Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gavinho, Carolina de Paula Nunes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Felícia, Lucyana Rebello
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1470
Resumo: Identifica os principais desafios da comunicação de marketing de uma rede franqueadora ao iniciar sua expansão internacional. Entendendo a natureza expansionista do sistema de franquias, objetiva-se analisar os fatores determinantes para o sucesso internacional de uma organização, através de um embasamento teórico estruturado por obras de autores clássicos do tema. Serão estudados os riscos, as motivações, os desafios encontrados e, principalmente, a comunicação de marketing da franquia. Sendo este um sistema peculiar, pretende-se comparar as vantagens e desvantagens de uma plataforma padronizada – questão inerente ao franchising. Afim de ilustrar o estudo, elege-se a rede Spoleto, que iniciou, com alguns percalços, sua expansão internacional pelo México, em 2006.
id UFRJ_a3a6fa83497b2458cf6f2e1c8dd0e8e9
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1470
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso SpoletoMarketingFranquiaInternacionalizaçãoSpoletoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAIdentifica os principais desafios da comunicação de marketing de uma rede franqueadora ao iniciar sua expansão internacional. Entendendo a natureza expansionista do sistema de franquias, objetiva-se analisar os fatores determinantes para o sucesso internacional de uma organização, através de um embasamento teórico estruturado por obras de autores clássicos do tema. Serão estudados os riscos, as motivações, os desafios encontrados e, principalmente, a comunicação de marketing da franquia. Sendo este um sistema peculiar, pretende-se comparar as vantagens e desvantagens de uma plataforma padronizada – questão inerente ao franchising. Afim de ilustrar o estudo, elege-se a rede Spoleto, que iniciou, com alguns percalços, sua expansão internacional pelo México, em 2006.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSerpa, Marcelo Helvecio Navarrohttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642Silva, Claudete Lima dahttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768Gallotti, Luiz Solon Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488Gavinho, Carolina de Paula NunesFelícia, Lucyana Rebello2017-02-20T20:13:47Z2023-12-21T03:02:41Z2011-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFELICIA, Lucyana Rebello; GAVINHO, Carolina de Paula Nunes. Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras : uma investigação do caso Spoleto. 2011. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/1470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1470Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto
title Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto
spellingShingle Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto
Gavinho, Carolina de Paula Nunes
Marketing
Franquia
Internacionalização
Spoleto
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto
title_full Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto
title_fullStr Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto
title_full_unstemmed Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto
title_sort Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto
author Gavinho, Carolina de Paula Nunes
author_facet Gavinho, Carolina de Paula Nunes
Felícia, Lucyana Rebello
author_role author
author2 Felícia, Lucyana Rebello
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
http://lattes.cnpq.br/8325860870973642
Silva, Claudete Lima da
http://lattes.cnpq.br/3297000216106768
Gallotti, Luiz Solon Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/1822664013296488
dc.contributor.author.fl_str_mv Gavinho, Carolina de Paula Nunes
Felícia, Lucyana Rebello
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Franquia
Internacionalização
Spoleto
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Marketing
Franquia
Internacionalização
Spoleto
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Identifica os principais desafios da comunicação de marketing de uma rede franqueadora ao iniciar sua expansão internacional. Entendendo a natureza expansionista do sistema de franquias, objetiva-se analisar os fatores determinantes para o sucesso internacional de uma organização, através de um embasamento teórico estruturado por obras de autores clássicos do tema. Serão estudados os riscos, as motivações, os desafios encontrados e, principalmente, a comunicação de marketing da franquia. Sendo este um sistema peculiar, pretende-se comparar as vantagens e desvantagens de uma plataforma padronizada – questão inerente ao franchising. Afim de ilustrar o estudo, elege-se a rede Spoleto, que iniciou, com alguns percalços, sua expansão internacional pelo México, em 2006.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-07
2017-02-20T20:13:47Z
2023-12-21T03:02:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FELICIA, Lucyana Rebello; GAVINHO, Carolina de Paula Nunes. Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras : uma investigação do caso Spoleto. 2011. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
http://hdl.handle.net/11422/1470
identifier_str_mv FELICIA, Lucyana Rebello; GAVINHO, Carolina de Paula Nunes. Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras : uma investigação do caso Spoleto. 2011. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://hdl.handle.net/11422/1470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455954826690560