Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7762
Resumo: Por conta da revolução tecnológica da informação, vivemos hoje um momento de reestruturação das relações sociais ao redor dos aparatos tecnológicos que nos rodeiam. Hoje, as relações sociais e o senso de comunidade não dão-se apenas no espaço físico, mas também no virtual, e são mediados pelas redes sociais. Diante dessas mudanças, o mercado e as grandes marcas se vêem compelidos a notar e tentar conquistar grupos e segmentos da sociedade, que vêm utilizando o meio social para criar um senso de comunidade e cobrar um posicionamento das marcas, em relação à representatividade tanto em produtos quanto em publicidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a campanha Cachos Poderosos da marca Garnier, a fim de compreender como a mesma utilizou da cultura participativa para engajar suas clientes no meio virtual, tornando-as defensoras da marca em seus pequenos círculos de influência. Para isso realizamos uma etnografia virtual analisando os comentários de quatro vídeos da campanha para monitorar o comportamento dos usuários ao interagirem com os perfis da marca. E por fim, com base na etnografia digital, elaboramos as questões que foram aplicadas à pesquisa qualitativa, através da qual realizamos entrevistas com as consumidoras ativas nas promoções da campanha.
id UFRJ_b46009f58c3133e566a33c51bb260a89
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/7762
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnierCampanhas publicitáriasComunidade virtualMarcasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPor conta da revolução tecnológica da informação, vivemos hoje um momento de reestruturação das relações sociais ao redor dos aparatos tecnológicos que nos rodeiam. Hoje, as relações sociais e o senso de comunidade não dão-se apenas no espaço físico, mas também no virtual, e são mediados pelas redes sociais. Diante dessas mudanças, o mercado e as grandes marcas se vêem compelidos a notar e tentar conquistar grupos e segmentos da sociedade, que vêm utilizando o meio social para criar um senso de comunidade e cobrar um posicionamento das marcas, em relação à representatividade tanto em produtos quanto em publicidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a campanha Cachos Poderosos da marca Garnier, a fim de compreender como a mesma utilizou da cultura participativa para engajar suas clientes no meio virtual, tornando-as defensoras da marca em seus pequenos círculos de influência. Para isso realizamos uma etnografia virtual analisando os comentários de quatro vídeos da campanha para monitorar o comportamento dos usuários ao interagirem com os perfis da marca. E por fim, com base na etnografia digital, elaboramos as questões que foram aplicadas à pesquisa qualitativa, através da qual realizamos entrevistas com as consumidoras ativas nas promoções da campanha.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJRett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Almeida, Alda Rosana Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Cardoso, Mônica Machadohttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos2019-05-06T21:27:53Z2023-12-21T03:02:09Z2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Natascha L. de Oliveira Silva dos. Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca Garnier. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016http://hdl.handle.net/11422/7762porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/7762Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
title Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
spellingShingle Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos
Campanhas publicitárias
Comunidade virtual
Marcas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
title_full Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
title_fullStr Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
title_full_unstemmed Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
title_sort Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca garnier
author Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos
author_facet Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rett, Lucimara
http://lattes.cnpq.br/1020341783834309
Almeida, Alda Rosana Duarte de
http://lattes.cnpq.br/2652910030797348
Cardoso, Mônica Machado
http://lattes.cnpq.br/3192570587798184
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Natascha Lohraine de Oliveira Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Campanhas publicitárias
Comunidade virtual
Marcas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Campanhas publicitárias
Comunidade virtual
Marcas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Por conta da revolução tecnológica da informação, vivemos hoje um momento de reestruturação das relações sociais ao redor dos aparatos tecnológicos que nos rodeiam. Hoje, as relações sociais e o senso de comunidade não dão-se apenas no espaço físico, mas também no virtual, e são mediados pelas redes sociais. Diante dessas mudanças, o mercado e as grandes marcas se vêem compelidos a notar e tentar conquistar grupos e segmentos da sociedade, que vêm utilizando o meio social para criar um senso de comunidade e cobrar um posicionamento das marcas, em relação à representatividade tanto em produtos quanto em publicidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a campanha Cachos Poderosos da marca Garnier, a fim de compreender como a mesma utilizou da cultura participativa para engajar suas clientes no meio virtual, tornando-as defensoras da marca em seus pequenos círculos de influência. Para isso realizamos uma etnografia virtual analisando os comentários de quatro vídeos da campanha para monitorar o comportamento dos usuários ao interagirem com os perfis da marca. E por fim, com base na etnografia digital, elaboramos as questões que foram aplicadas à pesquisa qualitativa, através da qual realizamos entrevistas com as consumidoras ativas nas promoções da campanha.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
2019-05-06T21:27:53Z
2023-12-21T03:02:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Natascha L. de Oliveira Silva dos. Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca Garnier. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016
http://hdl.handle.net/11422/7762
identifier_str_mv SANTOS, Natascha L. de Oliveira Silva dos. Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca Garnier. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016
url http://hdl.handle.net/11422/7762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455972653531136