Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/7762 |
Resumo: | Por conta da revolução tecnológica da informação, vivemos hoje um momento de reestruturação das relações sociais ao redor dos aparatos tecnológicos que nos rodeiam. Hoje, as relações sociais e o senso de comunidade não dão-se apenas no espaço físico, mas também no virtual, e são mediados pelas redes sociais. Diante dessas mudanças, o mercado e as grandes marcas se vêem compelidos a notar e tentar conquistar grupos e segmentos da sociedade, que vêm utilizando o meio social para criar um senso de comunidade e cobrar um posicionamento das marcas, em relação à representatividade tanto em produtos quanto em publicidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a campanha Cachos Poderosos da marca Garnier, a fim de compreender como a mesma utilizou da cultura participativa para engajar suas clientes no meio virtual, tornando-as defensoras da marca em seus pequenos círculos de influência. Para isso realizamos uma etnografia virtual analisando os comentários de quatro vídeos da campanha para monitorar o comportamento dos usuários ao interagirem com os perfis da marca. E por fim, com base na etnografia digital, elaboramos as questões que foram aplicadas à pesquisa qualitativa, através da qual realizamos entrevistas com as consumidoras ativas nas promoções da campanha. |
id |
UFRJ_b46009f58c3133e566a33c51bb260a89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/7762 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnierCampanhas publicitáriasComunidade virtualMarcasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPor conta da revolução tecnológica da informação, vivemos hoje um momento de reestruturação das relações sociais ao redor dos aparatos tecnológicos que nos rodeiam. Hoje, as relações sociais e o senso de comunidade não dão-se apenas no espaço físico, mas também no virtual, e são mediados pelas redes sociais. Diante dessas mudanças, o mercado e as grandes marcas se vêem compelidos a notar e tentar conquistar grupos e segmentos da sociedade, que vêm utilizando o meio social para criar um senso de comunidade e cobrar um posicionamento das marcas, em relação à representatividade tanto em produtos quanto em publicidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a campanha Cachos Poderosos da marca Garnier, a fim de compreender como a mesma utilizou da cultura participativa para engajar suas clientes no meio virtual, tornando-as defensoras da marca em seus pequenos círculos de influência. Para isso realizamos uma etnografia virtual analisando os comentários de quatro vídeos da campanha para monitorar o comportamento dos usuários ao interagirem com os perfis da marca. E por fim, com base na etnografia digital, elaboramos as questões que foram aplicadas à pesquisa qualitativa, através da qual realizamos entrevistas com as consumidoras ativas nas promoções da campanha.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJRett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Almeida, Alda Rosana Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Cardoso, Mônica Machadohttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos2019-05-06T21:27:53Z2023-12-21T03:02:09Z2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Natascha L. de Oliveira Silva dos. Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca Garnier. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016http://hdl.handle.net/11422/7762porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/7762Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier |
title |
Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier |
spellingShingle |
Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos Campanhas publicitárias Comunidade virtual Marcas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier |
title_full |
Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier |
title_fullStr |
Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier |
title_full_unstemmed |
Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier |
title_sort |
Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier |
author |
Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos |
author_facet |
Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rett, Lucimara http://lattes.cnpq.br/1020341783834309 Almeida, Alda Rosana Duarte de http://lattes.cnpq.br/2652910030797348 Cardoso, Mônica Machado http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanhas publicitárias Comunidade virtual Marcas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Campanhas publicitárias Comunidade virtual Marcas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Por conta da revolução tecnológica da informação, vivemos hoje um momento de reestruturação das relações sociais ao redor dos aparatos tecnológicos que nos rodeiam. Hoje, as relações sociais e o senso de comunidade não dão-se apenas no espaço físico, mas também no virtual, e são mediados pelas redes sociais. Diante dessas mudanças, o mercado e as grandes marcas se vêem compelidos a notar e tentar conquistar grupos e segmentos da sociedade, que vêm utilizando o meio social para criar um senso de comunidade e cobrar um posicionamento das marcas, em relação à representatividade tanto em produtos quanto em publicidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a campanha Cachos Poderosos da marca Garnier, a fim de compreender como a mesma utilizou da cultura participativa para engajar suas clientes no meio virtual, tornando-as defensoras da marca em seus pequenos círculos de influência. Para isso realizamos uma etnografia virtual analisando os comentários de quatro vídeos da campanha para monitorar o comportamento dos usuários ao interagirem com os perfis da marca. E por fim, com base na etnografia digital, elaboramos as questões que foram aplicadas à pesquisa qualitativa, através da qual realizamos entrevistas com as consumidoras ativas nas promoções da campanha. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 2019-05-06T21:27:53Z 2023-12-21T03:02:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Natascha L. de Oliveira Silva dos. Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca Garnier. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016 http://hdl.handle.net/11422/7762 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Natascha L. de Oliveira Silva dos. Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca Garnier. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/7762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455972653531136 |