Análise dos dados coletados de uma plataforma de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda Neto, Bruno Rafaeli de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17797
Resumo: O serviço de educação a distância vem se tornando uma importante alternativa para estudantes que buscam se profissionalizar. O aumento da procura por esse tipo de serviço traz a necessidade de se estudar a efetividade do aprendizado a distância e o engajamento dos alunos. O laboratório LAND tem participado de um projeto de educação a distância no estado do Rio de Janeiro. No âmbito desse projeto foi desenvolvido um sistema de videoaulas que atualmente está disponível como um serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), denominado Videoaula@RNP. O serviço Videoaula@RNP possui mais de 400 videoaulas e é acessado por mais de 40 mil alunos por mês. Neste trabalho, buscamos entender o comportamento dos estudantes ao assistirem videoaulas de forma a identificar padrões e características que indiquem como construir uma boa videoaula, i.e, uma aula que consiga prender a atenção dos alunos por mais tempo. Para isso, usamos um conjunto de logs, coletados durante cinco anos (2012 - 2017), com as ações realizadas pelos alunos (pausa, avanço, retrocesso, etc) durante uma videoaula. A primeira etapa do trabalho foi processar e organizar os dados dos logs em um banco de dados para facilitar a obtenção das métricas de interesse. Quatro métricas principais foram usadas para as análises: (1) SessionTime - duração da sessão do aluno. (2) PlayTime - tempo em ”play”, que é o tempo que o aluno executa o comando ”play”. (3) Videotime - tempo em ”play”sem repetição. (4) Fração do número de visualizações por fração do tempo de vídeo. Em uma segunda etapa, analisamos as métricas considerando vários cenários. A partir dos resultados encontrados, propomos uma reflexão acerca da metodologia de ensino utilizada nas videoaulas.
id UFRJ_9c4a07ea61ecc31c0ca22a7e1e8f5822
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/17797
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Análise dos dados coletados de uma plataforma de educação a distânciaAnalysis of data collected from a distance education platformeducação a distânciavideoaulasCNPQ::ENGENHARIASO serviço de educação a distância vem se tornando uma importante alternativa para estudantes que buscam se profissionalizar. O aumento da procura por esse tipo de serviço traz a necessidade de se estudar a efetividade do aprendizado a distância e o engajamento dos alunos. O laboratório LAND tem participado de um projeto de educação a distância no estado do Rio de Janeiro. No âmbito desse projeto foi desenvolvido um sistema de videoaulas que atualmente está disponível como um serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), denominado Videoaula@RNP. O serviço Videoaula@RNP possui mais de 400 videoaulas e é acessado por mais de 40 mil alunos por mês. Neste trabalho, buscamos entender o comportamento dos estudantes ao assistirem videoaulas de forma a identificar padrões e características que indiquem como construir uma boa videoaula, i.e, uma aula que consiga prender a atenção dos alunos por mais tempo. Para isso, usamos um conjunto de logs, coletados durante cinco anos (2012 - 2017), com as ações realizadas pelos alunos (pausa, avanço, retrocesso, etc) durante uma videoaula. A primeira etapa do trabalho foi processar e organizar os dados dos logs em um banco de dados para facilitar a obtenção das métricas de interesse. Quatro métricas principais foram usadas para as análises: (1) SessionTime - duração da sessão do aluno. (2) PlayTime - tempo em ”play”, que é o tempo que o aluno executa o comando ”play”. (3) Videotime - tempo em ”play”sem repetição. (4) Fração do número de visualizações por fração do tempo de vídeo. Em uma segunda etapa, analisamos as métricas considerando vários cenários. A partir dos resultados encontrados, propomos uma reflexão acerca da metodologia de ensino utilizada nas videoaulas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJLeão, Rosa Maria MeriBruno, Gaspare Giuliano EliasMenasche, Daniel SadocCukierman, Henrique LuizMiranda Neto, Bruno Rafaeli de2022-07-21T01:23:33Z2023-12-21T03:00:17Z2018-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/17797porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:17Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17797Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:17Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos dados coletados de uma plataforma de educação a distância
Analysis of data collected from a distance education platform
title Análise dos dados coletados de uma plataforma de educação a distância
spellingShingle Análise dos dados coletados de uma plataforma de educação a distância
Miranda Neto, Bruno Rafaeli de
educação a distância
videoaulas
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Análise dos dados coletados de uma plataforma de educação a distância
title_full Análise dos dados coletados de uma plataforma de educação a distância
title_fullStr Análise dos dados coletados de uma plataforma de educação a distância
title_full_unstemmed Análise dos dados coletados de uma plataforma de educação a distância
title_sort Análise dos dados coletados de uma plataforma de educação a distância
author Miranda Neto, Bruno Rafaeli de
author_facet Miranda Neto, Bruno Rafaeli de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leão, Rosa Maria Meri
Bruno, Gaspare Giuliano Elias
Menasche, Daniel Sadoc
Cukierman, Henrique Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda Neto, Bruno Rafaeli de
dc.subject.por.fl_str_mv educação a distância
videoaulas
CNPQ::ENGENHARIAS
topic educação a distância
videoaulas
CNPQ::ENGENHARIAS
description O serviço de educação a distância vem se tornando uma importante alternativa para estudantes que buscam se profissionalizar. O aumento da procura por esse tipo de serviço traz a necessidade de se estudar a efetividade do aprendizado a distância e o engajamento dos alunos. O laboratório LAND tem participado de um projeto de educação a distância no estado do Rio de Janeiro. No âmbito desse projeto foi desenvolvido um sistema de videoaulas que atualmente está disponível como um serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), denominado Videoaula@RNP. O serviço Videoaula@RNP possui mais de 400 videoaulas e é acessado por mais de 40 mil alunos por mês. Neste trabalho, buscamos entender o comportamento dos estudantes ao assistirem videoaulas de forma a identificar padrões e características que indiquem como construir uma boa videoaula, i.e, uma aula que consiga prender a atenção dos alunos por mais tempo. Para isso, usamos um conjunto de logs, coletados durante cinco anos (2012 - 2017), com as ações realizadas pelos alunos (pausa, avanço, retrocesso, etc) durante uma videoaula. A primeira etapa do trabalho foi processar e organizar os dados dos logs em um banco de dados para facilitar a obtenção das métricas de interesse. Quatro métricas principais foram usadas para as análises: (1) SessionTime - duração da sessão do aluno. (2) PlayTime - tempo em ”play”, que é o tempo que o aluno executa o comando ”play”. (3) Videotime - tempo em ”play”sem repetição. (4) Fração do número de visualizações por fração do tempo de vídeo. Em uma segunda etapa, analisamos as métricas considerando vários cenários. A partir dos resultados encontrados, propomos uma reflexão acerca da metodologia de ensino utilizada nas videoaulas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03
2022-07-21T01:23:33Z
2023-12-21T03:00:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/17797
url http://hdl.handle.net/11422/17797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456018976473088