Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Gabriela Apolinário Padron
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16318
Resumo: Os jogos didáticos são jogos que possuem bases educacionais e objetivos específicos de acordo com o assunto tratado. Atualmente eles têm sido frequentemente utilizados como complemento a aula tradicional, a fim de atrair o interesse dos alunos e permitir-lhes maior atuação no processo ensino-aprendizagem. Os jogos utilizados no ensino de biologia tem função de introduzir e apresentar conteúdos de forma mais clara e dinâmica para que os alunos possam melhor absorver e compreender determinados conceitos e processos. No entanto, a criação, adaptação, e aplicação de jogos em sala de aula não é tão simples e necessita de atenção e dedicação por parte do professor. Por isso, o presente trabalho visa analisar os desafios enfrentados pelos formandos de Licenciatura em Ciências Biológicas neste processo. Estes alunos são formandos no semestre de 2016/2 do curso acima citado, que é oferecido pela UFRJ através do consórcio CEDERJ, no polo de Angra dos Reis. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi a aplicação de um questionário enviado aos formandos por e-mail. A partir desses dados, foram analisados o perfil dos formandos, e suas opiniões e experiências quanto ao processo de aplicação de jogos no ensino de ciências biológicas.
id UFRJ_9a4dec99b181a8aa748c0f8344036c61
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/16318
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formandoJogos e brinquedosEnsinoMateriais de ensinoDisciplinas das ciências biológicasCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALOs jogos didáticos são jogos que possuem bases educacionais e objetivos específicos de acordo com o assunto tratado. Atualmente eles têm sido frequentemente utilizados como complemento a aula tradicional, a fim de atrair o interesse dos alunos e permitir-lhes maior atuação no processo ensino-aprendizagem. Os jogos utilizados no ensino de biologia tem função de introduzir e apresentar conteúdos de forma mais clara e dinâmica para que os alunos possam melhor absorver e compreender determinados conceitos e processos. No entanto, a criação, adaptação, e aplicação de jogos em sala de aula não é tão simples e necessita de atenção e dedicação por parte do professor. Por isso, o presente trabalho visa analisar os desafios enfrentados pelos formandos de Licenciatura em Ciências Biológicas neste processo. Estes alunos são formandos no semestre de 2016/2 do curso acima citado, que é oferecido pela UFRJ através do consórcio CEDERJ, no polo de Angra dos Reis. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi a aplicação de um questionário enviado aos formandos por e-mail. A partir desses dados, foram analisados o perfil dos formandos, e suas opiniões e experiências quanto ao processo de aplicação de jogos no ensino de ciências biológicas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJLencastre, Kedma Grasielle Sousa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7728514414122060Francisco, Acácio Ivohttp://lattes.cnpq.br/3040847025076653Diaz, Rodrigo dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8040337134738535Francisco, Acácio Ivohttp://lattes.cnpq.br/3040847025076653Diaz, Rodrigo dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8040337134738535Bitencourt, Gabriela Apolinário Padron2022-02-21T13:36:51Z2023-12-21T03:01:54Z2016-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBITENCOURT, Gabriela Apolinário Padron. Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando. 45 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/16318porAn error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:54Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16318Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:54Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando
title Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando
spellingShingle Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando
Bitencourt, Gabriela Apolinário Padron
Jogos e brinquedos
Ensino
Materiais de ensino
Disciplinas das ciências biológicas
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
title_short Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando
title_full Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando
title_fullStr Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando
title_full_unstemmed Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando
title_sort Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando
author Bitencourt, Gabriela Apolinário Padron
author_facet Bitencourt, Gabriela Apolinário Padron
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lencastre, Kedma Grasielle Sousa da Silva
http://lattes.cnpq.br/7728514414122060
Francisco, Acácio Ivo
http://lattes.cnpq.br/3040847025076653
Diaz, Rodrigo dos Santos
http://lattes.cnpq.br/8040337134738535
Francisco, Acácio Ivo
http://lattes.cnpq.br/3040847025076653
Diaz, Rodrigo dos Santos
http://lattes.cnpq.br/8040337134738535
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Gabriela Apolinário Padron
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e brinquedos
Ensino
Materiais de ensino
Disciplinas das ciências biológicas
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
topic Jogos e brinquedos
Ensino
Materiais de ensino
Disciplinas das ciências biológicas
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description Os jogos didáticos são jogos que possuem bases educacionais e objetivos específicos de acordo com o assunto tratado. Atualmente eles têm sido frequentemente utilizados como complemento a aula tradicional, a fim de atrair o interesse dos alunos e permitir-lhes maior atuação no processo ensino-aprendizagem. Os jogos utilizados no ensino de biologia tem função de introduzir e apresentar conteúdos de forma mais clara e dinâmica para que os alunos possam melhor absorver e compreender determinados conceitos e processos. No entanto, a criação, adaptação, e aplicação de jogos em sala de aula não é tão simples e necessita de atenção e dedicação por parte do professor. Por isso, o presente trabalho visa analisar os desafios enfrentados pelos formandos de Licenciatura em Ciências Biológicas neste processo. Estes alunos são formandos no semestre de 2016/2 do curso acima citado, que é oferecido pela UFRJ através do consórcio CEDERJ, no polo de Angra dos Reis. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi a aplicação de um questionário enviado aos formandos por e-mail. A partir desses dados, foram analisados o perfil dos formandos, e suas opiniões e experiências quanto ao processo de aplicação de jogos no ensino de ciências biológicas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-30
2022-02-21T13:36:51Z
2023-12-21T03:01:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BITENCOURT, Gabriela Apolinário Padron. Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando. 45 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/16318
identifier_str_mv BITENCOURT, Gabriela Apolinário Padron. Jogos no ensino de biologia: importância e desafios na visão do formando. 45 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/16318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv An error occurred getting the license - uri.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv An error occurred getting the license - uri.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456027845328896