Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zschoerper, Alessandra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/858
Resumo: Investiga o comercial televisivo humorístico contemporâneo, buscando identificar se o humor, presente até mesmo nas sociedades mais antigas, possui real eficácia como estratégia persuasiva na publicidade televisiva, auxiliando na transmissão efetiva da mensagem. Ademais, procura-se desvendar os efeitos psicológicos promovidos por tal comercial ao telespectador, benéficos à publicidade televisiva e às marcas anunciantes. No primeiro momento, realizou-se uma revisão teórica dos estudos dos principais autores contemporâneos acerca do riso e seus efeitos. Seguindo, refletimos acerca das necessidades pelas quais o comercial televisivo vem passando e seus mecanismos de persuasão. Após, compreendemos como a publicidade que não possui foco nas qualidades reais do produto ou serviço, nem em um estilo de vida proposto ao que o compra, mas essencialmente visa proporcionar o riso, consegue gerar vendas e cativar os consumidores em direção às marcas: chamando a atenção, entretendo, diminuindo a crítica e fazendo com que o telespectador se sinta superior. Dessa maneira, observamos como o humor resgata a atenção ao comercial televisivo e sua capacidade, se utilizado corretamente, de criar laços afetivos entre consumidores e marcas.
id UFRJ_b5e1f7b0e327a721550fb3ad24dc416b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/858
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Zschoerper, Alessandrahttp://lattes.cnpq.br/5987778390189807Rett , Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Serpa , Marcelo Helvecio Navarrohttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642Vaz, Paulo Roberto Gibaldi2016-10-06T15:18:06Z2023-11-30T03:00:24Z2016-03-15ZSCHOERPER, Alessandra. Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/858Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-28T18:02:43Z No. of bitstreams: 1 AZSCHOERPER.pdf: 896055 bytes, checksum: 4cc8da6ad7564d3950b6cfa605f2fcf9 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-06T15:18:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AZSCHOERPER.pdf: 896055 bytes, checksum: 4cc8da6ad7564d3950b6cfa605f2fcf9 (MD5) Previous issue date: 2016-03-15Investiga o comercial televisivo humorístico contemporâneo, buscando identificar se o humor, presente até mesmo nas sociedades mais antigas, possui real eficácia como estratégia persuasiva na publicidade televisiva, auxiliando na transmissão efetiva da mensagem. Ademais, procura-se desvendar os efeitos psicológicos promovidos por tal comercial ao telespectador, benéficos à publicidade televisiva e às marcas anunciantes. No primeiro momento, realizou-se uma revisão teórica dos estudos dos principais autores contemporâneos acerca do riso e seus efeitos. Seguindo, refletimos acerca das necessidades pelas quais o comercial televisivo vem passando e seus mecanismos de persuasão. Após, compreendemos como a publicidade que não possui foco nas qualidades reais do produto ou serviço, nem em um estilo de vida proposto ao que o compra, mas essencialmente visa proporcionar o riso, consegue gerar vendas e cativar os consumidores em direção às marcas: chamando a atenção, entretendo, diminuindo a crítica e fazendo com que o telespectador se sinta superior. Dessa maneira, observamos como o humor resgata a atenção ao comercial televisivo e sua capacidade, se utilizado corretamente, de criar laços afetivos entre consumidores e marcas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPublicidadeHumorComercialTelevisãoPersuasãoVende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALAZSCHOERPER.pdfAZSCHOERPER.pdfapplication/pdf896055http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/858/1/AZSCHOERPER.pdf4cc8da6ad7564d3950b6cfa605f2fcf9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/858/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTAZSCHOERPER.pdf.txtAZSCHOERPER.pdf.txtExtracted texttext/plain200968http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/858/3/AZSCHOERPER.pdf.txt14b0cfdeeba141a10f584e5e54ec64b1MD5311422/8582023-11-30 00:00:24.43oai:pantheon.ufrj.br:11422/858TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:24Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo
title Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo
spellingShingle Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo
Zschoerper, Alessandra
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Publicidade
Humor
Comercial
Televisão
Persuasão
title_short Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo
title_full Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo
title_fullStr Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo
title_full_unstemmed Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo
title_sort Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo
author Zschoerper, Alessandra
author_facet Zschoerper, Alessandra
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5987778390189807
dc.contributor.author.fl_str_mv Zschoerper, Alessandra
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rett , Lucimara
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1020341783834309
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Serpa , Marcelo Helvecio Navarro
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8325860870973642
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
contributor_str_mv Rett , Lucimara
Serpa , Marcelo Helvecio Navarro
Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Publicidade
Humor
Comercial
Televisão
Persuasão
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Humor
Comercial
Televisão
Persuasão
description Investiga o comercial televisivo humorístico contemporâneo, buscando identificar se o humor, presente até mesmo nas sociedades mais antigas, possui real eficácia como estratégia persuasiva na publicidade televisiva, auxiliando na transmissão efetiva da mensagem. Ademais, procura-se desvendar os efeitos psicológicos promovidos por tal comercial ao telespectador, benéficos à publicidade televisiva e às marcas anunciantes. No primeiro momento, realizou-se uma revisão teórica dos estudos dos principais autores contemporâneos acerca do riso e seus efeitos. Seguindo, refletimos acerca das necessidades pelas quais o comercial televisivo vem passando e seus mecanismos de persuasão. Após, compreendemos como a publicidade que não possui foco nas qualidades reais do produto ou serviço, nem em um estilo de vida proposto ao que o compra, mas essencialmente visa proporcionar o riso, consegue gerar vendas e cativar os consumidores em direção às marcas: chamando a atenção, entretendo, diminuindo a crítica e fazendo com que o telespectador se sinta superior. Dessa maneira, observamos como o humor resgata a atenção ao comercial televisivo e sua capacidade, se utilizado corretamente, de criar laços afetivos entre consumidores e marcas.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-06T15:18:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-15
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZSCHOERPER, Alessandra. Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/858
identifier_str_mv ZSCHOERPER, Alessandra. Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://hdl.handle.net/11422/858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/858/1/AZSCHOERPER.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/858/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/858/3/AZSCHOERPER.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4cc8da6ad7564d3950b6cfa605f2fcf9
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
14b0cfdeeba141a10f584e5e54ec64b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097069180387328