Polemizando as campanhas polêmicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/804 |
Resumo: | Análise de duas campanhas publicitárias concebidas com a intenção de serem polêmicas, “Classe A. AA Lelek Lek”, da Mercedes-Benz, e “Bunda de Cigarro é Lixo”, da ONG Rio Eu Amo Eu Cuido, o presente estudo busca entender os motivos pelos quais a polêmica foi benéfica para uma das campanhas e prejudicial à outra, investigando seus efeitos sobre o público e a maneira como foi trabalhada em cada campanha. Algumas questões nortearam este trabalho, tais como as motivações para criar um projeto polêmico e se haveria, de fato, alguma maneira de controlar os resultados da polêmica causada, de modo a torná-la favorável aos objetivos da campanha. Para responder estas perguntas, o estudo realizou-se por meio de entrevistas com os responsáveis pela criação de cada campanha, pesquisa bibliográfica e análise do impacto de cada projeto nas redes sociais e meios de comunicação. |
id |
UFRJ_a03e8655adf664ab2b750c8795e6d88d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/804 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Polemizando as campanhas polêmicasCampanhasCampanhas publicitáriasPublicoCompreensãoReaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAnálise de duas campanhas publicitárias concebidas com a intenção de serem polêmicas, “Classe A. AA Lelek Lek”, da Mercedes-Benz, e “Bunda de Cigarro é Lixo”, da ONG Rio Eu Amo Eu Cuido, o presente estudo busca entender os motivos pelos quais a polêmica foi benéfica para uma das campanhas e prejudicial à outra, investigando seus efeitos sobre o público e a maneira como foi trabalhada em cada campanha. Algumas questões nortearam este trabalho, tais como as motivações para criar um projeto polêmico e se haveria, de fato, alguma maneira de controlar os resultados da polêmica causada, de modo a torná-la favorável aos objetivos da campanha. Para responder estas perguntas, o estudo realizou-se por meio de entrevistas com os responsáveis pela criação de cada campanha, pesquisa bibliográfica e análise do impacto de cada projeto nas redes sociais e meios de comunicação.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBurrowes, Patricia Ceciliahttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403Rett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Goidanich, Maria Elisabethhttp://lattes.cnpq.br/5972529075534614Souza, Ana Luiza de Figueiredo2016-09-21T15:39:36Z2023-12-21T03:03:06Z2014-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Ana Luiza de Figueiredo. Polemizando as campanhas polêmicas. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:06Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/804Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Polemizando as campanhas polêmicas |
title |
Polemizando as campanhas polêmicas |
spellingShingle |
Polemizando as campanhas polêmicas Souza, Ana Luiza de Figueiredo Campanhas Campanhas publicitárias Publico Compreensão Reação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Polemizando as campanhas polêmicas |
title_full |
Polemizando as campanhas polêmicas |
title_fullStr |
Polemizando as campanhas polêmicas |
title_full_unstemmed |
Polemizando as campanhas polêmicas |
title_sort |
Polemizando as campanhas polêmicas |
author |
Souza, Ana Luiza de Figueiredo |
author_facet |
Souza, Ana Luiza de Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Burrowes, Patricia Cecilia http://lattes.cnpq.br/5814638513632403 Rett, Lucimara http://lattes.cnpq.br/1020341783834309 Goidanich, Maria Elisabeth http://lattes.cnpq.br/5972529075534614 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Luiza de Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanhas Campanhas publicitárias Publico Compreensão Reação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Campanhas Campanhas publicitárias Publico Compreensão Reação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Análise de duas campanhas publicitárias concebidas com a intenção de serem polêmicas, “Classe A. AA Lelek Lek”, da Mercedes-Benz, e “Bunda de Cigarro é Lixo”, da ONG Rio Eu Amo Eu Cuido, o presente estudo busca entender os motivos pelos quais a polêmica foi benéfica para uma das campanhas e prejudicial à outra, investigando seus efeitos sobre o público e a maneira como foi trabalhada em cada campanha. Algumas questões nortearam este trabalho, tais como as motivações para criar um projeto polêmico e se haveria, de fato, alguma maneira de controlar os resultados da polêmica causada, de modo a torná-la favorável aos objetivos da campanha. Para responder estas perguntas, o estudo realizou-se por meio de entrevistas com os responsáveis pela criação de cada campanha, pesquisa bibliográfica e análise do impacto de cada projeto nas redes sociais e meios de comunicação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-02 2016-09-21T15:39:36Z 2023-12-21T03:03:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Ana Luiza de Figueiredo. Polemizando as campanhas polêmicas. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. http://hdl.handle.net/11422/804 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Ana Luiza de Figueiredo. Polemizando as campanhas polêmicas. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455955319521280 |