Experimentos no ensino de química: uma abordagem investigativa para o aprendizado dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bizerra, Helene Cícera Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/20075
Resumo: Tendo em vista que a experimentação investigativa no Ensino de Química envolve questionamento, argumentação e mobiliza processos cognitivos únicos para os alunos, que apenas a apresentação teórica não dá conta de mobilizar, o presente trabalho buscou relatar uma atividade experimental investigativa sobre a potabilidade da água aplicada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, que foi desenvolvido em duas partes. Na primeira, contextualizou-se o tema e produziu-se um levantamento dos conhecimentos prévios da turma e, em seguida, foi aplicado um questionário inicial para saber como os alunos percebem as atividades experimentais no Ensino de Química. Na segunda etapa, foi realizada uma atividade experimental utilizando materiais de baixo custo e fácil obtenção, objetivando fazer se um estudo sobre as condições de potabilidade de amostras de água da chuva, da torneira, filtrada, e ainda uma amostra de água contaminada com sabão e cloro. Durante a atividade foram abordados os conceitos de pH, a presença de substâncias como cloro, ferro e os processos de tratamento da água para a retirada de algumas dessas substâncias, como a floculação e filtração. A atividade teve o intuito de analisar como a experimentação investigativa pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, avaliando a compreensão dos fenômenos químicos envolvendo teoria e prática de forma dinâmica. A referida avaliação foi realizada empregando questionários onde os alunos respondiam perguntas se o experimento realizado havia contribuído para o seu aprendizado. Pelos resultados obtidos percebe-se que os alunos conseguem construir um caminho de conhecimento para explicar os fenômenos observados, elaborar hipótese, descrever o que estavam observando e até propor algumas possíveis soluções para a questão do tratamento da água. Dessa forma, nota-se que a experimentação investigativa como abordagem didática, além de estimular o interesse pelas aulas de Química, promove principalmente a interação entre professor e os alunos, sendo sujeitos ativos e críticos no seu processo de ensino aprendizagem, obtendo uma educação para a cidadania.
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Na segunda etapa, foi realizada uma atividade experimental utilizando materiais de baixo custo e fácil obtenção, objetivando fazer se um estudo sobre as condições de potabilidade de amostras de água da chuva, da torneira, filtrada, e ainda uma amostra de água contaminada com sabão e cloro. Durante a atividade foram abordados os conceitos de pH, a presença de substâncias como cloro, ferro e os processos de tratamento da água para a retirada de algumas dessas substâncias, como a floculação e filtração. A atividade teve o intuito de analisar como a experimentação investigativa pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, avaliando a compreensão dos fenômenos químicos envolvendo teoria e prática de forma dinâmica. A referida avaliação foi realizada empregando questionários onde os alunos respondiam perguntas se o experimento realizado havia contribuído para o seu aprendizado. 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