Marketing: ferramenta de sucesso em unidades de informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1227 |
Resumo: | As unidades de informação, como organizações de serviço que são, utilizam aplicações e abordagens do mundo organizacional, especificamente, o planejamento estratégico, direcionado ao alcance dos objetivos e ao reconhecimento do ambiente onde ela está inserida, e a orientação para o cliente. Apresentam-se conceitos de marketing, como uma área do conhecimento muito presente nos dias de hoje, e ressalta-se a importância de sua inserção no contexto dessas unidades, a partir de estudos visando ao conhecimento de seus clientes (usuários) bem como, de suas demandas. Demonstra a importância da orientação de marketing para o sucesso desse tipo de organização, reforçando que atender às expectativas dos clientes é a forma de garantir sobrevivência das unidades de informação no contexto dinâmico da sociedade, imposto pela nova era, onde a informação é o insumo mais importante de qualquer organização. Aborda algumas ferramentas de marketing que podem ser aplicadas às organizações de serviço de informação. Afirma a necessidade de mudança da postura do profissional, que deve sair da passividade para a pró-atividade, a fim de que a unidade acompanhe as transformações do ambiente e mantenha seu posicionamento diante dos clientes. |
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Marketing: ferramenta de sucesso em unidades de informaçãoProfissionais da InformaçãoMarketing em unidades de informaçãoServiços de informaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAAs unidades de informação, como organizações de serviço que são, utilizam aplicações e abordagens do mundo organizacional, especificamente, o planejamento estratégico, direcionado ao alcance dos objetivos e ao reconhecimento do ambiente onde ela está inserida, e a orientação para o cliente. Apresentam-se conceitos de marketing, como uma área do conhecimento muito presente nos dias de hoje, e ressalta-se a importância de sua inserção no contexto dessas unidades, a partir de estudos visando ao conhecimento de seus clientes (usuários) bem como, de suas demandas. Demonstra a importância da orientação de marketing para o sucesso desse tipo de organização, reforçando que atender às expectativas dos clientes é a forma de garantir sobrevivência das unidades de informação no contexto dinâmico da sociedade, imposto pela nova era, onde a informação é o insumo mais importante de qualquer organização. Aborda algumas ferramentas de marketing que podem ser aplicadas às organizações de serviço de informação. Afirma a necessidade de mudança da postura do profissional, que deve sair da passividade para a pró-atividade, a fim de que a unidade acompanhe as transformações do ambiente e mantenha seu posicionamento diante dos clientes.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJMiranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves deSantos, Maria José Veloso da CostaDias, Pedro Ivo Rogedo CostaCoelho, Isabella Souza2017-01-06T12:44:27Z2023-12-21T03:03:10Z2010-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/1227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1227Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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