Análise da produção técnico-científica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro voltada para área de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Nathália Terra
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6475
Resumo: Passados pouco mais de 15 anos da criação do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ), o trabalho de pesquisa objetiva avaliar o impacto da sua produção técnico-científica voltada para a área de Educação em Química, considerando-se tanto o corpo docente como o discente. Como parâmetro de comparação, um estudo semelhante foi realizado com o referido curso do Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ/UnB). A escolha se baseou no fato de ambas as instituições públicas apresentarem históricos semelhantes. As duas universidades são federais, tiveram seus cursos criados no mesmo ano e, portanto, apresentam o mesmo tempo de existência; além de se encontrarem situadas em cidades de grande importância no cenário sócio-políticoeconômico do país. Sendo assim, foram levantadas as informações referentes ao histórico de formação dos cursos, considerando-se objetivo e estratégias iniciais; e, também, os dados relativos ao número de docentes e discentes, fazendo-se a distinção entre os cursos de Licenciatura em Química e Química com Atribuições Tecnológicas. Em seguida, foram obtidos dados de produção e orientações do IQ de ambas as universidades e, por fim, calculou-se o percentual dessas obras voltado para área de educação e ensino. Após uma etapa de tratamento dos dados coletados para que fossem apresentados de forma consistente, significativa e sistemática, pode-se concluir ser escassa a produção em Ensino de Química, apesar de haver mais alunos no curso de Licenciatura do que no curso de Química com Atribuições Tecnológicas. O IQ/UFRJ não apresentou produção compatível a do IQ/UnB, sendo a desse último mais expressiva na área que se pretendeu analisar. Os dados obtidos permitiram inferir que não há no IQ/UFRJ dados que evidenciem um investimento em pesquisa sobre a didática das ciências. Frente aos resultados, foram sugeridas iniciativas que visam promover uma reflexão acerca do papel do curso de licenciatura, seus objetivos e cumprimento do papel na formação docente.
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