Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7762
Resumo: Por conta da revolução tecnológica da informação, vivemos hoje um momento de reestruturação das relações sociais ao redor dos aparatos tecnológicos que nos rodeiam. Hoje, as relações sociais e o senso de comunidade não dão-se apenas no espaço físico, mas também no virtual, e são mediados pelas redes sociais. Diante dessas mudanças, o mercado e as grandes marcas se vêem compelidos a notar e tentar conquistar grupos e segmentos da sociedade, que vêm utilizando o meio social para criar um senso de comunidade e cobrar um posicionamento das marcas, em relação à representatividade tanto em produtos quanto em publicidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a campanha Cachos Poderosos da marca Garnier, a fim de compreender como a mesma utilizou da cultura participativa para engajar suas clientes no meio virtual, tornando-as defensoras da marca em seus pequenos círculos de influência. Para isso realizamos uma etnografia virtual analisando os comentários de quatro vídeos da campanha para monitorar o comportamento dos usuários ao interagirem com os perfis da marca. E por fim, com base na etnografia digital, elaboramos as questões que foram aplicadas à pesquisa qualitativa, através da qual realizamos entrevistas com as consumidoras ativas nas promoções da campanha.
id UFRJ_b46009f58c3133e566a33c51bb260a89
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/7762
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva doshttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Almeida, Alda Rosana Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Cardoso, Mônica Machadohttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Rett, Lucimara2019-05-06T21:27:53Z2023-11-30T03:01:35Z2016-12-12SANTOS, Natascha L. de Oliveira Silva dos. Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca Garnier. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016http://hdl.handle.net/11422/7762Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2018-04-09T15:05:55Z No. of bitstreams: 1 Nsilvadossantos.pdf: 2085824 bytes, checksum: 719a8178d02f02c7804a85b4430f5293 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-06T21:27:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nsilvadossantos.pdf: 2085824 bytes, checksum: 719a8178d02f02c7804a85b4430f5293 (MD5) Previous issue date: 2016-12-12Por conta da revolução tecnológica da informação, vivemos hoje um momento de reestruturação das relações sociais ao redor dos aparatos tecnológicos que nos rodeiam. Hoje, as relações sociais e o senso de comunidade não dão-se apenas no espaço físico, mas também no virtual, e são mediados pelas redes sociais. Diante dessas mudanças, o mercado e as grandes marcas se vêem compelidos a notar e tentar conquistar grupos e segmentos da sociedade, que vêm utilizando o meio social para criar um senso de comunidade e cobrar um posicionamento das marcas, em relação à representatividade tanto em produtos quanto em publicidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a campanha Cachos Poderosos da marca Garnier, a fim de compreender como a mesma utilizou da cultura participativa para engajar suas clientes no meio virtual, tornando-as defensoras da marca em seus pequenos círculos de influência. Para isso realizamos uma etnografia virtual analisando os comentários de quatro vídeos da campanha para monitorar o comportamento dos usuários ao interagirem com os perfis da marca. E por fim, com base na etnografia digital, elaboramos as questões que foram aplicadas à pesquisa qualitativa, através da qual realizamos entrevistas com as consumidoras ativas nas promoções da campanha.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDACampanhas publicitáriasComunidade virtualMarcasDos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnierinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALNsilvadossantos.pdfNsilvadossantos.pdfapplication/pdf1159262http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7762/3/Nsilvadossantos.pdf0d05eec94da289db2eb5a71d18494983MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7762/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/77622023-11-30 00:01:35.003oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:35Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
title Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
spellingShingle Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Campanhas publicitárias
Comunidade virtual
Marcas
title_short Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
title_full Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
title_fullStr Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
title_full_unstemmed Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
title_sort Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
author Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos
author_facet Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1020341783834309
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, Alda Rosana Duarte de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2652910030797348
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cardoso, Mônica Machado
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3192570587798184
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rett, Lucimara
contributor_str_mv Almeida, Alda Rosana Duarte de
Cardoso, Mônica Machado
Rett, Lucimara
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Campanhas publicitárias
Comunidade virtual
Marcas
dc.subject.por.fl_str_mv Campanhas publicitárias
Comunidade virtual
Marcas
description Por conta da revolução tecnológica da informação, vivemos hoje um momento de reestruturação das relações sociais ao redor dos aparatos tecnológicos que nos rodeiam. Hoje, as relações sociais e o senso de comunidade não dão-se apenas no espaço físico, mas também no virtual, e são mediados pelas redes sociais. Diante dessas mudanças, o mercado e as grandes marcas se vêem compelidos a notar e tentar conquistar grupos e segmentos da sociedade, que vêm utilizando o meio social para criar um senso de comunidade e cobrar um posicionamento das marcas, em relação à representatividade tanto em produtos quanto em publicidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a campanha Cachos Poderosos da marca Garnier, a fim de compreender como a mesma utilizou da cultura participativa para engajar suas clientes no meio virtual, tornando-as defensoras da marca em seus pequenos círculos de influência. Para isso realizamos uma etnografia virtual analisando os comentários de quatro vídeos da campanha para monitorar o comportamento dos usuários ao interagirem com os perfis da marca. E por fim, com base na etnografia digital, elaboramos as questões que foram aplicadas à pesquisa qualitativa, através da qual realizamos entrevistas com as consumidoras ativas nas promoções da campanha.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-06T21:27:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Natascha L. de Oliveira Silva dos. Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca Garnier. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/7762
identifier_str_mv SANTOS, Natascha L. de Oliveira Silva dos. Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca Garnier. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016
url http://hdl.handle.net/11422/7762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7762/3/Nsilvadossantos.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7762/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d05eec94da289db2eb5a71d18494983
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097108403421184