Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12914.1 http://hdl.handle.net/11422/12914 |
Resumo: | A possibilidade de retorno às atividades de ensino ainda durante o distanciamento social imposto pela COVID-19 demandou a articulação da comunidade acadêmica para aprimorar os recursos tecnológicos necessários ao ensino remoto e a discussão sobre as metodologias de aprendizagem mais adequadas e como seriam as avaliações nesse período em que o contato presencial, fator indispensável para metodologias tradicionais de ensino e de avaliação da aprendizagem, fica impossibilitado. No NIDES foi criada uma comissão composta por professores, técnicos e estudantes, com o intuito de facilitar o processo de ensino remoto que está sendo implementado tanto para as disciplinas de graduação quanto de pós-graduação oferecidas pelo núcleo. Esta cartilha apresenta algumas orientações aos professores sobre metodologias ativas de aprendizagem e formas de avaliação e foi elaborada com o objetivo de facilitar o planejamento das disciplinas que serão oferecidas durante o período letivo excepcional. |
id |
UFRJ_b379832f228b0e67be0fdba95aa87610 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12914 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativaMetodologia ativa de aprendizagemAvaliação formativaPlanejamento do currículoEnsino remotoAvaliação de aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOA possibilidade de retorno às atividades de ensino ainda durante o distanciamento social imposto pela COVID-19 demandou a articulação da comunidade acadêmica para aprimorar os recursos tecnológicos necessários ao ensino remoto e a discussão sobre as metodologias de aprendizagem mais adequadas e como seriam as avaliações nesse período em que o contato presencial, fator indispensável para metodologias tradicionais de ensino e de avaliação da aprendizagem, fica impossibilitado. No NIDES foi criada uma comissão composta por professores, técnicos e estudantes, com o intuito de facilitar o processo de ensino remoto que está sendo implementado tanto para as disciplinas de graduação quanto de pós-graduação oferecidas pelo núcleo. Esta cartilha apresenta algumas orientações aos professores sobre metodologias ativas de aprendizagem e formas de avaliação e foi elaborada com o objetivo de facilitar o planejamento das disciplinas que serão oferecidas durante o período letivo excepcional.BrasilNúcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social2020-10-20T00:23:46Z2023-12-21T03:02:22Z2020-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherPEREIRA, Carlos Alexandre Rodrigues et al. Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa. 2 versão rev. e ampl. Rio de Janeiro: UFRJ, Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, 2020. 101 p.http://hdl.handle.net/11422/12914.1http://hdl.handle.net/11422/12914porAn error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Carlos Alexandre RodriguesAraújo, Fernanda SantosBrito Júnior, Gilmar Constantino deOliveira, Kassianne Melo deSantos, Norma Alves de SalesPassos, Renan Vieira Marques de Souzareponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:22Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12914Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa |
title |
Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa |
spellingShingle |
Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa Pereira, Carlos Alexandre Rodrigues Metodologia ativa de aprendizagem Avaliação formativa Planejamento do currículo Ensino remoto Avaliação de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
title_short |
Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa |
title_full |
Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa |
title_fullStr |
Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa |
title_full_unstemmed |
Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa |
title_sort |
Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa |
author |
Pereira, Carlos Alexandre Rodrigues |
author_facet |
Pereira, Carlos Alexandre Rodrigues Araújo, Fernanda Santos Brito Júnior, Gilmar Constantino de Oliveira, Kassianne Melo de Santos, Norma Alves de Sales Passos, Renan Vieira Marques de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Fernanda Santos Brito Júnior, Gilmar Constantino de Oliveira, Kassianne Melo de Santos, Norma Alves de Sales Passos, Renan Vieira Marques de Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Carlos Alexandre Rodrigues Araújo, Fernanda Santos Brito Júnior, Gilmar Constantino de Oliveira, Kassianne Melo de Santos, Norma Alves de Sales Passos, Renan Vieira Marques de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia ativa de aprendizagem Avaliação formativa Planejamento do currículo Ensino remoto Avaliação de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
topic |
Metodologia ativa de aprendizagem Avaliação formativa Planejamento do currículo Ensino remoto Avaliação de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
A possibilidade de retorno às atividades de ensino ainda durante o distanciamento social imposto pela COVID-19 demandou a articulação da comunidade acadêmica para aprimorar os recursos tecnológicos necessários ao ensino remoto e a discussão sobre as metodologias de aprendizagem mais adequadas e como seriam as avaliações nesse período em que o contato presencial, fator indispensável para metodologias tradicionais de ensino e de avaliação da aprendizagem, fica impossibilitado. No NIDES foi criada uma comissão composta por professores, técnicos e estudantes, com o intuito de facilitar o processo de ensino remoto que está sendo implementado tanto para as disciplinas de graduação quanto de pós-graduação oferecidas pelo núcleo. Esta cartilha apresenta algumas orientações aos professores sobre metodologias ativas de aprendizagem e formas de avaliação e foi elaborada com o objetivo de facilitar o planejamento das disciplinas que serão oferecidas durante o período letivo excepcional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-20T00:23:46Z 2020-09-30 2023-12-21T03:02:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Carlos Alexandre Rodrigues et al. Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa. 2 versão rev. e ampl. Rio de Janeiro: UFRJ, Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, 2020. 101 p. http://hdl.handle.net/11422/12914.1 http://hdl.handle.net/11422/12914 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Carlos Alexandre Rodrigues et al. Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa. 2 versão rev. e ampl. Rio de Janeiro: UFRJ, Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, 2020. 101 p. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12914.1 http://hdl.handle.net/11422/12914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
An error occurred getting the license - uri. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
An error occurred getting the license - uri. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456010702159872 |