Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carlos Alexandre Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Fernanda Santos, Brito Júnior, Gilmar Constantino de, Oliveira, Kassianne Melo de, Santos, Norma Alves de Sales, Passos, Renan Vieira Marques de Souza
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12914.1
http://hdl.handle.net/11422/12914
Resumo: A possibilidade de retorno às atividades de ensino ainda durante o distanciamento social imposto pela COVID-19 demandou a articulação da comunidade acadêmica para aprimorar os recursos tecnológicos necessários ao ensino remoto e a discussão sobre as metodologias de aprendizagem mais adequadas e como seriam as avaliações nesse período em que o contato presencial, fator indispensável para metodologias tradicionais de ensino e de avaliação da aprendizagem, fica impossibilitado. No NIDES foi criada uma comissão composta por professores, técnicos e estudantes, com o intuito de facilitar o processo de ensino remoto que está sendo implementado tanto para as disciplinas de graduação quanto de pós-graduação oferecidas pelo núcleo. Esta cartilha apresenta algumas orientações aos professores sobre metodologias ativas de aprendizagem e formas de avaliação e foi elaborada com o objetivo de facilitar o planejamento das disciplinas que serão oferecidas durante o período letivo excepcional.
id UFRJ_b379832f228b0e67be0fdba95aa87610
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12914
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativaMetodologia ativa de aprendizagemAvaliação formativaPlanejamento do currículoEnsino remotoAvaliação de aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOA possibilidade de retorno às atividades de ensino ainda durante o distanciamento social imposto pela COVID-19 demandou a articulação da comunidade acadêmica para aprimorar os recursos tecnológicos necessários ao ensino remoto e a discussão sobre as metodologias de aprendizagem mais adequadas e como seriam as avaliações nesse período em que o contato presencial, fator indispensável para metodologias tradicionais de ensino e de avaliação da aprendizagem, fica impossibilitado. No NIDES foi criada uma comissão composta por professores, técnicos e estudantes, com o intuito de facilitar o processo de ensino remoto que está sendo implementado tanto para as disciplinas de graduação quanto de pós-graduação oferecidas pelo núcleo. Esta cartilha apresenta algumas orientações aos professores sobre metodologias ativas de aprendizagem e formas de avaliação e foi elaborada com o objetivo de facilitar o planejamento das disciplinas que serão oferecidas durante o período letivo excepcional.BrasilNúcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social2020-10-20T00:23:46Z2023-12-21T03:02:22Z2020-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherPEREIRA, Carlos Alexandre Rodrigues et al. Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa. 2 versão rev. e ampl. Rio de Janeiro: UFRJ, Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, 2020. 101 p.http://hdl.handle.net/11422/12914.1http://hdl.handle.net/11422/12914porAn error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Carlos Alexandre RodriguesAraújo, Fernanda SantosBrito Júnior, Gilmar Constantino deOliveira, Kassianne Melo deSantos, Norma Alves de SalesPassos, Renan Vieira Marques de Souzareponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:22Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12914Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa
title Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa
spellingShingle Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa
Pereira, Carlos Alexandre Rodrigues
Metodologia ativa de aprendizagem
Avaliação formativa
Planejamento do currículo
Ensino remoto
Avaliação de aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa
title_full Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa
title_fullStr Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa
title_full_unstemmed Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa
title_sort Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa
author Pereira, Carlos Alexandre Rodrigues
author_facet Pereira, Carlos Alexandre Rodrigues
Araújo, Fernanda Santos
Brito Júnior, Gilmar Constantino de
Oliveira, Kassianne Melo de
Santos, Norma Alves de Sales
Passos, Renan Vieira Marques de Souza
author_role author
author2 Araújo, Fernanda Santos
Brito Júnior, Gilmar Constantino de
Oliveira, Kassianne Melo de
Santos, Norma Alves de Sales
Passos, Renan Vieira Marques de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Carlos Alexandre Rodrigues
Araújo, Fernanda Santos
Brito Júnior, Gilmar Constantino de
Oliveira, Kassianne Melo de
Santos, Norma Alves de Sales
Passos, Renan Vieira Marques de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia ativa de aprendizagem
Avaliação formativa
Planejamento do currículo
Ensino remoto
Avaliação de aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
topic Metodologia ativa de aprendizagem
Avaliação formativa
Planejamento do currículo
Ensino remoto
Avaliação de aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description A possibilidade de retorno às atividades de ensino ainda durante o distanciamento social imposto pela COVID-19 demandou a articulação da comunidade acadêmica para aprimorar os recursos tecnológicos necessários ao ensino remoto e a discussão sobre as metodologias de aprendizagem mais adequadas e como seriam as avaliações nesse período em que o contato presencial, fator indispensável para metodologias tradicionais de ensino e de avaliação da aprendizagem, fica impossibilitado. No NIDES foi criada uma comissão composta por professores, técnicos e estudantes, com o intuito de facilitar o processo de ensino remoto que está sendo implementado tanto para as disciplinas de graduação quanto de pós-graduação oferecidas pelo núcleo. Esta cartilha apresenta algumas orientações aos professores sobre metodologias ativas de aprendizagem e formas de avaliação e foi elaborada com o objetivo de facilitar o planejamento das disciplinas que serão oferecidas durante o período letivo excepcional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-20T00:23:46Z
2020-09-30
2023-12-21T03:02:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Carlos Alexandre Rodrigues et al. Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa. 2 versão rev. e ampl. Rio de Janeiro: UFRJ, Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, 2020. 101 p.
http://hdl.handle.net/11422/12914.1
http://hdl.handle.net/11422/12914
identifier_str_mv PEREIRA, Carlos Alexandre Rodrigues et al. Suporte ao ensino remoto: metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa. 2 versão rev. e ampl. Rio de Janeiro: UFRJ, Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, 2020. 101 p.
url http://hdl.handle.net/11422/12914.1
http://hdl.handle.net/11422/12914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv An error occurred getting the license - uri.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv An error occurred getting the license - uri.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456010702159872