Marketing: ferramenta de sucesso em unidades de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Isabella Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1227
Resumo: As unidades de informação, como organizações de serviço que são, utilizam aplicações e abordagens do mundo organizacional, especificamente, o planejamento estratégico, direcionado ao alcance dos objetivos e ao reconhecimento do ambiente onde ela está inserida, e a orientação para o cliente. Apresentam-se conceitos de marketing, como uma área do conhecimento muito presente nos dias de hoje, e ressalta-se a importância de sua inserção no contexto dessas unidades, a partir de estudos visando ao conhecimento de seus clientes (usuários) bem como, de suas demandas. Demonstra a importância da orientação de marketing para o sucesso desse tipo de organização, reforçando que atender às expectativas dos clientes é a forma de garantir sobrevivência das unidades de informação no contexto dinâmico da sociedade, imposto pela nova era, onde a informação é o insumo mais importante de qualquer organização. Aborda algumas ferramentas de marketing que podem ser aplicadas às organizações de serviço de informação. Afirma a necessidade de mudança da postura do profissional, que deve sair da passividade para a pró-atividade, a fim de que a unidade acompanhe as transformações do ambiente e mantenha seu posicionamento diante dos clientes.
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