A publicidade em uma cultura de comunicação virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolmasquim, Augusta Tiomno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1265
Resumo: Analisa como o novo paradigma virtual está afetando toda a cadeia da comunicação: primeiro a comunicação midiática, depois a publicidade, e por fim o indivíduo. Este ciclo vem amadurecendo gradualmente e está mudando a forma de se pensar a publicidade, dissociando-a dos produtos e trazendo o consumidor para primeiro plano. Este trabalho traz uma visão que vai do mais amplo – a comunicação – ao mais específico – o indivíduo – para discutir a influência do virtual e suas consequências em toda a cadeia. Para tal, são utilizados como base teórica os livros de Pierre Lévy, Henry Jenkins, Naomi Klein, Kevin Roberts, Gilles Lipovetsky, entre outros. Além disso, foram entrevistadas pessoas atuantes na evolução do mercado publicitário: Ana Couto, Julien Turri, Leonardo Brossa e Renata Tasca. Também foram levadas em consideração algumas publicações específicas da área e campanhas vencedoras dos prêmios mais relevantes para a publicidade.
id UFRJ_ae523a9938f16e4298016aea5444abbb
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1265
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Tolmasquim, Augusta Tiomnohttp://lattes.cnpq.br/7806093153450971Amaral, Marcio Tavares dehttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122Cardoso, Monica Machadohttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Nolasco, Sócrates Alvares2017-01-13T16:27:14Z2023-11-30T03:02:13Z2012-07-04TOLMASQUIM, Augusta Tiomno. A publicidade em uma cultura de comunicação virtual. 2012. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://hdl.handle.net/11422/1265Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-08-24T20:32:48Z No. of bitstreams: 1 ATolmasquim.pdf: 740649 bytes, checksum: f6ea88e8bd3f2e06e77a096cc631828c (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-13T16:27:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ATolmasquim.pdf: 740649 bytes, checksum: f6ea88e8bd3f2e06e77a096cc631828c (MD5) Previous issue date: 2012-07-04Analisa como o novo paradigma virtual está afetando toda a cadeia da comunicação: primeiro a comunicação midiática, depois a publicidade, e por fim o indivíduo. Este ciclo vem amadurecendo gradualmente e está mudando a forma de se pensar a publicidade, dissociando-a dos produtos e trazendo o consumidor para primeiro plano. Este trabalho traz uma visão que vai do mais amplo – a comunicação – ao mais específico – o indivíduo – para discutir a influência do virtual e suas consequências em toda a cadeia. Para tal, são utilizados como base teórica os livros de Pierre Lévy, Henry Jenkins, Naomi Klein, Kevin Roberts, Gilles Lipovetsky, entre outros. Além disso, foram entrevistadas pessoas atuantes na evolução do mercado publicitário: Ana Couto, Julien Turri, Leonardo Brossa e Renata Tasca. Também foram levadas em consideração algumas publicações específicas da área e campanhas vencedoras dos prêmios mais relevantes para a publicidade.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAComunicação virtualCultura participativaInteratividadeA publicidade em uma cultura de comunicação virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALATolmasquim.pdfATolmasquim.pdfapplication/pdf740649http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1265/1/ATolmasquim.pdff6ea88e8bd3f2e06e77a096cc631828cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1265/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTATolmasquim.pdf.txtATolmasquim.pdf.txtExtracted texttext/plain229093http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1265/3/ATolmasquim.pdf.txtb61dfde1f4fceb0c600004efe23c0f0dMD5311422/12652023-11-30 00:02:13.696oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A publicidade em uma cultura de comunicação virtual
title A publicidade em uma cultura de comunicação virtual
spellingShingle A publicidade em uma cultura de comunicação virtual
Tolmasquim, Augusta Tiomno
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Comunicação virtual
Cultura participativa
Interatividade
title_short A publicidade em uma cultura de comunicação virtual
title_full A publicidade em uma cultura de comunicação virtual
title_fullStr A publicidade em uma cultura de comunicação virtual
title_full_unstemmed A publicidade em uma cultura de comunicação virtual
title_sort A publicidade em uma cultura de comunicação virtual
author Tolmasquim, Augusta Tiomno
author_facet Tolmasquim, Augusta Tiomno
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7806093153450971
dc.contributor.author.fl_str_mv Tolmasquim, Augusta Tiomno
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Amaral, Marcio Tavares de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7322409196325122
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cardoso, Monica Machado
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3192570587798184
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nolasco, Sócrates Alvares
contributor_str_mv Amaral, Marcio Tavares de
Cardoso, Monica Machado
Nolasco, Sócrates Alvares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Comunicação virtual
Cultura participativa
Interatividade
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação virtual
Cultura participativa
Interatividade
description Analisa como o novo paradigma virtual está afetando toda a cadeia da comunicação: primeiro a comunicação midiática, depois a publicidade, e por fim o indivíduo. Este ciclo vem amadurecendo gradualmente e está mudando a forma de se pensar a publicidade, dissociando-a dos produtos e trazendo o consumidor para primeiro plano. Este trabalho traz uma visão que vai do mais amplo – a comunicação – ao mais específico – o indivíduo – para discutir a influência do virtual e suas consequências em toda a cadeia. Para tal, são utilizados como base teórica os livros de Pierre Lévy, Henry Jenkins, Naomi Klein, Kevin Roberts, Gilles Lipovetsky, entre outros. Além disso, foram entrevistadas pessoas atuantes na evolução do mercado publicitário: Ana Couto, Julien Turri, Leonardo Brossa e Renata Tasca. Também foram levadas em consideração algumas publicações específicas da área e campanhas vencedoras dos prêmios mais relevantes para a publicidade.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-13T16:27:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TOLMASQUIM, Augusta Tiomno. A publicidade em uma cultura de comunicação virtual. 2012. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1265
identifier_str_mv TOLMASQUIM, Augusta Tiomno. A publicidade em uma cultura de comunicação virtual. 2012. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
url http://hdl.handle.net/11422/1265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1265/1/ATolmasquim.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1265/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1265/3/ATolmasquim.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f6ea88e8bd3f2e06e77a096cc631828c
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
b61dfde1f4fceb0c600004efe23c0f0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097070227914752