A diferença do comportamento de consumo entre sócio torcedores e torcedores não sócios dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/15050 |
Resumo: | Os clubes de futebol que pretendem manter alto nível de competitividade, tanto dentro de campo, quanto fora dele, devem considerar o programa de sócio torcedor como parte importante de sua estratégia de gestão. Apesar da comprovada importância dos programas de sócio torcedor, a maioria dos clubes brasileiros ainda não conseguem explorar o potencial completo dessa estratégia, por isso, mostra-se relevante estudar as diferenças de comportamento de consumo entre sócio torcedores e torcedores não sócios para que possamos entender melhor em que aspectos os clubes podem aprimorar seus programas de sócio torcedor para que atraiam mais aderentes e fortaleçam sua marca. A pesquisa aplicada no presente trabalho foi de caráter descritivo e misto, através de um questionário com perguntas qualitativas e quantitativas, com o foco em compreender as diferenças e semelhanças de comportamento de consumo entre sócio torcedores e torcedores não sócios dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro. No total foram entrevistados 24 (vinte e quatro) torcedores, 12 (doze) sócio torcedores e 12 (doze) não sócios. Os resultados obtidos mostraram que a principal diferença entre sócio torcedores e torcedores não sócios em relação ao comportamento de consumo é a frequência que comparecem ao estádio, com os sócios sendo adeptos mais frequentes das arquibancadas. Nos quesitos de consumo de produtos do clube, consumo de produtos de patrocinadores e parceiros, acompanhamento das redes sociais e relação sentimental com o time de coração, os sócio torcedores e torcedores não sócios apresentam tendências muito similares. Analisando as estratégias utilizadas pelos clubes em relação a seus programas de sócio torcedor e os resultados da pesquisa, percebemos que, no geral, os programas são fortemente focados em oferecer benefícios relacionados a participação dos aderentes no estádio, negligenciando outros quesitos importantes, fazendo assim com que os torcedores que não são grandes frequentadores de arquibancada não vejam benefícios em assinar os planos oferecidos, resultando em um potencial não atingido com os programas de sócio torcedor. |
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Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.http://hdl.handle.net/11422/15050Submitted by Natasha Valladão (natashasilvaa4@gmail.com) on 2021-07-19T12:58:03Z No. of bitstreams: 1 LHVMello.pdf: 495896 bytes, checksum: 69ffcbb088c5c7573ba796d29f14c541 (MD5)Approved for entry into archive by Luiza Arao (luizah@ccje.ufrj.br) on 2021-09-03T14:05:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LHVMello.pdf: 495896 bytes, checksum: 69ffcbb088c5c7573ba796d29f14c541 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-03T14:05:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LHVMello.pdf: 495896 bytes, checksum: 69ffcbb088c5c7573ba796d29f14c541 (MD5) Previous issue date: 2020Os clubes de futebol que pretendem manter alto nível de competitividade, tanto dentro de campo, quanto fora dele, devem considerar o programa de sócio torcedor como parte importante de sua estratégia de gestão. Apesar da comprovada importância dos programas de sócio torcedor, a maioria dos clubes brasileiros ainda não conseguem explorar o potencial completo dessa estratégia, por isso, mostra-se relevante estudar as diferenças de comportamento de consumo entre sócio torcedores e torcedores não sócios para que possamos entender melhor em que aspectos os clubes podem aprimorar seus programas de sócio torcedor para que atraiam mais aderentes e fortaleçam sua marca. A pesquisa aplicada no presente trabalho foi de caráter descritivo e misto, através de um questionário com perguntas qualitativas e quantitativas, com o foco em compreender as diferenças e semelhanças de comportamento de consumo entre sócio torcedores e torcedores não sócios dos quatro grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro. No total foram entrevistados 24 (vinte e quatro) torcedores, 12 (doze) sócio torcedores e 12 (doze) não sócios. 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