Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Yandra Queiroz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12533
Resumo: A presente monografia constitui-se em um estudo qualitativo acerca da relação das crianças de quatro a cinco anos de idade com a leitura e escrita na educação infantil. Considerando-se que em algumas escolas o trabalho com a leitura e a escrita é realizado de maneira descontextualizada e sem sentido relacionado aos interesses das crianças, o objetivo principal do estudo é compreender os caminhos do trabalho pedagógico com crianças de quatro a cinco anos de idade na educação infantil a partir do entendimento da linguagem como processo discursivo e da leitura e escrita como oportunidade de produção cultural. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Ana Beatriz Cerisara, Daniela Guimarães, Maria Cristina Corais, Mônica Correia Baptista e Patrícia Corsino, entre outros que discutem temas concernentes ao desenvolvimento da linguagem na educação infantil. O trabalho de campo deste estudo foi realizado na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II de Realengo, no contexto do PIBID/UFRJ (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e respaldou-se no registro das atividades realizadas com as crianças e na documentação do trabalho como bolsista do programa. No período em que durou o trabalho, houve destaque para o registro das atividades relacionadas à linguagem escrita e oralidade. Este trabalho permite compreender as diversas possibilidades de exploração do trabalho de leitura e escrita com as crianças da educação infantil, contribuindo com a formação do professor. Pode-se concluir que a integração entre as diferentes linguagens no trabalho realizado com a turma observada é a garantia de vivências e aprendizagens significativas para as crianças.
id UFRJ_975c7c1cf49ebadd0613a0ea38e7fb32
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12533
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro IIEducação infantilLeituraLetramentoIniciação à docênciaEscola públicaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente monografia constitui-se em um estudo qualitativo acerca da relação das crianças de quatro a cinco anos de idade com a leitura e escrita na educação infantil. Considerando-se que em algumas escolas o trabalho com a leitura e a escrita é realizado de maneira descontextualizada e sem sentido relacionado aos interesses das crianças, o objetivo principal do estudo é compreender os caminhos do trabalho pedagógico com crianças de quatro a cinco anos de idade na educação infantil a partir do entendimento da linguagem como processo discursivo e da leitura e escrita como oportunidade de produção cultural. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Ana Beatriz Cerisara, Daniela Guimarães, Maria Cristina Corais, Mônica Correia Baptista e Patrícia Corsino, entre outros que discutem temas concernentes ao desenvolvimento da linguagem na educação infantil. O trabalho de campo deste estudo foi realizado na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II de Realengo, no contexto do PIBID/UFRJ (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e respaldou-se no registro das atividades realizadas com as crianças e na documentação do trabalho como bolsista do programa. No período em que durou o trabalho, houve destaque para o registro das atividades relacionadas à linguagem escrita e oralidade. Este trabalho permite compreender as diversas possibilidades de exploração do trabalho de leitura e escrita com as crianças da educação infantil, contribuindo com a formação do professor. Pode-se concluir que a integração entre as diferentes linguagens no trabalho realizado com a turma observada é a garantia de vivências e aprendizagens significativas para as crianças.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJGuimarães, DanielaVieira, Luciene CerdasSantos, Núbia de OliveiraGuimarães, Yandra Queiroz2020-06-15T21:39:45Z2023-12-21T03:07:15Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGUIMARÃES, Yandra Queiroz . Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:15Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12533Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II
title Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II
spellingShingle Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II
Guimarães, Yandra Queiroz
Educação infantil
Leitura
Letramento
Iniciação à docência
Escola pública
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II
title_full Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II
title_fullStr Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II
title_full_unstemmed Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II
title_sort Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II
author Guimarães, Yandra Queiroz
author_facet Guimarães, Yandra Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Daniela
Vieira, Luciene Cerdas
Santos, Núbia de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Yandra Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Leitura
Letramento
Iniciação à docência
Escola pública
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação infantil
Leitura
Letramento
Iniciação à docência
Escola pública
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente monografia constitui-se em um estudo qualitativo acerca da relação das crianças de quatro a cinco anos de idade com a leitura e escrita na educação infantil. Considerando-se que em algumas escolas o trabalho com a leitura e a escrita é realizado de maneira descontextualizada e sem sentido relacionado aos interesses das crianças, o objetivo principal do estudo é compreender os caminhos do trabalho pedagógico com crianças de quatro a cinco anos de idade na educação infantil a partir do entendimento da linguagem como processo discursivo e da leitura e escrita como oportunidade de produção cultural. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Ana Beatriz Cerisara, Daniela Guimarães, Maria Cristina Corais, Mônica Correia Baptista e Patrícia Corsino, entre outros que discutem temas concernentes ao desenvolvimento da linguagem na educação infantil. O trabalho de campo deste estudo foi realizado na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II de Realengo, no contexto do PIBID/UFRJ (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e respaldou-se no registro das atividades realizadas com as crianças e na documentação do trabalho como bolsista do programa. No período em que durou o trabalho, houve destaque para o registro das atividades relacionadas à linguagem escrita e oralidade. Este trabalho permite compreender as diversas possibilidades de exploração do trabalho de leitura e escrita com as crianças da educação infantil, contribuindo com a formação do professor. Pode-se concluir que a integração entre as diferentes linguagens no trabalho realizado com a turma observada é a garantia de vivências e aprendizagens significativas para as crianças.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2020-06-15T21:39:45Z
2023-12-21T03:07:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, Yandra Queiroz . Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
http://hdl.handle.net/11422/12533
identifier_str_mv GUIMARÃES, Yandra Queiroz . Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/12533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456008008368128