O comércio mundial da indústria automobilistica em valor agregado no período 2000 - 2014
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4771 |
Resumo: | Nas últimas décadas, o mundo passou por um processo de fragmentação internacional da produção – desverticalização e terceirização de etapas da produção de um produto por vários países. Esta dispersão da atividade econômica vem criando cadeias globais de valor (CGV) e tem como característica o fato da produção seja feita onde existam os materiais e habilidades necessários para sua produção, ou seja, de acordo com a vantagem comparativa de cada local e também, de acordo com políticas industriais dos países interessados. Assim como outros setores, a indústria automobilística mundial passa por este processo. Fatores como mercados saturados, países com farta mão de obra barata, recursos naturais em profusão e pressões de políticas de governos nacionais sobre as montadoras para produzirem onde se vende tem estimulado a fragmentação da produção. Este trabalho analisa a evolução das CGVs das indústrias automobilísticas do Brasil e dos principais países/ regiões produtoras no a partir de estatísticas de valor agregado, geradas pela aplicação da metodologia criada por Leontief em dados para os anos 2000 e 2014. |
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O comércio mundial da indústria automobilistica em valor agregado no período 2000 - 2014Economia internacionalCadeias globais de valorPolítica industrialIndústria automobilísticaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONALNas últimas décadas, o mundo passou por um processo de fragmentação internacional da produção – desverticalização e terceirização de etapas da produção de um produto por vários países. Esta dispersão da atividade econômica vem criando cadeias globais de valor (CGV) e tem como característica o fato da produção seja feita onde existam os materiais e habilidades necessários para sua produção, ou seja, de acordo com a vantagem comparativa de cada local e também, de acordo com políticas industriais dos países interessados. Assim como outros setores, a indústria automobilística mundial passa por este processo. Fatores como mercados saturados, países com farta mão de obra barata, recursos naturais em profusão e pressões de políticas de governos nacionais sobre as montadoras para produzirem onde se vende tem estimulado a fragmentação da produção. Este trabalho analisa a evolução das CGVs das indústrias automobilísticas do Brasil e dos principais países/ regiões produtoras no a partir de estatísticas de valor agregado, geradas pela aplicação da metodologia criada por Leontief em dados para os anos 2000 e 2014.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJProchnik, Victorhttp://lattes.cnpq.br/7071148421168484Mendonça Júnior, Luis César Alcântara de2018-08-30T17:09:57Z2023-12-21T03:03:47Z2017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4771porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:47Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4771Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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