Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16318 |
Resumo: | Os jogos didáticos são jogos que possuem bases educacionais e objetivos específicos de acordo com o assunto tratado. Atualmente eles têm sido frequentemente utilizados como complemento a aula tradicional, a fim de atrair o interesse dos alunos e permitir-lhes maior atuação no processo ensino-aprendizagem. Os jogos utilizados no ensino de biologia tem função de introduzir e apresentar conteúdos de forma mais clara e dinâmica para que os alunos possam melhor absorver e compreender determinados conceitos e processos. No entanto, a criação, adaptação, e aplicação de jogos em sala de aula não é tão simples e necessita de atenção e dedicação por parte do professor. Por isso, o presente trabalho visa analisar os desafios enfrentados pelos formandos de Licenciatura em Ciências Biológicas neste processo. Estes alunos são formandos no semestre de 2016/2 do curso acima citado, que é oferecido pela UFRJ através do consórcio CEDERJ, no polo de Angra dos Reis. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi a aplicação de um questionário enviado aos formandos por e-mail. A partir desses dados, foram analisados o perfil dos formandos, e suas opiniões e experiências quanto ao processo de aplicação de jogos no ensino de ciências biológicas. |
id |
UFRJ_9a4dec99b181a8aa748c0f8344036c61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/16318 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formandoJogos e brinquedosEnsinoMateriais de ensinoDisciplinas das ciências biológicasCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALOs jogos didáticos são jogos que possuem bases educacionais e objetivos específicos de acordo com o assunto tratado. Atualmente eles têm sido frequentemente utilizados como complemento a aula tradicional, a fim de atrair o interesse dos alunos e permitir-lhes maior atuação no processo ensino-aprendizagem. Os jogos utilizados no ensino de biologia tem função de introduzir e apresentar conteúdos de forma mais clara e dinâmica para que os alunos possam melhor absorver e compreender determinados conceitos e processos. No entanto, a criação, adaptação, e aplicação de jogos em sala de aula não é tão simples e necessita de atenção e dedicação por parte do professor. Por isso, o presente trabalho visa analisar os desafios enfrentados pelos formandos de Licenciatura em Ciências Biológicas neste processo. Estes alunos são formandos no semestre de 2016/2 do curso acima citado, que é oferecido pela UFRJ através do consórcio CEDERJ, no polo de Angra dos Reis. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi a aplicação de um questionário enviado aos formandos por e-mail. A partir desses dados, foram analisados o perfil dos formandos, e suas opiniões e experiências quanto ao processo de aplicação de jogos no ensino de ciências biológicas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJLencastre, Kedma Grasielle Sousa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7728514414122060Francisco, Acácio Ivohttp://lattes.cnpq.br/3040847025076653Diaz, Rodrigo dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8040337134738535Francisco, Acácio Ivohttp://lattes.cnpq.br/3040847025076653Diaz, Rodrigo dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8040337134738535Bitencourt, Gabriela Apolinário Padron2022-02-21T13:36:51Z2023-12-21T03:01:54Z2016-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBITENCOURT, Gabriela Apolinário Padron. Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando. 45 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/16318porAn error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:54Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16318Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:54Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando |
title |
Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando |
spellingShingle |
Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando Bitencourt, Gabriela Apolinário Padron Jogos e brinquedos Ensino Materiais de ensino Disciplinas das ciências biológicas CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
title_short |
Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando |
title_full |
Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando |
title_fullStr |
Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando |
title_full_unstemmed |
Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando |
title_sort |
Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando |
author |
Bitencourt, Gabriela Apolinário Padron |
author_facet |
Bitencourt, Gabriela Apolinário Padron |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lencastre, Kedma Grasielle Sousa da Silva http://lattes.cnpq.br/7728514414122060 Francisco, Acácio Ivo http://lattes.cnpq.br/3040847025076653 Diaz, Rodrigo dos Santos http://lattes.cnpq.br/8040337134738535 Francisco, Acácio Ivo http://lattes.cnpq.br/3040847025076653 Diaz, Rodrigo dos Santos http://lattes.cnpq.br/8040337134738535 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitencourt, Gabriela Apolinário Padron |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos e brinquedos Ensino Materiais de ensino Disciplinas das ciências biológicas CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
topic |
Jogos e brinquedos Ensino Materiais de ensino Disciplinas das ciências biológicas CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
description |
Os jogos didáticos são jogos que possuem bases educacionais e objetivos específicos de acordo com o assunto tratado. Atualmente eles têm sido frequentemente utilizados como complemento a aula tradicional, a fim de atrair o interesse dos alunos e permitir-lhes maior atuação no processo ensino-aprendizagem. Os jogos utilizados no ensino de biologia tem função de introduzir e apresentar conteúdos de forma mais clara e dinâmica para que os alunos possam melhor absorver e compreender determinados conceitos e processos. No entanto, a criação, adaptação, e aplicação de jogos em sala de aula não é tão simples e necessita de atenção e dedicação por parte do professor. Por isso, o presente trabalho visa analisar os desafios enfrentados pelos formandos de Licenciatura em Ciências Biológicas neste processo. Estes alunos são formandos no semestre de 2016/2 do curso acima citado, que é oferecido pela UFRJ através do consórcio CEDERJ, no polo de Angra dos Reis. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi a aplicação de um questionário enviado aos formandos por e-mail. A partir desses dados, foram analisados o perfil dos formandos, e suas opiniões e experiências quanto ao processo de aplicação de jogos no ensino de ciências biológicas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-30 2022-02-21T13:36:51Z 2023-12-21T03:01:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BITENCOURT, Gabriela Apolinário Padron. Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando. 45 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/16318 |
identifier_str_mv |
BITENCOURT, Gabriela Apolinário Padron. Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando. 45 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/16318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
An error occurred getting the license - uri. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
An error occurred getting the license - uri. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456027845328896 |