Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1304 |
Resumo: | Quanto mais globalizado e interconectado o mundo se tornava por conta da comunicação mediada pelos computadores mais mudanças se viam no comportamento dos consumidores, que deixaram de ser somente receptores de conteúdos e passaram a colaborar com a produção deles. Esse “empoderamento” do consumidor, que aconteceu muito em função da forte interação entre os indivíduos no ambiente digital, acabou por chamar a atenção das empresas que se viram obrigadas a modificar suas estratégias de marketing a fim de construir uma nova forma de relacionamento com eles. Uma dessas novas estratégias utilizadas foi o social commerce, uma nova maneira de comércio – compra e venda de produtos – que acontece através das redes sociais, poderosas ferramentas de compartilhamento, surgidas com o advento da Internet. O comércio social será apresentado, principalmente, por meio do estudo de caso do aplicativo “Magazine Você” da rede de varejo, Magazine Luiza. |
id |
UFRJ_adc86fb9b31b683f74540a5579961753 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1304 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Leal, Maria Fernanda Gomeshttp://lattes.cnpq.br/3598534302321545Almeida, Alda Rosana Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Santini, Rose Mariehttp://lattes.cnpq.br/8757803805826489Neves, Gláucia Salvador2017-01-24T16:25:06Z2023-11-30T03:01:51Z2014-12-04LEAL, Maria Fernanda Gomes. Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/1304Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-08-29T14:43:53Z No. of bitstreams: 1 MLeal.pdf: 1439613 bytes, checksum: 274c7feb24efdb00349b60ea5e5db0cf (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-24T16:25:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLeal.pdf: 1439613 bytes, checksum: 274c7feb24efdb00349b60ea5e5db0cf (MD5) Previous issue date: 2014-12-04Quanto mais globalizado e interconectado o mundo se tornava por conta da comunicação mediada pelos computadores mais mudanças se viam no comportamento dos consumidores, que deixaram de ser somente receptores de conteúdos e passaram a colaborar com a produção deles. Esse “empoderamento” do consumidor, que aconteceu muito em função da forte interação entre os indivíduos no ambiente digital, acabou por chamar a atenção das empresas que se viram obrigadas a modificar suas estratégias de marketing a fim de construir uma nova forma de relacionamento com eles. Uma dessas novas estratégias utilizadas foi o social commerce, uma nova maneira de comércio – compra e venda de produtos – que acontece através das redes sociais, poderosas ferramentas de compartilhamento, surgidas com o advento da Internet. O comércio social será apresentado, principalmente, por meio do estudo de caso do aplicativo “Magazine Você” da rede de varejo, Magazine Luiza.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAInternetRedes sociaisComunicaçãoComércio eletrônicoSocial commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALMLeal.pdfMLeal.pdfapplication/pdf1439613http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1304/1/MLeal.pdf274c7feb24efdb00349b60ea5e5db0cfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1304/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTMLeal.pdf.txtMLeal.pdf.txtExtracted texttext/plain125344http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1304/3/MLeal.pdf.txt200ee4b1832703818e564c287a190cddMD5311422/13042023-11-30 00:01:51.039oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores |
title |
Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores |
spellingShingle |
Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores Leal, Maria Fernanda Gomes CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Internet Redes sociais Comunicação Comércio eletrônico |
title_short |
Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores |
title_full |
Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores |
title_fullStr |
Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores |
title_full_unstemmed |
Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores |
title_sort |
Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores |
author |
Leal, Maria Fernanda Gomes |
author_facet |
Leal, Maria Fernanda Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3598534302321545 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Maria Fernanda Gomes |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Almeida, Alda Rosana Duarte de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2652910030797348 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santini, Rose Marie |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8757803805826489 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Neves, Gláucia Salvador |
contributor_str_mv |
Almeida, Alda Rosana Duarte de Santini, Rose Marie Neves, Gláucia Salvador |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Internet Redes sociais Comunicação Comércio eletrônico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Redes sociais Comunicação Comércio eletrônico |
description |
Quanto mais globalizado e interconectado o mundo se tornava por conta da comunicação mediada pelos computadores mais mudanças se viam no comportamento dos consumidores, que deixaram de ser somente receptores de conteúdos e passaram a colaborar com a produção deles. Esse “empoderamento” do consumidor, que aconteceu muito em função da forte interação entre os indivíduos no ambiente digital, acabou por chamar a atenção das empresas que se viram obrigadas a modificar suas estratégias de marketing a fim de construir uma nova forma de relacionamento com eles. Uma dessas novas estratégias utilizadas foi o social commerce, uma nova maneira de comércio – compra e venda de produtos – que acontece através das redes sociais, poderosas ferramentas de compartilhamento, surgidas com o advento da Internet. O comércio social será apresentado, principalmente, por meio do estudo de caso do aplicativo “Magazine Você” da rede de varejo, Magazine Luiza. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-24T16:25:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEAL, Maria Fernanda Gomes. Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/1304 |
identifier_str_mv |
LEAL, Maria Fernanda Gomes. Social commerce: usando as redes sociais para gerar lucro e estreitar relacionamento com os consumidores. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1304/1/MLeal.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1304/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1304/3/MLeal.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
274c7feb24efdb00349b60ea5e5db0cf dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 200ee4b1832703818e564c287a190cdd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097070360035328 |