Redes sociais na internet: comunicação corporativa e interatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boquimpani, Eliane de Mendonça
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1250
Resumo: Analisa o papel da comunicação organizacional nas redes sociais da internet, onde é possível produzir conteúdo e gerir comunidades através de ferramentas colaborativas e interativas. Através de breve análise das características das principais redes da atualidade, pretende-se evidenciar como estas constituem canais interpessoais para divulgação de produtos e serviços por meio do marketing viral e buzz marketing. Críticas foram tecidas a respeito das relações entre empresas e consumidores no ambiente das comunidades virtuais, além de reflexões acerca da intervenção dos usuários nas decisões corporativas. Partiu-se do pressuposto de que a Internet tem modificado as relações temporais e o modo como os indivíduos se articulam e, por isso, é importante que as marcas se apresentem de maneira consistente e integrada com as mídias orgânicas. O trabalho é acompanhado de um estudo de caso sobre a atuação da operadora Oi nas redes sociais.
id UFRJ_b6b9f0d7ef5dfb428dd9b13d8112f70a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1250
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Boquimpani, Eliane de Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/0302161120707813Gomes, Fernanda de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4190661838011882Barbosa, Gabriel Collareshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974Haguenauer, Cristina2017-01-11T17:27:40Z2023-11-30T03:02:44Z2009-12-07BOQUIMPANI, Eliane de Mendonça. Redes Sociais na Internet: comunicação corporativa e interatividade, 2009,179 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda)- Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.http://hdl.handle.net/11422/1250Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-08-24T17:14:26Z No. of bitstreams: 1 EBoquimpani.pdf: 3963879 bytes, checksum: 6d22326fe1339cdecc0f03d427adfc58 (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-11T17:27:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EBoquimpani.pdf: 3963879 bytes, checksum: 6d22326fe1339cdecc0f03d427adfc58 (MD5) Previous issue date: 2009-12-07Analisa o papel da comunicação organizacional nas redes sociais da internet, onde é possível produzir conteúdo e gerir comunidades através de ferramentas colaborativas e interativas. Através de breve análise das características das principais redes da atualidade, pretende-se evidenciar como estas constituem canais interpessoais para divulgação de produtos e serviços por meio do marketing viral e buzz marketing. Críticas foram tecidas a respeito das relações entre empresas e consumidores no ambiente das comunidades virtuais, além de reflexões acerca da intervenção dos usuários nas decisões corporativas. Partiu-se do pressuposto de que a Internet tem modificado as relações temporais e o modo como os indivíduos se articulam e, por isso, é importante que as marcas se apresentem de maneira consistente e integrada com as mídias orgânicas. O trabalho é acompanhado de um estudo de caso sobre a atuação da operadora Oi nas redes sociais.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDARedes sociaisInternetComunicação organizacionalInteratividadeRedes sociais na internet: comunicação corporativa e interatividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1250/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALEBoquimpani.pdfEBoquimpani.pdfapplication/pdf3963879http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1250/1/EBoquimpani.pdf6d22326fe1339cdecc0f03d427adfc58MD51TEXTEBoquimpani.pdf.txtEBoquimpani.pdf.txtExtracted texttext/plain351138http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1250/3/EBoquimpani.pdf.txt419105d8121b2199539e757ed81506ecMD5311422/12502023-11-30 00:02:44.781oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:44Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Redes sociais na internet: comunicação corporativa e interatividade
title Redes sociais na internet: comunicação corporativa e interatividade
spellingShingle Redes sociais na internet: comunicação corporativa e interatividade
Boquimpani, Eliane de Mendonça
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Redes sociais
Internet
Comunicação organizacional
Interatividade
title_short Redes sociais na internet: comunicação corporativa e interatividade
title_full Redes sociais na internet: comunicação corporativa e interatividade
title_fullStr Redes sociais na internet: comunicação corporativa e interatividade
title_full_unstemmed Redes sociais na internet: comunicação corporativa e interatividade
title_sort Redes sociais na internet: comunicação corporativa e interatividade
author Boquimpani, Eliane de Mendonça
author_facet Boquimpani, Eliane de Mendonça
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0302161120707813
dc.contributor.author.fl_str_mv Boquimpani, Eliane de Mendonça
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gomes, Fernanda de Oliveira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4190661838011882
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Barbosa, Gabriel Collares
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9574814628228974
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Haguenauer, Cristina
contributor_str_mv Gomes, Fernanda de Oliveira
Barbosa, Gabriel Collares
Haguenauer, Cristina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Redes sociais
Internet
Comunicação organizacional
Interatividade
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Internet
Comunicação organizacional
Interatividade
description Analisa o papel da comunicação organizacional nas redes sociais da internet, onde é possível produzir conteúdo e gerir comunidades através de ferramentas colaborativas e interativas. Através de breve análise das características das principais redes da atualidade, pretende-se evidenciar como estas constituem canais interpessoais para divulgação de produtos e serviços por meio do marketing viral e buzz marketing. Críticas foram tecidas a respeito das relações entre empresas e consumidores no ambiente das comunidades virtuais, além de reflexões acerca da intervenção dos usuários nas decisões corporativas. Partiu-se do pressuposto de que a Internet tem modificado as relações temporais e o modo como os indivíduos se articulam e, por isso, é importante que as marcas se apresentem de maneira consistente e integrada com as mídias orgânicas. O trabalho é acompanhado de um estudo de caso sobre a atuação da operadora Oi nas redes sociais.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-11T17:27:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BOQUIMPANI, Eliane de Mendonça. Redes Sociais na Internet: comunicação corporativa e interatividade, 2009,179 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda)- Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1250
identifier_str_mv BOQUIMPANI, Eliane de Mendonça. Redes Sociais na Internet: comunicação corporativa e interatividade, 2009,179 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda)- Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
url http://hdl.handle.net/11422/1250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1250/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1250/1/EBoquimpani.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1250/3/EBoquimpani.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
6d22326fe1339cdecc0f03d427adfc58
419105d8121b2199539e757ed81506ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097070175485952