Aplicação do novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos a trechos de uma rodovia federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Júnior, José Geraldo de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13411
Resumo: Na pesquisa verifica-se as vidas úteis de soluções de reforço e de reconstrução de pavimentos flexíveis e semi-rígidos indicadas no Catálogo de Soluções de Manutenção para Pavimentos Flexíveis do DNIT através do método de dimensionamento mecanísticoempírico MeDiNa. Utilizaram-se 13 trechos de uma rodovia federal com diferentes condições funcionais, estruturais, de tráfego e climáticas. As soluções do Catálogo do DNIT são previstas para 10 anos de vida útil. Os métodos que deram origem ao Catálogo do DNIT, DNER-PRO 11/79 e DNER-PRO 269/94, são voltados para deflexão máxima. O MeDiNa realiza o dimensionamento de reforço da estrutura do pavimento com base na deformabilidade dos materiais, curva de fadiga do material do reforço e na previsão de trincamento, sendo os módulos de elasticidade das camadas obtidos por retroanálise das bacias de deflexão (BackMeDiNa). Verificou-se que em 78% dos casos analisados as soluções indicadas pelo Catálogo não atingiram a vida útil de projeto. Destes, 84% não alcançaram condições aceitáveis aos 4 anos, havendo casos de ruptura em menos de 1 ano. Os resultados indicam a importância da consideração das características elásticas dos materiais dos pavimentos frente ao estado de tensões e deformações decorrentes do tráfego e clima.
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O MeDiNa realiza o dimensionamento de reforço da estrutura do pavimento com base na deformabilidade dos materiais, curva de fadiga do material do reforço e na previsão de trincamento, sendo os módulos de elasticidade das camadas obtidos por retroanálise das bacias de deflexão (BackMeDiNa). Verificou-se que em 78% dos casos analisados as soluções indicadas pelo Catálogo não atingiram a vida útil de projeto. Destes, 84% não alcançaram condições aceitáveis aos 4 anos, havendo casos de ruptura em menos de 1 ano. Os resultados indicam a importância da consideração das características elásticas dos materiais dos pavimentos frente ao estado de tensões e deformações decorrentes do tráfego e clima.The research shows the service life of reinforcement and reconstruction solutions for flexible and semi-rigid pavements indicated in the DNIT’s Flexible Pavement Maintenance Solutions Catalog through the mechanistic-empirical dimensioning method MeDiNa. We used 13 stretches of a federal highway with different functional, structural, traffic and climatic conditions. The solutions of the DNIT’s Catalog are foreseen for 10 years of service life. The methods that gave rise to the DNIT’s Catalog, DNER-PRO 11/79 and DNER-PRO 269/94, are focused on maximum deflection. MeDiNa performs the reinforcement design of the pavement structure based on the deformability of the materials, fatigue curve of the reinforcement material and the prediction of cracking, the elasticity modules of the layers being obtained by backcalculation of the deflection basins (BackMeDiNa). It was verified that in 78% of the analyzed cases the solutions indicated by the Catalog didn’t reach the project lifetime. Of these, 84% didn’t reach acceptables conditions at 4 years, with cases of rupture in less than 1 year. The results indicate the importance of considering the elastic characteristics of pavement materials in the face of the stress and deformation conditions due to traffic and climate.Submitted by Deize Barboza (daysecostta@yahoo.com.br) on 2020-10-27T19:42:59Z No. of bitstreams: 1 JoseGeraldoDeSouzaJunior.pdf: 14992719 bytes, checksum: 568d8cfab5438e75258bf11c12b1e66b (MD5)Approved for entry into archive by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2020-12-02T00:08:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JoseGeraldoDeSouzaJunior.pdf: 14992719 bytes, checksum: 568d8cfab5438e75258bf11c12b1e66b (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-02T00:08:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoseGeraldoDeSouzaJunior.pdf: 14992719 bytes, checksum: 568d8cfab5438e75258bf11c12b1e66b (MD5) Previous issue date: 2018-09porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOMeDiNaRetroanáliseDimensionamento de reforçoAplicação do novo método de dimensionamento de pavimentos asfálticos a trechos de uma rodovia federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALJoseGeraldoDeSouzaJunior.pdfJoseGeraldoDeSouzaJunior.pdfapplication/pdf8271177http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13411/3/JoseGeraldoDeSouzaJunior.pdfe5de31b07bc786d5f25f304adca7d572MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13411/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/134112023-11-30 00:04:03.984oai:pantheon.ufrj.br:11422/13411TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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