Um olhar psicopedagógico na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramiro, Lia Fernanda de Lima Bispo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12469
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que busca refletir sobre as possibilidades psicopedagógicas na educação infantil, partindo de pressupostos teóricos que defendem a possibilidade de uma aprendizagem a partir das dimensões sociais, afetivas e cognitivos dos sujeitos inseridos nos espaços de educação infantil. De forma que os profissionais da educação levem em consideração as especificidades deste seguimento, compreendendo-o como um processo que deve ocorrer de forma lúdica e significativa. Para a ampliação desta discussão nos debruçamos nos referenciais teóricos que articulam com as peculiaridades das crianças e como o brincar pode favorecer seu desenvolvimento durante sua permanência nas creches e pré-escolas sem que as práticas propiciadas pelos professores não se dê de forma desarticulada e mecânica. Com isso, enfatizamos a preservação da infância e os cuidados que devem ser respeitados às suas práticas cotidianas, contribuindo para que os direitos legais de um processo de ensino aprendizagem sejam assegurados de acordo com as necessidades deste seguimento. A pesquisa defende o brincar como forma de integração da criança com o mundo e ressalta que o brincar é uma necessidade biológica do ser humano, principalmente na educação infantil. De acordo com a psicopedagogia a ausência da brincadeira pode contribuir para futuros problemas físicos e mentais.
id UFRJ_996056874f310567e2dc274713fa77f6
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12469
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Um olhar psicopedagógico na educação infantilEducação infantilPsicologia educacionalBrincadeirasInfânciaEstratégias de aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que busca refletir sobre as possibilidades psicopedagógicas na educação infantil, partindo de pressupostos teóricos que defendem a possibilidade de uma aprendizagem a partir das dimensões sociais, afetivas e cognitivos dos sujeitos inseridos nos espaços de educação infantil. De forma que os profissionais da educação levem em consideração as especificidades deste seguimento, compreendendo-o como um processo que deve ocorrer de forma lúdica e significativa. Para a ampliação desta discussão nos debruçamos nos referenciais teóricos que articulam com as peculiaridades das crianças e como o brincar pode favorecer seu desenvolvimento durante sua permanência nas creches e pré-escolas sem que as práticas propiciadas pelos professores não se dê de forma desarticulada e mecânica. Com isso, enfatizamos a preservação da infância e os cuidados que devem ser respeitados às suas práticas cotidianas, contribuindo para que os direitos legais de um processo de ensino aprendizagem sejam assegurados de acordo com as necessidades deste seguimento. A pesquisa defende o brincar como forma de integração da criança com o mundo e ressalta que o brincar é uma necessidade biológica do ser humano, principalmente na educação infantil. De acordo com a psicopedagogia a ausência da brincadeira pode contribuir para futuros problemas físicos e mentais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJMaia, Maria Vitória Campos MamedeIvenicki, AnaVieira, Camila Nagem MarquesRamiro, Lia Fernanda de Lima Bispo2020-06-08T21:37:51Z2023-12-21T03:07:13Z2016-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRAMIRO, Lia Fernanda de Lima Bispo. Um olhar psicopedagógico na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/12469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12469Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar psicopedagógico na educação infantil
title Um olhar psicopedagógico na educação infantil
spellingShingle Um olhar psicopedagógico na educação infantil
Ramiro, Lia Fernanda de Lima Bispo
Educação infantil
Psicologia educacional
Brincadeiras
Infância
Estratégias de aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Um olhar psicopedagógico na educação infantil
title_full Um olhar psicopedagógico na educação infantil
title_fullStr Um olhar psicopedagógico na educação infantil
title_full_unstemmed Um olhar psicopedagógico na educação infantil
title_sort Um olhar psicopedagógico na educação infantil
author Ramiro, Lia Fernanda de Lima Bispo
author_facet Ramiro, Lia Fernanda de Lima Bispo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Ivenicki, Ana
Vieira, Camila Nagem Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramiro, Lia Fernanda de Lima Bispo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Psicologia educacional
Brincadeiras
Infância
Estratégias de aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação infantil
Psicologia educacional
Brincadeiras
Infância
Estratégias de aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que busca refletir sobre as possibilidades psicopedagógicas na educação infantil, partindo de pressupostos teóricos que defendem a possibilidade de uma aprendizagem a partir das dimensões sociais, afetivas e cognitivos dos sujeitos inseridos nos espaços de educação infantil. De forma que os profissionais da educação levem em consideração as especificidades deste seguimento, compreendendo-o como um processo que deve ocorrer de forma lúdica e significativa. Para a ampliação desta discussão nos debruçamos nos referenciais teóricos que articulam com as peculiaridades das crianças e como o brincar pode favorecer seu desenvolvimento durante sua permanência nas creches e pré-escolas sem que as práticas propiciadas pelos professores não se dê de forma desarticulada e mecânica. Com isso, enfatizamos a preservação da infância e os cuidados que devem ser respeitados às suas práticas cotidianas, contribuindo para que os direitos legais de um processo de ensino aprendizagem sejam assegurados de acordo com as necessidades deste seguimento. A pesquisa defende o brincar como forma de integração da criança com o mundo e ressalta que o brincar é uma necessidade biológica do ser humano, principalmente na educação infantil. De acordo com a psicopedagogia a ausência da brincadeira pode contribuir para futuros problemas físicos e mentais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2020-06-08T21:37:51Z
2023-12-21T03:07:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMIRO, Lia Fernanda de Lima Bispo. Um olhar psicopedagógico na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/12469
identifier_str_mv RAMIRO, Lia Fernanda de Lima Bispo. Um olhar psicopedagógico na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/12469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456005846204416