Lugares de Interesse Geológico e Proposta de Georroteiro na Trilha Transcarioca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arona, Tomás Nunes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4975
Resumo: A Trilha Transcarioca, recentemente inaugurada, percorre a capital metropolitana do Rio de Janeiro de leste a oeste, totalizando quase 180 quilômetros. O trajeto, predominantemente em áreas de Mata Atlântica, conecta diversas unidades de conservação, aproveitando-se de caminhos já existentes. Em parceria a tal iniciativa, de caráter voluntário, o Departamento de Geologia UFRJ se propôs a estudar a geodiversidade intrínseca ao longo percurso, no intuito de consolidar a própria Trilha além de favorecer a consciência pública sobre o patrimônio natural da cidade. Este trabalho procurou catalogar Lugares de Interesse Geológico (LIGs) em trechos da Trilha, segundo três critérios: tipologia (ponto, área, paisagem, estação), uso potencial (turístico, científico e/ou didático) e, também, seu interesse para as geociências. A aqueles de uso científico-didático atribuíram-se os seguintes interesses: petrológico, estrutural, estratigráfico, geomorfológico e/ou espeleológico. Aos de uso turístico, dividiu-se o tema de interesse em: cachoeira, gruta, mirante, geoforma e/ou geocultura. Identificados 63 sítios LIGs nos parques da Tijuca e da Pedra Branca, os critérios classificatórios indicaram que 68% deles agregam potencial para fins didáticos, 54% para uso turístico e 22%, científico. Por outro lado, 38 LIGs reuniram elementos de interesse petrológico, enquanto, por exemplo, 16 reuniram valor de interesse como mirantes (uso turístico). A classificação temática dos LIGs permitiu, então, a seleção de um georroteiro na região da Serra da Carioca. Em seguida, se procedeu com a compilação dos mapas geológicos Baía de Guanabara SF-23-Z-B-IV (CPRM) e Santa Cruz SF-23-Q-III-4 (DRM-RJ) a fim de se obter um mapa geológico o qual abrigasse todo o percurso. O material produzido, incluindo mapas, lista de LIGs, modelos 3D e georroteiro, pretende compor, enfim, painéis interpretativos ao seio da Trilha e ao aplicativo celular a ser lançado.
id UFRJ_aa70b611572ec26fa379178d5a9e0008
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4975
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Lugares de Interesse Geológico e Proposta de Georroteiro na Trilha TranscariocaGeodiversidadeLugares de Interesse GeológicoTrilha TranscariocaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIAA Trilha Transcarioca, recentemente inaugurada, percorre a capital metropolitana do Rio de Janeiro de leste a oeste, totalizando quase 180 quilômetros. O trajeto, predominantemente em áreas de Mata Atlântica, conecta diversas unidades de conservação, aproveitando-se de caminhos já existentes. Em parceria a tal iniciativa, de caráter voluntário, o Departamento de Geologia UFRJ se propôs a estudar a geodiversidade intrínseca ao longo percurso, no intuito de consolidar a própria Trilha além de favorecer a consciência pública sobre o patrimônio natural da cidade. Este trabalho procurou catalogar Lugares de Interesse Geológico (LIGs) em trechos da Trilha, segundo três critérios: tipologia (ponto, área, paisagem, estação), uso potencial (turístico, científico e/ou didático) e, também, seu interesse para as geociências. A aqueles de uso científico-didático atribuíram-se os seguintes interesses: petrológico, estrutural, estratigráfico, geomorfológico e/ou espeleológico. Aos de uso turístico, dividiu-se o tema de interesse em: cachoeira, gruta, mirante, geoforma e/ou geocultura. Identificados 63 sítios LIGs nos parques da Tijuca e da Pedra Branca, os critérios classificatórios indicaram que 68% deles agregam potencial para fins didáticos, 54% para uso turístico e 22%, científico. Por outro lado, 38 LIGs reuniram elementos de interesse petrológico, enquanto, por exemplo, 16 reuniram valor de interesse como mirantes (uso turístico). A classificação temática dos LIGs permitiu, então, a seleção de um georroteiro na região da Serra da Carioca. Em seguida, se procedeu com a compilação dos mapas geológicos Baía de Guanabara SF-23-Z-B-IV (CPRM) e Santa Cruz SF-23-Q-III-4 (DRM-RJ) a fim de se obter um mapa geológico o qual abrigasse todo o percurso. O material produzido, incluindo mapas, lista de LIGs, modelos 3D e georroteiro, pretende compor, enfim, painéis interpretativos ao seio da Trilha e ao aplicativo celular a ser lançado.