A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24578 |
Resumo: | Este artigo analisa a relevância da utilização de videoaulas por estudantes dos cursos presenciais de Engenharias Civil, de Produção, Elétrica e Mecânica do Centro Universitário Redentor em Itaperuna-RJ. A Educação a distância (EaD) expandiu-se suscitando recursos atraentes que podem ser usados no ensino presencial. A pesquisa quantitativa, descritiva, iniciou-se verificando, no registro acadêmico da referida Instituição de Ensino Superior (IES), quais disciplinas do ciclo básico das Engenharias apresentavam menor índice de aprovação e maior retenção. Detectadas as turmas em que este fenômeno ocorria, aplicou-se a elas um questionário a fim de identificar se utilizavam videoaulas, correlacionando com outras informações. Dados daí coletados subsidiaram o estudo comparativo das médias de notas dos estudantes que utilizaram ou não este recurso. A análise se deu por meio de técnicas de estatística descritiva e inferencial. Os principais referenciais foram: na Educação, Paulo Freire e Lev S. Vygostsky; no processo de ensino-aprendizagem amparado no paradigma da complexidade, Edgar Morin; no ensino da Engenharia, Vanderlí Oliveira; sobre EaD e TICs, Wilson Yonezawa; nas videoaulas, Barrere, Scortegagna e Léllis. Ao final, não foram comprovadas diferenças significativas entre os dois grupos estudados. Concluiu-se que a videoaula é um recurso da EaD que, quando utilizado no ensino presencial, auxilia estudantes que têm dificuldade, perderam aula e/ou necessitam conciliar estudo e trabalho. |
id |
VERACRUZ-0_9cd933410fccacad94482a893ded0c37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24578 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performanceEducação a DistânciaEngenhariaProcesso de ensino-aprendizagemVideoaula.Este artigo analisa a relevância da utilização de videoaulas por estudantes dos cursos presenciais de Engenharias Civil, de Produção, Elétrica e Mecânica do Centro Universitário Redentor em Itaperuna-RJ. A Educação a distância (EaD) expandiu-se suscitando recursos atraentes que podem ser usados no ensino presencial. A pesquisa quantitativa, descritiva, iniciou-se verificando, no registro acadêmico da referida Instituição de Ensino Superior (IES), quais disciplinas do ciclo básico das Engenharias apresentavam menor índice de aprovação e maior retenção. Detectadas as turmas em que este fenômeno ocorria, aplicou-se a elas um questionário a fim de identificar se utilizavam videoaulas, correlacionando com outras informações. Dados daí coletados subsidiaram o estudo comparativo das médias de notas dos estudantes que utilizaram ou não este recurso. A análise se deu por meio de técnicas de estatística descritiva e inferencial. Os principais referenciais foram: na Educação, Paulo Freire e Lev S. Vygostsky; no processo de ensino-aprendizagem amparado no paradigma da complexidade, Edgar Morin; no ensino da Engenharia, Vanderlí Oliveira; sobre EaD e TICs, Wilson Yonezawa; nas videoaulas, Barrere, Scortegagna e Léllis. Ao final, não foram comprovadas diferenças significativas entre os dois grupos estudados. Concluiu-se que a videoaula é um recurso da EaD que, quando utilizado no ensino presencial, auxilia estudantes que têm dificuldade, perderam aula e/ou necessitam conciliar estudo e trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2457810.34117/bjdv7n2-220Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 14917-14941Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 14917-14941Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 14917-149412525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24578/19639Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Muriel BatistaSilva, Luiz Claudio Tavares2022-06-24T19:06:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24578Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:29.589816Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance |
title |
A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance |
spellingShingle |
A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance Oliveira, Muriel Batista Educação a Distância Engenharia Processo de ensino-aprendizagem Videoaula. |
title_short |
A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance |
title_full |
A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance |
title_fullStr |
A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance |
title_full_unstemmed |
A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance |
title_sort |
A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance |
author |
Oliveira, Muriel Batista |
author_facet |
Oliveira, Muriel Batista Silva, Luiz Claudio Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luiz Claudio Tavares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Muriel Batista Silva, Luiz Claudio Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Engenharia Processo de ensino-aprendizagem Videoaula. |
topic |
Educação a Distância Engenharia Processo de ensino-aprendizagem Videoaula. |
description |
Este artigo analisa a relevância da utilização de videoaulas por estudantes dos cursos presenciais de Engenharias Civil, de Produção, Elétrica e Mecânica do Centro Universitário Redentor em Itaperuna-RJ. A Educação a distância (EaD) expandiu-se suscitando recursos atraentes que podem ser usados no ensino presencial. A pesquisa quantitativa, descritiva, iniciou-se verificando, no registro acadêmico da referida Instituição de Ensino Superior (IES), quais disciplinas do ciclo básico das Engenharias apresentavam menor índice de aprovação e maior retenção. Detectadas as turmas em que este fenômeno ocorria, aplicou-se a elas um questionário a fim de identificar se utilizavam videoaulas, correlacionando com outras informações. Dados daí coletados subsidiaram o estudo comparativo das médias de notas dos estudantes que utilizaram ou não este recurso. A análise se deu por meio de técnicas de estatística descritiva e inferencial. Os principais referenciais foram: na Educação, Paulo Freire e Lev S. Vygostsky; no processo de ensino-aprendizagem amparado no paradigma da complexidade, Edgar Morin; no ensino da Engenharia, Vanderlí Oliveira; sobre EaD e TICs, Wilson Yonezawa; nas videoaulas, Barrere, Scortegagna e Léllis. Ao final, não foram comprovadas diferenças significativas entre os dois grupos estudados. Concluiu-se que a videoaula é um recurso da EaD que, quando utilizado no ensino presencial, auxilia estudantes que têm dificuldade, perderam aula e/ou necessitam conciliar estudo e trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24578 10.34117/bjdv7n2-220 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24578 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24578/19639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 14917-14941 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 14917-14941 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 14917-14941 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645511158136832 |