A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Muriel Batista
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Luiz Claudio Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24578
Resumo: Este artigo analisa a relevância da utilização de videoaulas por estudantes dos cursos presenciais de Engenharias Civil, de Produção, Elétrica e Mecânica do Centro Universitário Redentor em Itaperuna-RJ. A Educação a distância (EaD) expandiu-se suscitando recursos atraentes que podem ser usados no ensino presencial. A pesquisa quantitativa, descritiva, iniciou-se verificando, no registro acadêmico da referida Instituição de Ensino Superior (IES), quais disciplinas do ciclo básico das Engenharias apresentavam menor índice de aprovação e maior retenção. Detectadas as turmas em que este fenômeno ocorria, aplicou-se a elas um questionário a fim de identificar se utilizavam videoaulas, correlacionando com outras informações. Dados daí coletados subsidiaram o estudo comparativo das médias de notas dos estudantes que utilizaram ou não este recurso. A análise se deu por meio de técnicas de estatística descritiva e inferencial. Os principais referenciais foram: na Educação, Paulo Freire e Lev S. Vygostsky; no processo de ensino-aprendizagem amparado no paradigma da complexidade, Edgar Morin; no ensino da Engenharia, Vanderlí Oliveira; sobre EaD e TICs, Wilson Yonezawa; nas videoaulas, Barrere, Scortegagna e Léllis. Ao final, não foram comprovadas diferenças significativas entre os dois grupos estudados. Concluiu-se que a videoaula é um recurso da EaD que, quando utilizado no ensino presencial, auxilia estudantes que têm dificuldade, perderam aula e/ou necessitam conciliar estudo e trabalho.
id VERACRUZ-0_9cd933410fccacad94482a893ded0c37
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24578
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performanceEducação a DistânciaEngenhariaProcesso de ensino-aprendizagemVideoaula.Este artigo analisa a relevância da utilização de videoaulas por estudantes dos cursos presenciais de Engenharias Civil, de Produção, Elétrica e Mecânica do Centro Universitário Redentor em Itaperuna-RJ. A Educação a distância (EaD) expandiu-se suscitando recursos atraentes que podem ser usados no ensino presencial. A pesquisa quantitativa, descritiva, iniciou-se verificando, no registro acadêmico da referida Instituição de Ensino Superior (IES), quais disciplinas do ciclo básico das Engenharias apresentavam menor índice de aprovação e maior retenção. Detectadas as turmas em que este fenômeno ocorria, aplicou-se a elas um questionário a fim de identificar se utilizavam videoaulas, correlacionando com outras informações. Dados daí coletados subsidiaram o estudo comparativo das médias de notas dos estudantes que utilizaram ou não este recurso. A análise se deu por meio de técnicas de estatística descritiva e inferencial. Os principais referenciais foram: na Educação, Paulo Freire e Lev S. Vygostsky; no processo de ensino-aprendizagem amparado no paradigma da complexidade, Edgar Morin; no ensino da Engenharia, Vanderlí Oliveira; sobre EaD e TICs, Wilson Yonezawa; nas videoaulas, Barrere, Scortegagna e Léllis. Ao final, não foram comprovadas diferenças significativas entre os dois grupos estudados. Concluiu-se que a videoaula é um recurso da EaD que, quando utilizado no ensino presencial, auxilia estudantes que têm dificuldade, perderam aula e/ou necessitam conciliar estudo e trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2457810.34117/bjdv7n2-220Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 14917-14941Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 14917-14941Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 14917-149412525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24578/19639Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Muriel BatistaSilva, Luiz Claudio Tavares2022-06-24T19:06:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24578Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:29.589816Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance
title A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance
spellingShingle A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance
Oliveira, Muriel Batista
Educação a Distância
Engenharia
Processo de ensino-aprendizagem
Videoaula.
title_short A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance
title_full A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance
title_fullStr A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance
title_full_unstemmed A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance
title_sort A utilização de recursos audiovisuais nos cursos superiores em engenharias de uma IES privada: uma análise quantitativa do impacto da videoaula no desempenho acadêmico dos estudantes / The use of audiovisual resources in engineering courses at a private HEI: a quantitative analysis of the impact of video lectures on students' academic performance
author Oliveira, Muriel Batista
author_facet Oliveira, Muriel Batista
Silva, Luiz Claudio Tavares
author_role author
author2 Silva, Luiz Claudio Tavares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Muriel Batista
Silva, Luiz Claudio Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Engenharia
Processo de ensino-aprendizagem
Videoaula.
topic Educação a Distância
Engenharia
Processo de ensino-aprendizagem
Videoaula.
description Este artigo analisa a relevância da utilização de videoaulas por estudantes dos cursos presenciais de Engenharias Civil, de Produção, Elétrica e Mecânica do Centro Universitário Redentor em Itaperuna-RJ. A Educação a distância (EaD) expandiu-se suscitando recursos atraentes que podem ser usados no ensino presencial. A pesquisa quantitativa, descritiva, iniciou-se verificando, no registro acadêmico da referida Instituição de Ensino Superior (IES), quais disciplinas do ciclo básico das Engenharias apresentavam menor índice de aprovação e maior retenção. Detectadas as turmas em que este fenômeno ocorria, aplicou-se a elas um questionário a fim de identificar se utilizavam videoaulas, correlacionando com outras informações. Dados daí coletados subsidiaram o estudo comparativo das médias de notas dos estudantes que utilizaram ou não este recurso. A análise se deu por meio de técnicas de estatística descritiva e inferencial. Os principais referenciais foram: na Educação, Paulo Freire e Lev S. Vygostsky; no processo de ensino-aprendizagem amparado no paradigma da complexidade, Edgar Morin; no ensino da Engenharia, Vanderlí Oliveira; sobre EaD e TICs, Wilson Yonezawa; nas videoaulas, Barrere, Scortegagna e Léllis. Ao final, não foram comprovadas diferenças significativas entre os dois grupos estudados. Concluiu-se que a videoaula é um recurso da EaD que, quando utilizado no ensino presencial, auxilia estudantes que têm dificuldade, perderam aula e/ou necessitam conciliar estudo e trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24578
10.34117/bjdv7n2-220
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24578
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24578/19639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 14917-14941
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 14917-14941
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 14917-14941
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645511158136832