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de GeociênciasUFRJMansur, Kátia Leitehttp://lattes.cnpq.br/2321793386300188Araujo , Jhone Caetano dehttp://lattes.cnpq.br/4106895136697498Arona, Tomás Nunes2018-09-13T13:40:53Z2023-12-21T03:03:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4975porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:56Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4975Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Lugares de Interesse Geológico e Proposta de Georroteiro na Trilha Transcarioca
title Lugares de Interesse Geológico e Proposta de Georroteiro na Trilha Transcarioca
spellingShingle Lugares de Interesse Geológico e Proposta de Georroteiro na Trilha Transcarioca
Arona, Tomás Nunes
Geodiversidade
Lugares de Interesse Geológico
Trilha Transcarioca
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
title_short Lugares de Interesse Geológico e Proposta de Georroteiro na Trilha Transcarioca
title_full Lugares de Interesse Geológico e Proposta de Georroteiro na Trilha Transcarioca
title_fullStr Lugares de Interesse Geológico e Proposta de Georroteiro na Trilha Transcarioca
title_full_unstemmed Lugares de Interesse Geológico e Proposta de Georroteiro na Trilha Transcarioca
title_sort Lugares de Interesse Geológico e Proposta de Georroteiro na Trilha Transcarioca
author Arona, Tomás Nunes
author_facet Arona, Tomás Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mansur, Kátia Leite
http://lattes.cnpq.br/2321793386300188
Araujo , Jhone Caetano de
http://lattes.cnpq.br/4106895136697498
dc.contributor.author.fl_str_mv Arona, Tomás Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Geodiversidade
Lugares de Interesse Geológico
Trilha Transcarioca
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
topic Geodiversidade
Lugares de Interesse Geológico
Trilha Transcarioca
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
description A Trilha Transcarioca, recentemente inaugurada, percorre a capital metropolitana do Rio de Janeiro de leste a oeste, totalizando quase 180 quilômetros. O trajeto, predominantemente em áreas de Mata Atlântica, conecta diversas unidades de conservação, aproveitando-se de caminhos já existentes. Em parceria a tal iniciativa, de caráter voluntário, o Departamento de Geologia UFRJ se propôs a estudar a geodiversidade intrínseca ao longo percurso, no intuito de consolidar a própria Trilha além de favorecer a consciência pública sobre o patrimônio natural da cidade. Este trabalho procurou catalogar Lugares de Interesse Geológico (LIGs) em trechos da Trilha, segundo três critérios: tipologia (ponto, área, paisagem, estação), uso potencial (turístico, científico e/ou didático) e, também, seu interesse para as geociências. A aqueles de uso científico-didático atribuíram-se os seguintes interesses: petrológico, estrutural, estratigráfico, geomorfológico e/ou espeleológico. Aos de uso turístico, dividiu-se o tema de interesse em: cachoeira, gruta, mirante, geoforma e/ou geocultura. Identificados 63 sítios LIGs nos parques da Tijuca e da Pedra Branca, os critérios classificatórios indicaram que 68% deles agregam potencial para fins didáticos, 54% para uso turístico e 22%, científico. Por outro lado, 38 LIGs reuniram elementos de interesse petrológico, enquanto, por exemplo, 16 reuniram valor de interesse como mirantes (uso turístico). A classificação temática dos LIGs permitiu, então, a seleção de um georroteiro na região da Serra da Carioca. Em seguida, se procedeu com a compilação dos mapas geológicos Baía de Guanabara SF-23-Z-B-IV (CPRM) e Santa Cruz SF-23-Q-III-4 (DRM-RJ) a fim de se obter um mapa geológico o qual abrigasse todo o percurso. O material produzido, incluindo mapas, lista de LIGs, modelos 3D e georroteiro, pretende compor, enfim, painéis interpretativos ao seio da Trilha e ao aplicativo celular a ser lançado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-13T13:40:53Z
2023-12-21T03:03:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4975
url http://hdl.handle.net/11422/4975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Geociências
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Geociências
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455976080277504