A apódexis herodotiana: um modo de dizer o passado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Tatiana Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14547
Resumo: “Esta é apódexis historíes de Heródoto de Halicarnasso”. Este dito, com o qual se iniciam as Histórias de Heródoto, legou ao Ocidente não apenas o nome que resume a atividade de pesquisa do Historiador, a historíe, mas também um nome que vem a designar o modo de organização e de exposição de todo o vasto material por ele recolhido e repensado: a apódexis. Esta Tese tematiza este conceito, observando, desde seu emprego no proêmio das Histórias, os matizes por ele assumidos ao longo da obra e também o grau de permanência de sua significação em outros textos de prosa, mormente em escritos epidíticos. Da relação de convergência entre apóde(i)xis e epíde(i)xis, o trabalho sugere a consideração da perspectiva da performance do texto de Heródoto, apoiando-se em referências textuais que indiciam a existência de uma prática de apresentação corrente na Grécia antiga a partir do V século. A apódexis herodotiana se afigura como um modo de dizer o tempo, o espaço, os povos e seus nómoi, e também como um modo de reelaborar as narrativas do passado e interpretar o presente.
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Este dito, com o qual se iniciam as Histórias de Heródoto, legou ao Ocidente não apenas o nome que resume a atividade de pesquisa do Historiador, a historíe, mas também um nome que vem a designar o modo de organização e de exposição de todo o vasto material por ele recolhido e repensado: a apódexis. Esta Tese tematiza este conceito, observando, desde seu emprego no proêmio das Histórias, os matizes por ele assumidos ao longo da obra e também o grau de permanência de sua significação em outros textos de prosa, mormente em escritos epidíticos. Da relação de convergência entre apóde(i)xis e epíde(i)xis, o trabalho sugere a consideração da perspectiva da performance do texto de Heródoto, apoiando-se em referências textuais que indiciam a existência de uma prática de apresentação corrente na Grécia antiga a partir do V século. A apódexis herodotiana se afigura como um modo de dizer o tempo, o espaço, os povos e seus nómoi, e também como um modo de reelaborar as narrativas do passado e interpretar o presente.“This is apodexis histories of Herodotus from Halicarnassus”. This saying, opening Herodotus’ Histories, has transmitted to the western culture not only the word epitomizing the research activity of the Historian, the historie, but also the one denoting how all the large amount of the material the had collected and pondered is organized and exhibited: the apodexis. The present dissertation thematizes this latter concept and observes the nuances it assumes in the course of Herodotus’ work, as well as its relative constancy of signification in other prose texts, mainly epideictic writings. As a result from the relationship of convergence between apode(i)xis and epide(i)xis, the present work suggests to consider the performance perspective of Herodotus’ text, based on textual evidence pointing to the existence of a display practice the circulating in Ancient Greece from 5 century onwards. Herodotus’ apodexis figures as a way of telling time, space, people and their nomoi, and also as a way of reelaborating the narratives from the past and interpretating the present.Submitted by Henrique Cairus (hcairus@ufrj.br) on 2021-07-15T17:20:07Z No. of bitstreams: 1 TESE_Tatiana.pdf: 1007436 bytes, checksum: 7738e5367f36972946361a3dd9349a5c (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-15T17:20:07Z (GMT). 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