A evolução do colunismo social: do grande monde à celebridade instantânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4339 |
Resumo: | Tem por objetivo situar o contexto histórico e social do colunismo social no Brasil, que proporcionou a chegada ao jornalismo de uma especialização como se conhece hoje, assim como a sua evolução frente a novas plataformas tecnológicas. A partir da construção de uma linha evolutiva que dá origem ao jornalismo direcionado a pessoas que referenciam e representam valores sociais específicos, é analisada a cobertura do dia a dia de pessoas que se enquadram no perfil de celebridade, assim como propõe-se observar a forma como esses conteúdos são tratados pela mídia. A monografia busca mapear as características do colunismo social nascido no país e utiliza como estudo de caso o Portal EGO, da empresa Globo.com. |
id |
UFRJ_ad8d8bdf71059c7c57f69314b314204f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4339 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A evolução do colunismo social: do grande monde à celebridade instantâneaJornalismo especializadoCelebridadesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOTem por objetivo situar o contexto histórico e social do colunismo social no Brasil, que proporcionou a chegada ao jornalismo de uma especialização como se conhece hoje, assim como a sua evolução frente a novas plataformas tecnológicas. A partir da construção de uma linha evolutiva que dá origem ao jornalismo direcionado a pessoas que referenciam e representam valores sociais específicos, é analisada a cobertura do dia a dia de pessoas que se enquadram no perfil de celebridade, assim como propõe-se observar a forma como esses conteúdos são tratados pela mídia. A monografia busca mapear as características do colunismo social nascido no país e utiliza como estudo de caso o Portal EGO, da empresa Globo.com.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJLuz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Travancas, Isabel Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/0325091621337695Pires, PauloSant'Ana, Gustavo Lacombe2018-07-13T20:49:17Z2023-12-21T03:03:16Z2014-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANT’ANA, Gustavo Lacombe. A evolução do colunismo social: do grande monde à celebridade instantânea. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/4339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:16Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4339Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:16Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evolução do colunismo social: do grande monde à celebridade instantânea |
title |
A evolução do colunismo social: do grande monde à celebridade instantânea |
spellingShingle |
A evolução do colunismo social: do grande monde à celebridade instantânea Sant'Ana, Gustavo Lacombe Jornalismo especializado Celebridades CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
A evolução do colunismo social: do grande monde à celebridade instantânea |
title_full |
A evolução do colunismo social: do grande monde à celebridade instantânea |
title_fullStr |
A evolução do colunismo social: do grande monde à celebridade instantânea |
title_full_unstemmed |
A evolução do colunismo social: do grande monde à celebridade instantânea |
title_sort |
A evolução do colunismo social: do grande monde à celebridade instantânea |
author |
Sant'Ana, Gustavo Lacombe |
author_facet |
Sant'Ana, Gustavo Lacombe |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luz, Cristina Rego Monteiro da http://lattes.cnpq.br/9845102367219960 Travancas, Isabel Siqueira http://lattes.cnpq.br/0325091621337695 Pires, Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant'Ana, Gustavo Lacombe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo especializado Celebridades CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Jornalismo especializado Celebridades CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Tem por objetivo situar o contexto histórico e social do colunismo social no Brasil, que proporcionou a chegada ao jornalismo de uma especialização como se conhece hoje, assim como a sua evolução frente a novas plataformas tecnológicas. A partir da construção de uma linha evolutiva que dá origem ao jornalismo direcionado a pessoas que referenciam e representam valores sociais específicos, é analisada a cobertura do dia a dia de pessoas que se enquadram no perfil de celebridade, assim como propõe-se observar a forma como esses conteúdos são tratados pela mídia. A monografia busca mapear as características do colunismo social nascido no país e utiliza como estudo de caso o Portal EGO, da empresa Globo.com. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-27 2018-07-13T20:49:17Z 2023-12-21T03:03:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANT’ANA, Gustavo Lacombe. A evolução do colunismo social: do grande monde à celebridade instantânea. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. http://hdl.handle.net/11422/4339 |
identifier_str_mv |
SANT’ANA, Gustavo Lacombe. A evolução do colunismo social: do grande monde à celebridade instantânea. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455961169526784 |