Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, David Harlyson Poroca da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28338
Resumo: A avaliação formativa é vista como um processo pedagógico capaz de avaliar se o processo de aprendizagem dos estudantes está cumprindo os objetivos pedagógicos propostos pelo professor. Esse processo é contínuo, o que significa que o professor precisa de dados relativos ao desempenho dos alunos no processo para que possa avaliar em que medida estão “aprendendo” aquilo que foi proposto e se precisam de intervenção pedagógica. Entretanto, esse processo, quando feito manualmente, torna a tarefa do professor exaustiva devido a quantidade de dados que precisam ser coletados e analisados para que ele possa saber onde e em quem intervir. Além disso, alguns dados são de difícil obtenção, como, por exemplo, em um ambiente colaborativo, qual o aproveitamento de um estudante em atividades em grupo, pois somente os dados relativos ao grupo com um todo podem ser mais facilmente coletados, desprezando-se o desempenho individual dentro do grupo, ou seja, em que medida cada membro do grupo contribuiu para o resultado final. Por isso, esta dissertação propõe um modelo de software capaz de obter esses dados, além de introduzir o conceito de gamificação no processo de avaliação, tornando a atividade mais motivadora para os estudantes. Uma avaliação realizada com um grupo de estudantes revelou que o modelo, quando aplicado em um ambiente de aprendizagem colaborativa e com elementos de gamificação, foi capaz de aumentar o rendimento deles na atividade proposta e fornecer dados relevantes sobre o processo ao professor.
id UFRN_814081f6483388ef2a7c992bdcdfb07f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28338
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, David Harlyson Poroca daMadeira, Charles Andrye GalvãoAranha, Eduardo Henrique da SilvaBehar, Patricia AlejandraAndrade, Adja Ferreira de2020-01-21T20:51:54Z2020-01-21T20:51:54Z2019-09-03SILVA, David Harlyson Poroca da. Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa. 2019. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28338A avaliação formativa é vista como um processo pedagógico capaz de avaliar se o processo de aprendizagem dos estudantes está cumprindo os objetivos pedagógicos propostos pelo professor. Esse processo é contínuo, o que significa que o professor precisa de dados relativos ao desempenho dos alunos no processo para que possa avaliar em que medida estão “aprendendo” aquilo que foi proposto e se precisam de intervenção pedagógica. Entretanto, esse processo, quando feito manualmente, torna a tarefa do professor exaustiva devido a quantidade de dados que precisam ser coletados e analisados para que ele possa saber onde e em quem intervir. Além disso, alguns dados são de difícil obtenção, como, por exemplo, em um ambiente colaborativo, qual o aproveitamento de um estudante em atividades em grupo, pois somente os dados relativos ao grupo com um todo podem ser mais facilmente coletados, desprezando-se o desempenho individual dentro do grupo, ou seja, em que medida cada membro do grupo contribuiu para o resultado final. Por isso, esta dissertação propõe um modelo de software capaz de obter esses dados, além de introduzir o conceito de gamificação no processo de avaliação, tornando a atividade mais motivadora para os estudantes. Uma avaliação realizada com um grupo de estudantes revelou que o modelo, quando aplicado em um ambiente de aprendizagem colaborativa e com elementos de gamificação, foi capaz de aumentar o rendimento deles na atividade proposta e fornecer dados relevantes sobre o processo ao professor.Formative assessment is seen as a pedagogical process capable of assessing whether the students' learning process is meeting the pedagogical objectives proposed by the teacher. This process is continuous, which means that the teacher needs data regarding the students' performance in the process so that it can be possible to evaluate to what extent they are “learning” what was proposed and if they need pedagogical intervention. However, this process, when done manually, makes the teacher's task exhausting due to the amount of data that needs to be collected and analyzed so that he can know where to intervene and who needs intervention. In addition, some data are difficult to obtain, specially in a collaborative environment, which is the achievement of a student in group activities, as only data related to the group as a whole can be more easily collected, neglecting individual performance within the group; in other words, the extent to which each member of the group contributed to the final outcome. Therefore, this project proposes a software model capable of obtaining this data, besides introducing the concept of gamification in the evaluation process, making it a more engaging activity for students. An evaluation conducted with a group of students revealed that the model, when applied in a collaborative learning environment with gamification elements, was able to increase their performance in the proposed activity and provide the teacher with relevant process data.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação formativaAprendizagem colaborativaGamificaçãoAvaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAvaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.txtAvaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain180706https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28338/2/Avaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.txtbfd9fc888585d3aba86fbbfcf5b2813fMD52THUMBNAILAvaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.jpgAvaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28338/3/Avaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.jpg566768258cc54db16393bfbe7f7a555eMD53ORIGINALAvaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdfapplication/pdf3446205https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28338/1/Avaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdfa819535b8db9bd1decd9de21ce21c822MD51123456789/283382020-01-26 04:31:34.09oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28338Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-26T07:31:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa
title Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa
spellingShingle Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa
Silva, David Harlyson Poroca da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Avaliação formativa
Aprendizagem colaborativa
Gamificação
title_short Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa
title_full Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa
title_fullStr Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa
title_full_unstemmed Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa
title_sort Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa
author Silva, David Harlyson Poroca da
author_facet Silva, David Harlyson Poroca da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Madeira, Charles Andrye Galvão
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Aranha, Eduardo Henrique da Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Behar, Patricia Alejandra
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, David Harlyson Poroca da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Adja Ferreira de
contributor_str_mv Andrade, Adja Ferreira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Avaliação formativa
Aprendizagem colaborativa
Gamificação
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Aprendizagem colaborativa
Gamificação
description A avaliação formativa é vista como um processo pedagógico capaz de avaliar se o processo de aprendizagem dos estudantes está cumprindo os objetivos pedagógicos propostos pelo professor. Esse processo é contínuo, o que significa que o professor precisa de dados relativos ao desempenho dos alunos no processo para que possa avaliar em que medida estão “aprendendo” aquilo que foi proposto e se precisam de intervenção pedagógica. Entretanto, esse processo, quando feito manualmente, torna a tarefa do professor exaustiva devido a quantidade de dados que precisam ser coletados e analisados para que ele possa saber onde e em quem intervir. Além disso, alguns dados são de difícil obtenção, como, por exemplo, em um ambiente colaborativo, qual o aproveitamento de um estudante em atividades em grupo, pois somente os dados relativos ao grupo com um todo podem ser mais facilmente coletados, desprezando-se o desempenho individual dentro do grupo, ou seja, em que medida cada membro do grupo contribuiu para o resultado final. Por isso, esta dissertação propõe um modelo de software capaz de obter esses dados, além de introduzir o conceito de gamificação no processo de avaliação, tornando a atividade mais motivadora para os estudantes. Uma avaliação realizada com um grupo de estudantes revelou que o modelo, quando aplicado em um ambiente de aprendizagem colaborativa e com elementos de gamificação, foi capaz de aumentar o rendimento deles na atividade proposta e fornecer dados relevantes sobre o processo ao professor.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-21T20:51:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-21T20:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, David Harlyson Poroca da. Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa. 2019. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28338
identifier_str_mv SILVA, David Harlyson Poroca da. Avaliação formativa digital: uma proposta baseada na gamificação e na aprendizagem colaborativa. 2019. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28338/2/Avaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28338/3/Avaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28338/1/Avaliacaoformativadigital_Silva_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bfd9fc888585d3aba86fbbfcf5b2813f
566768258cc54db16393bfbe7f7a555e
a819535b8db9bd1decd9de21ce21c822
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117720300322816