Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/858 |
Resumo: | Investiga o comercial televisivo humorístico contemporâneo, buscando identificar se o humor, presente até mesmo nas sociedades mais antigas, possui real eficácia como estratégia persuasiva na publicidade televisiva, auxiliando na transmissão efetiva da mensagem. Ademais, procura-se desvendar os efeitos psicológicos promovidos por tal comercial ao telespectador, benéficos à publicidade televisiva e às marcas anunciantes. No primeiro momento, realizou-se uma revisão teórica dos estudos dos principais autores contemporâneos acerca do riso e seus efeitos. Seguindo, refletimos acerca das necessidades pelas quais o comercial televisivo vem passando e seus mecanismos de persuasão. Após, compreendemos como a publicidade que não possui foco nas qualidades reais do produto ou serviço, nem em um estilo de vida proposto ao que o compra, mas essencialmente visa proporcionar o riso, consegue gerar vendas e cativar os consumidores em direção às marcas: chamando a atenção, entretendo, diminuindo a crítica e fazendo com que o telespectador se sinta superior. Dessa maneira, observamos como o humor resgata a atenção ao comercial televisivo e sua capacidade, se utilizado corretamente, de criar laços afetivos entre consumidores e marcas. |
id |
UFRJ_b5e1f7b0e327a721550fb3ad24dc416b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/858 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Zschoerper, Alessandrahttp://lattes.cnpq.br/5987778390189807Rett , Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Serpa , Marcelo Helvecio Navarrohttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642Vaz, Paulo Roberto Gibaldi2016-10-06T15:18:06Z2023-11-30T03:00:24Z2016-03-15ZSCHOERPER, Alessandra. Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/858Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-28T18:02:43Z No. of bitstreams: 1 AZSCHOERPER.pdf: 896055 bytes, checksum: 4cc8da6ad7564d3950b6cfa605f2fcf9 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-06T15:18:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AZSCHOERPER.pdf: 896055 bytes, checksum: 4cc8da6ad7564d3950b6cfa605f2fcf9 (MD5) Previous issue date: 2016-03-15Investiga o comercial televisivo humorístico contemporâneo, buscando identificar se o humor, presente até mesmo nas sociedades mais antigas, possui real eficácia como estratégia persuasiva na publicidade televisiva, auxiliando na transmissão efetiva da mensagem. Ademais, procura-se desvendar os efeitos psicológicos promovidos por tal comercial ao telespectador, benéficos à publicidade televisiva e às marcas anunciantes. No primeiro momento, realizou-se uma revisão teórica dos estudos dos principais autores contemporâneos acerca do riso e seus efeitos. Seguindo, refletimos acerca das necessidades pelas quais o comercial televisivo vem passando e seus mecanismos de persuasão. Após, compreendemos como a publicidade que não possui foco nas qualidades reais do produto ou serviço, nem em um estilo de vida proposto ao que o compra, mas essencialmente visa proporcionar o riso, consegue gerar vendas e cativar os consumidores em direção às marcas: chamando a atenção, entretendo, diminuindo a crítica e fazendo com que o telespectador se sinta superior. Dessa maneira, observamos como o humor resgata a atenção ao comercial televisivo e sua capacidade, se utilizado corretamente, de criar laços afetivos entre consumidores e marcas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPublicidadeHumorComercialTelevisãoPersuasãoVende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALAZSCHOERPER.pdfAZSCHOERPER.pdfapplication/pdf896055http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/858/1/AZSCHOERPER.pdf4cc8da6ad7564d3950b6cfa605f2fcf9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/858/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTAZSCHOERPER.pdf.txtAZSCHOERPER.pdf.txtExtracted texttext/plain200968http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/858/3/AZSCHOERPER.pdf.txt14b0cfdeeba141a10f584e5e54ec64b1MD5311422/8582023-11-30 00:00:24.43oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:24Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo |
title |
Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo |
spellingShingle |
Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo Zschoerper, Alessandra CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Publicidade Humor Comercial Televisão Persuasão |
title_short |
Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo |
title_full |
Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo |
title_fullStr |
Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo |
title_sort |
Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo |
author |
Zschoerper, Alessandra |
author_facet |
Zschoerper, Alessandra |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5987778390189807 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zschoerper, Alessandra |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rett , Lucimara |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1020341783834309 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Serpa , Marcelo Helvecio Navarro |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8325860870973642 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vaz, Paulo Roberto Gibaldi |
contributor_str_mv |
Rett , Lucimara Serpa , Marcelo Helvecio Navarro Vaz, Paulo Roberto Gibaldi |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Publicidade Humor Comercial Televisão Persuasão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Humor Comercial Televisão Persuasão |
description |
Investiga o comercial televisivo humorístico contemporâneo, buscando identificar se o humor, presente até mesmo nas sociedades mais antigas, possui real eficácia como estratégia persuasiva na publicidade televisiva, auxiliando na transmissão efetiva da mensagem. Ademais, procura-se desvendar os efeitos psicológicos promovidos por tal comercial ao telespectador, benéficos à publicidade televisiva e às marcas anunciantes. No primeiro momento, realizou-se uma revisão teórica dos estudos dos principais autores contemporâneos acerca do riso e seus efeitos. Seguindo, refletimos acerca das necessidades pelas quais o comercial televisivo vem passando e seus mecanismos de persuasão. Após, compreendemos como a publicidade que não possui foco nas qualidades reais do produto ou serviço, nem em um estilo de vida proposto ao que o compra, mas essencialmente visa proporcionar o riso, consegue gerar vendas e cativar os consumidores em direção às marcas: chamando a atenção, entretendo, diminuindo a crítica e fazendo com que o telespectador se sinta superior. Dessa maneira, observamos como o humor resgata a atenção ao comercial televisivo e sua capacidade, se utilizado corretamente, de criar laços afetivos entre consumidores e marcas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-06T15:18:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-15 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:00:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZSCHOERPER, Alessandra. Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/858 |
identifier_str_mv |
ZSCHOERPER, Alessandra. Vende-se o riso: o humor persuasivo no comercial televisivo contemporâneo. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/858/1/AZSCHOERPER.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/858/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/858/3/AZSCHOERPER.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4cc8da6ad7564d3950b6cfa605f2fcf9 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 14b0cfdeeba141a10f584e5e54ec64b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097069180387328 |