Crescimento da indústria varejista com a introdução do comércio eletrônico: o caso Americanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5069 |
Resumo: | O trabalho analisa as conseqüências do desenvolvimento da Internet no Brasil, a partir dos anos 90, para o segmento varejista brasileiro. A Internet começou a ser utilizada no país em meados de 1989, porém somente por Órgãos do governo, Instituições de Pesquisa e, no início de 1990, por algumas Universidades. A comunicação via Web, rápida e barata, assim como sua interatividade, foram fatores relevantes para sua acelerada propagação. Os primeiros sites criados eram de notícias e em meados dos anos 90, com a liberação do uso comercial da Internet, surgiram os primeiros sites de compras que deram início ao chamado comércio eletrônico. O varejo virtual ofertava bens e serviços ao público com novas vantagens que o varejo tradicional não oferecia. As grandes vantagens deste tipo de comércio fizeram com que o número de consumidores online aumentasse cada vez mais. As empresas, podendo diminuir seus custos e buscando se adequar aos novos hábitos de seus clientes, ingressaram de forma acentuada no e-commerce. Esta monografia analisa, principalmente, os impactos que podem ser causados no varejo de lojas físicas pela introdução e evolução do comércio eletrônico. As lojas físicas irão, em um futuro próximo, desaparecer? Esta questão é o foco central deste trabalho. |
id |
UFRJ_b105c823bf5b4c7361c32d1740b79bef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5069 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Patrícia Moreira da Rocha Amaral dehttp://lattes.cnpq.br/2341193628994061Frenkel, Jacob2018-09-19T18:44:47Z2023-11-30T03:02:31Z2009-08http://hdl.handle.net/11422/5069Submitted by Viviane Almeida (almdviviane@gmail.com) on 2018-01-04T13:04:50Z No. of bitstreams: 1 PMRASouza.pdf: 583856 bytes, checksum: 3df7f011967eda1e9727f6d91646584b (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2018-09-19T18:44:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PMRASouza.pdf: 583856 bytes, checksum: 3df7f011967eda1e9727f6d91646584b (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-19T18:44:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PMRASouza.pdf: 583856 bytes, checksum: 3df7f011967eda1e9727f6d91646584b (MD5) Previous issue date: 2009-08O trabalho analisa as conseqüências do desenvolvimento da Internet no Brasil, a partir dos anos 90, para o segmento varejista brasileiro. A Internet começou a ser utilizada no país em meados de 1989, porém somente por Órgãos do governo, Instituições de Pesquisa e, no início de 1990, por algumas Universidades. A comunicação via Web, rápida e barata, assim como sua interatividade, foram fatores relevantes para sua acelerada propagação. Os primeiros sites criados eram de notícias e em meados dos anos 90, com a liberação do uso comercial da Internet, surgiram os primeiros sites de compras que deram início ao chamado comércio eletrônico. O varejo virtual ofertava bens e serviços ao público com novas vantagens que o varejo tradicional não oferecia. As grandes vantagens deste tipo de comércio fizeram com que o número de consumidores online aumentasse cada vez mais. As empresas, podendo diminuir seus custos e buscando se adequar aos novos hábitos de seus clientes, ingressaram de forma acentuada no e-commerce. Esta monografia analisa, principalmente, os impactos que podem ser causados no varejo de lojas físicas pela introdução e evolução do comércio eletrônico. As lojas físicas irão, em um futuro próximo, desaparecer? Esta questão é o foco central deste trabalho.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto de EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAComércio varejistaComércio eletrônicoInternetE-commerceBrasilCrescimento da indústria varejista com a introdução do comércio eletrônico: o caso Americanasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5069/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALPMRASouza.pdfPMRASouza.pdfapplication/pdf583856http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5069/1/PMRASouza.pdf3df7f011967eda1e9727f6d91646584bMD5111422/50692023-11-30 00:02:31.112oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:31Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Crescimento da indústria varejista com a introdução do comércio eletrônico: o caso Americanas |
title |
Crescimento da indústria varejista com a introdução do comércio eletrônico: o caso Americanas |
spellingShingle |
Crescimento da indústria varejista com a introdução do comércio eletrônico: o caso Americanas Souza, Patrícia Moreira da Rocha Amaral de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA Comércio varejista Comércio eletrônico Internet E-commerce Brasil |
title_short |
Crescimento da indústria varejista com a introdução do comércio eletrônico: o caso Americanas |
title_full |
Crescimento da indústria varejista com a introdução do comércio eletrônico: o caso Americanas |
title_fullStr |
Crescimento da indústria varejista com a introdução do comércio eletrônico: o caso Americanas |
title_full_unstemmed |
Crescimento da indústria varejista com a introdução do comércio eletrônico: o caso Americanas |
title_sort |
Crescimento da indústria varejista com a introdução do comércio eletrônico: o caso Americanas |
author |
Souza, Patrícia Moreira da Rocha Amaral de |
author_facet |
Souza, Patrícia Moreira da Rocha Amaral de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2341193628994061 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Patrícia Moreira da Rocha Amaral de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Frenkel, Jacob |
contributor_str_mv |
Frenkel, Jacob |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA Comércio varejista Comércio eletrônico Internet E-commerce Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio varejista Comércio eletrônico Internet E-commerce Brasil |
description |
O trabalho analisa as conseqüências do desenvolvimento da Internet no Brasil, a partir dos anos 90, para o segmento varejista brasileiro. A Internet começou a ser utilizada no país em meados de 1989, porém somente por Órgãos do governo, Instituições de Pesquisa e, no início de 1990, por algumas Universidades. A comunicação via Web, rápida e barata, assim como sua interatividade, foram fatores relevantes para sua acelerada propagação. Os primeiros sites criados eram de notícias e em meados dos anos 90, com a liberação do uso comercial da Internet, surgiram os primeiros sites de compras que deram início ao chamado comércio eletrônico. O varejo virtual ofertava bens e serviços ao público com novas vantagens que o varejo tradicional não oferecia. As grandes vantagens deste tipo de comércio fizeram com que o número de consumidores online aumentasse cada vez mais. As empresas, podendo diminuir seus custos e buscando se adequar aos novos hábitos de seus clientes, ingressaram de forma acentuada no e-commerce. Esta monografia analisa, principalmente, os impactos que podem ser causados no varejo de lojas físicas pela introdução e evolução do comércio eletrônico. As lojas físicas irão, em um futuro próximo, desaparecer? Esta questão é o foco central deste trabalho. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-19T18:44:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/5069 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5069/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5069/1/PMRASouza.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 3df7f011967eda1e9727f6d91646584b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097099310170112 |