O comércio mundial da indústria automobilistica em valor agregado no período 2000 - 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça Júnior, Luis César Alcântara de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4771
Resumo: Nas últimas décadas, o mundo passou por um processo de fragmentação internacional da produção – desverticalização e terceirização de etapas da produção de um produto por vários países. Esta dispersão da atividade econômica vem criando cadeias globais de valor (CGV) e tem como característica o fato da produção seja feita onde existam os materiais e habilidades necessários para sua produção, ou seja, de acordo com a vantagem comparativa de cada local e também, de acordo com políticas industriais dos países interessados. Assim como outros setores, a indústria automobilística mundial passa por este processo. Fatores como mercados saturados, países com farta mão de obra barata, recursos naturais em profusão e pressões de políticas de governos nacionais sobre as montadoras para produzirem onde se vende tem estimulado a fragmentação da produção. Este trabalho analisa a evolução das CGVs das indústrias automobilísticas do Brasil e dos principais países/ regiões produtoras no a partir de estatísticas de valor agregado, geradas pela aplicação da metodologia criada por Leontief em dados para os anos 2000 e 2014.
id UFRJ_b214b654875ff4184ea01825b04641c2
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4771
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O comércio mundial da indústria automobilistica em valor agregado no período 2000 - 2014Economia internacionalCadeias globais de valorPolítica industrialIndústria automobilísticaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONALNas últimas décadas, o mundo passou por um processo de fragmentação internacional da produção – desverticalização e terceirização de etapas da produção de um produto por vários países. Esta dispersão da atividade econômica vem criando cadeias globais de valor (CGV) e tem como característica o fato da produção seja feita onde existam os materiais e habilidades necessários para sua produção, ou seja, de acordo com a vantagem comparativa de cada local e também, de acordo com políticas industriais dos países interessados. Assim como outros setores, a indústria automobilística mundial passa por este processo. Fatores como mercados saturados, países com farta mão de obra barata, recursos naturais em profusão e pressões de políticas de governos nacionais sobre as montadoras para produzirem onde se vende tem estimulado a fragmentação da produção. Este trabalho analisa a evolução das CGVs das indústrias automobilísticas do Brasil e dos principais países/ regiões produtoras no a partir de estatísticas de valor agregado, geradas pela aplicação da metodologia criada por Leontief em dados para os anos 2000 e 2014.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJProchnik, Victorhttp://lattes.cnpq.br/7071148421168484Mendonça Júnior, Luis César Alcântara de2018-08-30T17:09:57Z2023-12-21T03:03:47Z2017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4771porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:47Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4771Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O comércio mundial da indústria automobilistica em valor agregado no período 2000 - 2014
title O comércio mundial da indústria automobilistica em valor agregado no período 2000 - 2014
spellingShingle O comércio mundial da indústria automobilistica em valor agregado no período 2000 - 2014
Mendonça Júnior, Luis César Alcântara de
Economia internacional
Cadeias globais de valor
Política industrial
Indústria automobilística
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL
title_short O comércio mundial da indústria automobilistica em valor agregado no período 2000 - 2014
title_full O comércio mundial da indústria automobilistica em valor agregado no período 2000 - 2014
title_fullStr O comércio mundial da indústria automobilistica em valor agregado no período 2000 - 2014
title_full_unstemmed O comércio mundial da indústria automobilistica em valor agregado no período 2000 - 2014
title_sort O comércio mundial da indústria automobilistica em valor agregado no período 2000 - 2014
author Mendonça Júnior, Luis César Alcântara de
author_facet Mendonça Júnior, Luis César Alcântara de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prochnik, Victor
http://lattes.cnpq.br/7071148421168484
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça Júnior, Luis César Alcântara de
dc.subject.por.fl_str_mv Economia internacional
Cadeias globais de valor
Política industrial
Indústria automobilística
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL
topic Economia internacional
Cadeias globais de valor
Política industrial
Indústria automobilística
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL
description Nas últimas décadas, o mundo passou por um processo de fragmentação internacional da produção – desverticalização e terceirização de etapas da produção de um produto por vários países. Esta dispersão da atividade econômica vem criando cadeias globais de valor (CGV) e tem como característica o fato da produção seja feita onde existam os materiais e habilidades necessários para sua produção, ou seja, de acordo com a vantagem comparativa de cada local e também, de acordo com políticas industriais dos países interessados. Assim como outros setores, a indústria automobilística mundial passa por este processo. Fatores como mercados saturados, países com farta mão de obra barata, recursos naturais em profusão e pressões de políticas de governos nacionais sobre as montadoras para produzirem onde se vende tem estimulado a fragmentação da produção. Este trabalho analisa a evolução das CGVs das indústrias automobilísticas do Brasil e dos principais países/ regiões produtoras no a partir de estatísticas de valor agregado, geradas pela aplicação da metodologia criada por Leontief em dados para os anos 2000 e 2014.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09
2018-08-30T17:09:57Z
2023-12-21T03:03:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4771
url http://hdl.handle.net/11422/4771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455972949229568