Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-maternidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/196 |
Resumo: | Esse estudo consiste em uma reflexão sobre os processos comunicacionais e a construção/re-construção de identidades contemporâneas a partir da investigação da lógica da televisão na articulação dos fluxos de sentido. O elemento central neste estudo é o ser humano, e nesse sentido buscou-se explorar o papel do telespectador/consumidor/cidadão como co-produtor semântico na logística de sentido. Através da lógica social do consumo e dos estudos de recepção desenvolvidos na América Latina nos últimos anos, buscou-se um caminho para entender o que está ocorrendo com os sujeitos pós-modernos no processo de negociação pela legitimidade de um multiculturalismo na sociedade brasileira. No presente estudo o consumo foi estudado como “o conjunto de processos sociais de apropriação de produtos”, conforme a concepção proposta por García Canclini. Neste contexto a telenovela foi estudada como um produto híbrido, ou seja, como um produto cultural que articula elementos multiculturais para expressar a cultura nacional estetizada. |
id |
UFRJ_9eb2f5c9aca0ab738d967fcda6c7ee2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/196 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-maternidade.ConsumoMídiaAudiovisualTelenovelaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOEsse estudo consiste em uma reflexão sobre os processos comunicacionais e a construção/re-construção de identidades contemporâneas a partir da investigação da lógica da televisão na articulação dos fluxos de sentido. O elemento central neste estudo é o ser humano, e nesse sentido buscou-se explorar o papel do telespectador/consumidor/cidadão como co-produtor semântico na logística de sentido. Através da lógica social do consumo e dos estudos de recepção desenvolvidos na América Latina nos últimos anos, buscou-se um caminho para entender o que está ocorrendo com os sujeitos pós-modernos no processo de negociação pela legitimidade de um multiculturalismo na sociedade brasileira. No presente estudo o consumo foi estudado como “o conjunto de processos sociais de apropriação de produtos”, conforme a concepção proposta por García Canclini. Neste contexto a telenovela foi estudada como um produto híbrido, ou seja, como um produto cultural que articula elementos multiculturais para expressar a cultura nacional estetizada.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJHerschmann, Micaelhttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096Fernandes, Fatima Sobralhttp://lattes.cnpq.br/6378629974313895Freire Filho, Joãohttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247Machado, Monicahttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Sidaco, Flávia Musa2016-04-29T17:22:06Z2023-12-21T03:04:29Z2004-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSIDACO, Flávia Musa. Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-modernidade. 2004. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.http://hdl.handle.net/11422/196porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:29Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/196Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:29Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-maternidade. |
title |
Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-maternidade. |
spellingShingle |
Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-maternidade. Sidaco, Flávia Musa Consumo Mídia Audiovisual Telenovela CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
title_short |
Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-maternidade. |
title_full |
Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-maternidade. |
title_fullStr |
Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-maternidade. |
title_full_unstemmed |
Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-maternidade. |
title_sort |
Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-maternidade. |
author |
Sidaco, Flávia Musa |
author_facet |
Sidaco, Flávia Musa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Herschmann, Micael http://lattes.cnpq.br/8285658527971096 Fernandes, Fatima Sobral http://lattes.cnpq.br/6378629974313895 Freire Filho, João http://lattes.cnpq.br/6936704860361247 Machado, Monica http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sidaco, Flávia Musa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Mídia Audiovisual Telenovela CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
topic |
Consumo Mídia Audiovisual Telenovela CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
description |
Esse estudo consiste em uma reflexão sobre os processos comunicacionais e a construção/re-construção de identidades contemporâneas a partir da investigação da lógica da televisão na articulação dos fluxos de sentido. O elemento central neste estudo é o ser humano, e nesse sentido buscou-se explorar o papel do telespectador/consumidor/cidadão como co-produtor semântico na logística de sentido. Através da lógica social do consumo e dos estudos de recepção desenvolvidos na América Latina nos últimos anos, buscou-se um caminho para entender o que está ocorrendo com os sujeitos pós-modernos no processo de negociação pela legitimidade de um multiculturalismo na sociedade brasileira. No presente estudo o consumo foi estudado como “o conjunto de processos sociais de apropriação de produtos”, conforme a concepção proposta por García Canclini. Neste contexto a telenovela foi estudada como um produto híbrido, ou seja, como um produto cultural que articula elementos multiculturais para expressar a cultura nacional estetizada. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-13 2016-04-29T17:22:06Z 2023-12-21T03:04:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SIDACO, Flávia Musa. Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-modernidade. 2004. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. http://hdl.handle.net/11422/196 |
identifier_str_mv |
SIDACO, Flávia Musa. Mídia, consumo e co-produção semântica: o caso da telenovela: uma reflexão sobre a construção/re-construção identitária na pós-modernidade. 2004. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455950979465216 |