Polemizando as campanhas polêmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Luiza de Figueiredo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/804
Resumo: Análise de duas campanhas publicitárias concebidas com a intenção de serem polêmicas, “Classe A. AA Lelek Lek”, da Mercedes-Benz, e “Bunda de Cigarro é Lixo”, da ONG Rio Eu Amo Eu Cuido, o presente estudo busca entender os motivos pelos quais a polêmica foi benéfica para uma das campanhas e prejudicial à outra, investigando seus efeitos sobre o público e a maneira como foi trabalhada em cada campanha. Algumas questões nortearam este trabalho, tais como as motivações para criar um projeto polêmico e se haveria, de fato, alguma maneira de controlar os resultados da polêmica causada, de modo a torná-la favorável aos objetivos da campanha. Para responder estas perguntas, o estudo realizou-se por meio de entrevistas com os responsáveis pela criação de cada campanha, pesquisa bibliográfica e análise do impacto de cada projeto nas redes sociais e meios de comunicação.
id UFRJ_a03e8655adf664ab2b750c8795e6d88d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/804
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Polemizando as campanhas polêmicasCampanhasCampanhas publicitáriasPublicoCompreensãoReaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAnálise de duas campanhas publicitárias concebidas com a intenção de serem polêmicas, “Classe A. AA Lelek Lek”, da Mercedes-Benz, e “Bunda de Cigarro é Lixo”, da ONG Rio Eu Amo Eu Cuido, o presente estudo busca entender os motivos pelos quais a polêmica foi benéfica para uma das campanhas e prejudicial à outra, investigando seus efeitos sobre o público e a maneira como foi trabalhada em cada campanha. Algumas questões nortearam este trabalho, tais como as motivações para criar um projeto polêmico e se haveria, de fato, alguma maneira de controlar os resultados da polêmica causada, de modo a torná-la favorável aos objetivos da campanha. Para responder estas perguntas, o estudo realizou-se por meio de entrevistas com os responsáveis pela criação de cada campanha, pesquisa bibliográfica e análise do impacto de cada projeto nas redes sociais e meios de comunicação.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBurrowes, Patricia Ceciliahttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403Rett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Goidanich, Maria Elisabethhttp://lattes.cnpq.br/5972529075534614Souza, Ana Luiza de Figueiredo2016-09-21T15:39:36Z2023-12-21T03:03:06Z2014-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Ana Luiza de Figueiredo. Polemizando as campanhas polêmicas. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:06Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/804Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Polemizando as campanhas polêmicas
title Polemizando as campanhas polêmicas
spellingShingle Polemizando as campanhas polêmicas
Souza, Ana Luiza de Figueiredo
Campanhas
Campanhas publicitárias
Publico
Compreensão
Reação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Polemizando as campanhas polêmicas
title_full Polemizando as campanhas polêmicas
title_fullStr Polemizando as campanhas polêmicas
title_full_unstemmed Polemizando as campanhas polêmicas
title_sort Polemizando as campanhas polêmicas
author Souza, Ana Luiza de Figueiredo
author_facet Souza, Ana Luiza de Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Burrowes, Patricia Cecilia
http://lattes.cnpq.br/5814638513632403
Rett, Lucimara
http://lattes.cnpq.br/1020341783834309
Goidanich, Maria Elisabeth
http://lattes.cnpq.br/5972529075534614
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Luiza de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Campanhas
Campanhas publicitárias
Publico
Compreensão
Reação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Campanhas
Campanhas publicitárias
Publico
Compreensão
Reação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Análise de duas campanhas publicitárias concebidas com a intenção de serem polêmicas, “Classe A. AA Lelek Lek”, da Mercedes-Benz, e “Bunda de Cigarro é Lixo”, da ONG Rio Eu Amo Eu Cuido, o presente estudo busca entender os motivos pelos quais a polêmica foi benéfica para uma das campanhas e prejudicial à outra, investigando seus efeitos sobre o público e a maneira como foi trabalhada em cada campanha. Algumas questões nortearam este trabalho, tais como as motivações para criar um projeto polêmico e se haveria, de fato, alguma maneira de controlar os resultados da polêmica causada, de modo a torná-la favorável aos objetivos da campanha. Para responder estas perguntas, o estudo realizou-se por meio de entrevistas com os responsáveis pela criação de cada campanha, pesquisa bibliográfica e análise do impacto de cada projeto nas redes sociais e meios de comunicação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-02
2016-09-21T15:39:36Z
2023-12-21T03:03:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Ana Luiza de Figueiredo. Polemizando as campanhas polêmicas. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
http://hdl.handle.net/11422/804
identifier_str_mv SOUZA, Ana Luiza de Figueiredo. Polemizando as campanhas polêmicas. 2014. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://hdl.handle.net/11422/804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455955319521280