Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1470 |
Resumo: | Identifica os principais desafios da comunicação de marketing de uma rede franqueadora ao iniciar sua expansão internacional. Entendendo a natureza expansionista do sistema de franquias, objetiva-se analisar os fatores determinantes para o sucesso internacional de uma organização, através de um embasamento teórico estruturado por obras de autores clássicos do tema. Serão estudados os riscos, as motivações, os desafios encontrados e, principalmente, a comunicação de marketing da franquia. Sendo este um sistema peculiar, pretende-se comparar as vantagens e desvantagens de uma plataforma padronizada – questão inerente ao franchising. Afim de ilustrar o estudo, elege-se a rede Spoleto, que iniciou, com alguns percalços, sua expansão internacional pelo México, em 2006. |
id |
UFRJ_a3a6fa83497b2458cf6f2e1c8dd0e8e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1470 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso SpoletoMarketingFranquiaInternacionalizaçãoSpoletoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAIdentifica os principais desafios da comunicação de marketing de uma rede franqueadora ao iniciar sua expansão internacional. Entendendo a natureza expansionista do sistema de franquias, objetiva-se analisar os fatores determinantes para o sucesso internacional de uma organização, através de um embasamento teórico estruturado por obras de autores clássicos do tema. Serão estudados os riscos, as motivações, os desafios encontrados e, principalmente, a comunicação de marketing da franquia. Sendo este um sistema peculiar, pretende-se comparar as vantagens e desvantagens de uma plataforma padronizada – questão inerente ao franchising. Afim de ilustrar o estudo, elege-se a rede Spoleto, que iniciou, com alguns percalços, sua expansão internacional pelo México, em 2006.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSerpa, Marcelo Helvecio Navarrohttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642Silva, Claudete Lima dahttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768Gallotti, Luiz Solon Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488Gavinho, Carolina de Paula NunesFelícia, Lucyana Rebello2017-02-20T20:13:47Z2023-12-21T03:02:41Z2011-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFELICIA, Lucyana Rebello; GAVINHO, Carolina de Paula Nunes. Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras : uma investigação do caso Spoleto. 2011. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/1470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1470Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto |
title |
Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto |
spellingShingle |
Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto Gavinho, Carolina de Paula Nunes Marketing Franquia Internacionalização Spoleto CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto |
title_full |
Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto |
title_fullStr |
Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto |
title_full_unstemmed |
Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto |
title_sort |
Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras: uma investigação do caso Spoleto |
author |
Gavinho, Carolina de Paula Nunes |
author_facet |
Gavinho, Carolina de Paula Nunes Felícia, Lucyana Rebello |
author_role |
author |
author2 |
Felícia, Lucyana Rebello |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serpa, Marcelo Helvecio Navarro http://lattes.cnpq.br/8325860870973642 Silva, Claudete Lima da http://lattes.cnpq.br/3297000216106768 Gallotti, Luiz Solon Gonçalves http://lattes.cnpq.br/1822664013296488 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gavinho, Carolina de Paula Nunes Felícia, Lucyana Rebello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Franquia Internacionalização Spoleto CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Marketing Franquia Internacionalização Spoleto CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Identifica os principais desafios da comunicação de marketing de uma rede franqueadora ao iniciar sua expansão internacional. Entendendo a natureza expansionista do sistema de franquias, objetiva-se analisar os fatores determinantes para o sucesso internacional de uma organização, através de um embasamento teórico estruturado por obras de autores clássicos do tema. Serão estudados os riscos, as motivações, os desafios encontrados e, principalmente, a comunicação de marketing da franquia. Sendo este um sistema peculiar, pretende-se comparar as vantagens e desvantagens de uma plataforma padronizada – questão inerente ao franchising. Afim de ilustrar o estudo, elege-se a rede Spoleto, que iniciou, com alguns percalços, sua expansão internacional pelo México, em 2006. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-07 2017-02-20T20:13:47Z 2023-12-21T03:02:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FELICIA, Lucyana Rebello; GAVINHO, Carolina de Paula Nunes. Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras : uma investigação do caso Spoleto. 2011. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. http://hdl.handle.net/11422/1470 |
identifier_str_mv |
FELICIA, Lucyana Rebello; GAVINHO, Carolina de Paula Nunes. Os desafios da comunicação de marketing para internacionalização de marcas franqueadoras brasileiras : uma investigação do caso Spoleto. 2011. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455954826690560 |