Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Maria Fernanda Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1304
Resumo: Quanto mais globalizado e interconectado o mundo se tornava por conta da comunicação mediada pelos computadores mais mudanças se viam no comportamento dos consumidores, que deixaram de ser somente receptores de conteúdos e passaram a colaborar com a produção deles. Esse “empoderamento” do consumidor, que aconteceu muito em função da forte interação entre os indivíduos no ambiente digital, acabou por chamar a atenção das empresas que se viram obrigadas a modificar suas estratégias de marketing a fim de construir uma nova forma de relacionamento com eles. Uma dessas novas estratégias utilizadas foi o social commerce, uma nova maneira de comércio – compra e venda de produtos – que acontece através das redes sociais, poderosas ferramentas de compartilhamento, surgidas com o advento da Internet. O comércio social será apresentado, principalmente, por meio do estudo de caso do aplicativo “Magazine Você” da rede de varejo, Magazine Luiza.
id UFRJ_adc86fb9b31b683f74540a5579961753
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1304
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Leal, Maria Fernanda Gomeshttp://lattes.cnpq.br/3598534302321545Almeida, Alda Rosana Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Santini, Rose Mariehttp://lattes.cnpq.br/8757803805826489Neves, Gláucia Salvador2017-01-24T16:25:06Z2023-11-30T03:01:51Z2014-12-04LEAL, Maria Fernanda Gomes. Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/1304Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-08-29T14:43:53Z No. of bitstreams: 1 MLeal.pdf: 1439613 bytes, checksum: 274c7feb24efdb00349b60ea5e5db0cf (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-24T16:25:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLeal.pdf: 1439613 bytes, checksum: 274c7feb24efdb00349b60ea5e5db0cf (MD5) Previous issue date: 2014-12-04Quanto mais globalizado e interconectado o mundo se tornava por conta da comunicação mediada pelos computadores mais mudanças se viam no comportamento dos consumidores, que deixaram de ser somente receptores de conteúdos e passaram a colaborar com a produção deles. Esse “empoderamento” do consumidor, que aconteceu muito em função da forte interação entre os indivíduos no ambiente digital, acabou por chamar a atenção das empresas que se viram obrigadas a modificar suas estratégias de marketing a fim de construir uma nova forma de relacionamento com eles. Uma dessas novas estratégias utilizadas foi o social commerce, uma nova maneira de comércio – compra e venda de produtos – que acontece através das redes sociais, poderosas ferramentas de compartilhamento, surgidas com o advento da Internet. O comércio social será apresentado, principalmente, por meio do estudo de caso do aplicativo “Magazine Você” da rede de varejo, Magazine Luiza.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAInternetRedes sociaisComunicaçãoComércio eletrônicoSocial commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALMLeal.pdfMLeal.pdfapplication/pdf1439613http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1304/1/MLeal.pdf274c7feb24efdb00349b60ea5e5db0cfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1304/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTMLeal.pdf.txtMLeal.pdf.txtExtracted texttext/plain125344http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1304/3/MLeal.pdf.txt200ee4b1832703818e564c287a190cddMD5311422/13042023-11-30 00:01:51.039oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores
title Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores
spellingShingle Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores
Leal, Maria Fernanda Gomes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Internet
Redes sociais
Comunicação
Comércio eletrônico
title_short Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores
title_full Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores
title_fullStr Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores
title_full_unstemmed Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores
title_sort Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores
author Leal, Maria Fernanda Gomes
author_facet Leal, Maria Fernanda Gomes
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3598534302321545
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Maria Fernanda Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, Alda Rosana Duarte de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2652910030797348
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santini, Rose Marie
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8757803805826489
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neves, Gláucia Salvador
contributor_str_mv Almeida, Alda Rosana Duarte de
Santini, Rose Marie
Neves, Gláucia Salvador
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Internet
Redes sociais
Comunicação
Comércio eletrônico
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Redes sociais
Comunicação
Comércio eletrônico
description Quanto mais globalizado e interconectado o mundo se tornava por conta da comunicação mediada pelos computadores mais mudanças se viam no comportamento dos consumidores, que deixaram de ser somente receptores de conteúdos e passaram a colaborar com a produção deles. Esse “empoderamento” do consumidor, que aconteceu muito em função da forte interação entre os indivíduos no ambiente digital, acabou por chamar a atenção das empresas que se viram obrigadas a modificar suas estratégias de marketing a fim de construir uma nova forma de relacionamento com eles. Uma dessas novas estratégias utilizadas foi o social commerce, uma nova maneira de comércio – compra e venda de produtos – que acontece através das redes sociais, poderosas ferramentas de compartilhamento, surgidas com o advento da Internet. O comércio social será apresentado, principalmente, por meio do estudo de caso do aplicativo “Magazine Você” da rede de varejo, Magazine Luiza.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-24T16:25:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEAL, Maria Fernanda Gomes. Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1304
identifier_str_mv LEAL, Maria Fernanda Gomes. Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://hdl.handle.net/11422/1304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1304/1/MLeal.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1304/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1304/3/MLeal.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 274c7feb24efdb00349b60ea5e5db0cf
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
200ee4b1832703818e564c287a190cdd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097070360035328