Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12770 |
Resumo: | Este trabalho analisa as práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita nas atividades dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, aplicadas durante a atuação numa escola municipal da cidade do Rio de Janeiro no ano de 2015. Tais atividades contribuíram para o processo de aprendizagem de crianças entre seis e sete anos de idade na fase inicial da escolarização básica. O referencial teórico da pesquisa pauta-se em alguns autores que tratam da alfabetização e ensino da leitura e escrita: Colello (2004, 2007 e 2014), Ferreiro (1986), Freire (2011), Kishimoto (1998 e 2002), Smolka (1988) e Soares (1985). O objetivo geral desta escrita concentra-se em: analisar as práticas pedagógicas de leitura e escrita, sob a ótica da concepção lúdica que norteou as ações dos bolsistas do PIBID no período que permaneceram na escola municipal. A metodologia de abordagem qualitativa que teve como instrumentos de pesquisa os relatórios produzidos pelos estudantes participantes do PIBID no ano de 2015, em turma do primeiro ano do ensino fundamental e das atividades propostas às crianças. A monografia evidencia a importância do conhecimento teórico para balizar as ações pedagógicas na aquisição do conhecimento, considerando as atuais perspectivas para o tema: alfabetizar letrando; a criança enquanto sujeito de direitos e aprendizagens inserida numa sociedade letrada; a alfabetização como processo discursivo; e a inclusão da cultura lúdica como princípio importante nessa etapa. |
id |
UFRJ_97826df63ba384a81654ec7fb2fa21c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12770 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBIDEnsino fundamentalAlfabetizaçãoLeituraLetramentoPrática pedagógicaLudicidadeIniciação à docênciaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho analisa as práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita nas atividades dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, aplicadas durante a atuação numa escola municipal da cidade do Rio de Janeiro no ano de 2015. Tais atividades contribuíram para o processo de aprendizagem de crianças entre seis e sete anos de idade na fase inicial da escolarização básica. O referencial teórico da pesquisa pauta-se em alguns autores que tratam da alfabetização e ensino da leitura e escrita: Colello (2004, 2007 e 2014), Ferreiro (1986), Freire (2011), Kishimoto (1998 e 2002), Smolka (1988) e Soares (1985). O objetivo geral desta escrita concentra-se em: analisar as práticas pedagógicas de leitura e escrita, sob a ótica da concepção lúdica que norteou as ações dos bolsistas do PIBID no período que permaneceram na escola municipal. A metodologia de abordagem qualitativa que teve como instrumentos de pesquisa os relatórios produzidos pelos estudantes participantes do PIBID no ano de 2015, em turma do primeiro ano do ensino fundamental e das atividades propostas às crianças. A monografia evidencia a importância do conhecimento teórico para balizar as ações pedagógicas na aquisição do conhecimento, considerando as atuais perspectivas para o tema: alfabetizar letrando; a criança enquanto sujeito de direitos e aprendizagens inserida numa sociedade letrada; a alfabetização como processo discursivo; e a inclusão da cultura lúdica como princípio importante nessa etapa.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCerdas, LucienePaschoalino, Jussara Bueno de QueirozTonácio, Glória de MeloCastro, Ana Lúcia Amorim de2020-07-16T18:02:02Z2023-12-21T03:02:11Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCASTRO, Ana Lúcia Amorim de. Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID . 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:11Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12770Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:11Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID |
title |
Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID Castro, Ana Lúcia Amorim de Ensino fundamental Alfabetização Leitura Letramento Prática pedagógica Ludicidade Iniciação à docência CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID |
title_full |
Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID |
title_sort |
Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID |
author |
Castro, Ana Lúcia Amorim de |
author_facet |
Castro, Ana Lúcia Amorim de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdas, Luciene Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz Tonácio, Glória de Melo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Ana Lúcia Amorim de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Alfabetização Leitura Letramento Prática pedagógica Ludicidade Iniciação à docência CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino fundamental Alfabetização Leitura Letramento Prática pedagógica Ludicidade Iniciação à docência CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho analisa as práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita nas atividades dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, aplicadas durante a atuação numa escola municipal da cidade do Rio de Janeiro no ano de 2015. Tais atividades contribuíram para o processo de aprendizagem de crianças entre seis e sete anos de idade na fase inicial da escolarização básica. O referencial teórico da pesquisa pauta-se em alguns autores que tratam da alfabetização e ensino da leitura e escrita: Colello (2004, 2007 e 2014), Ferreiro (1986), Freire (2011), Kishimoto (1998 e 2002), Smolka (1988) e Soares (1985). O objetivo geral desta escrita concentra-se em: analisar as práticas pedagógicas de leitura e escrita, sob a ótica da concepção lúdica que norteou as ações dos bolsistas do PIBID no período que permaneceram na escola municipal. A metodologia de abordagem qualitativa que teve como instrumentos de pesquisa os relatórios produzidos pelos estudantes participantes do PIBID no ano de 2015, em turma do primeiro ano do ensino fundamental e das atividades propostas às crianças. A monografia evidencia a importância do conhecimento teórico para balizar as ações pedagógicas na aquisição do conhecimento, considerando as atuais perspectivas para o tema: alfabetizar letrando; a criança enquanto sujeito de direitos e aprendizagens inserida numa sociedade letrada; a alfabetização como processo discursivo; e a inclusão da cultura lúdica como princípio importante nessa etapa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2020-07-16T18:02:02Z 2023-12-21T03:02:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASTRO, Ana Lúcia Amorim de. Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID . 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/12770 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Ana Lúcia Amorim de. Práticas pedagógicas de alfabetização e ensino da leitura e escrita a partir das experiências com o PIBID . 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456009001369600 |