade pode reduzir a concorrência devido ao aumento dos custos, que é necessário monitorar as bolsas de valores para que não dêem privilégios aos operadores que usam high frequency trading; que ele não é uma nova estratégia; que é necessário realizar mais pesquisas sobre um possível aumento do risco sistêmico e que apesar do aumento da percepção de comportamentos abusivos nos mercados apenas um caso foi encontrado utilizando-o e que é necessário fazer pesquisas em diferentes mercados de capitais para verificar se é possível ou não prever preços com ele. Levantamos algumas questões que poderiam ser objeto de futuras pesquisas de modo a compreender mais o high-frequency trading.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-09-10T18:40:44Z
2023-12-21T03:03:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4927
url http://hdl.handle.net/11422/4927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455969319059456