Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12533 |
Resumo: | A presente monografia constitui-se em um estudo qualitativo acerca da relação das crianças de quatro a cinco anos de idade com a leitura e escrita na educação infantil. Considerando-se que em algumas escolas o trabalho com a leitura e a escrita é realizado de maneira descontextualizada e sem sentido relacionado aos interesses das crianças, o objetivo principal do estudo é compreender os caminhos do trabalho pedagógico com crianças de quatro a cinco anos de idade na educação infantil a partir do entendimento da linguagem como processo discursivo e da leitura e escrita como oportunidade de produção cultural. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Ana Beatriz Cerisara, Daniela Guimarães, Maria Cristina Corais, Mônica Correia Baptista e Patrícia Corsino, entre outros que discutem temas concernentes ao desenvolvimento da linguagem na educação infantil. O trabalho de campo deste estudo foi realizado na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II de Realengo, no contexto do PIBID/UFRJ (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e respaldou-se no registro das atividades realizadas com as crianças e na documentação do trabalho como bolsista do programa. No período em que durou o trabalho, houve destaque para o registro das atividades relacionadas à linguagem escrita e oralidade. Este trabalho permite compreender as diversas possibilidades de exploração do trabalho de leitura e escrita com as crianças da educação infantil, contribuindo com a formação do professor. Pode-se concluir que a integração entre as diferentes linguagens no trabalho realizado com a turma observada é a garantia de vivências e aprendizagens significativas para as crianças. |
id |
UFRJ_975c7c1cf49ebadd0613a0ea38e7fb32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12533 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro IIEducação infantilLeituraLetramentoIniciação à docênciaEscola públicaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente monografia constitui-se em um estudo qualitativo acerca da relação das crianças de quatro a cinco anos de idade com a leitura e escrita na educação infantil. Considerando-se que em algumas escolas o trabalho com a leitura e a escrita é realizado de maneira descontextualizada e sem sentido relacionado aos interesses das crianças, o objetivo principal do estudo é compreender os caminhos do trabalho pedagógico com crianças de quatro a cinco anos de idade na educação infantil a partir do entendimento da linguagem como processo discursivo e da leitura e escrita como oportunidade de produção cultural. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Ana Beatriz Cerisara, Daniela Guimarães, Maria Cristina Corais, Mônica Correia Baptista e Patrícia Corsino, entre outros que discutem temas concernentes ao desenvolvimento da linguagem na educação infantil. O trabalho de campo deste estudo foi realizado na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II de Realengo, no contexto do PIBID/UFRJ (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e respaldou-se no registro das atividades realizadas com as crianças e na documentação do trabalho como bolsista do programa. No período em que durou o trabalho, houve destaque para o registro das atividades relacionadas à linguagem escrita e oralidade. Este trabalho permite compreender as diversas possibilidades de exploração do trabalho de leitura e escrita com as crianças da educação infantil, contribuindo com a formação do professor. Pode-se concluir que a integração entre as diferentes linguagens no trabalho realizado com a turma observada é a garantia de vivências e aprendizagens significativas para as crianças.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJGuimarães, DanielaVieira, Luciene CerdasSantos, Núbia de OliveiraGuimarães, Yandra Queiroz2020-06-15T21:39:45Z2023-12-21T03:07:15Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGUIMARÃES, Yandra Queiroz . Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:15Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12533Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II |
title |
Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II |
spellingShingle |
Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II Guimarães, Yandra Queiroz Educação infantil Leitura Letramento Iniciação à docência Escola pública CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II |
title_full |
Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II |
title_fullStr |
Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II |
title_sort |
Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II |
author |
Guimarães, Yandra Queiroz |
author_facet |
Guimarães, Yandra Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Daniela Vieira, Luciene Cerdas Santos, Núbia de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Yandra Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Leitura Letramento Iniciação à docência Escola pública CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação infantil Leitura Letramento Iniciação à docência Escola pública CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente monografia constitui-se em um estudo qualitativo acerca da relação das crianças de quatro a cinco anos de idade com a leitura e escrita na educação infantil. Considerando-se que em algumas escolas o trabalho com a leitura e a escrita é realizado de maneira descontextualizada e sem sentido relacionado aos interesses das crianças, o objetivo principal do estudo é compreender os caminhos do trabalho pedagógico com crianças de quatro a cinco anos de idade na educação infantil a partir do entendimento da linguagem como processo discursivo e da leitura e escrita como oportunidade de produção cultural. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Ana Beatriz Cerisara, Daniela Guimarães, Maria Cristina Corais, Mônica Correia Baptista e Patrícia Corsino, entre outros que discutem temas concernentes ao desenvolvimento da linguagem na educação infantil. O trabalho de campo deste estudo foi realizado na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II de Realengo, no contexto do PIBID/UFRJ (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e respaldou-se no registro das atividades realizadas com as crianças e na documentação do trabalho como bolsista do programa. No período em que durou o trabalho, houve destaque para o registro das atividades relacionadas à linguagem escrita e oralidade. Este trabalho permite compreender as diversas possibilidades de exploração do trabalho de leitura e escrita com as crianças da educação infantil, contribuindo com a formação do professor. Pode-se concluir que a integração entre as diferentes linguagens no trabalho realizado com a turma observada é a garantia de vivências e aprendizagens significativas para as crianças. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2020-06-15T21:39:45Z 2023-12-21T03:07:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUIMARÃES, Yandra Queiroz . Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/12533 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES, Yandra Queiroz . Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456008008368128 |